Home / Animais / Iguana Albina: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

Iguana Albina: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

Os adoradores de animais exóticos, como os répteis, geralmente se perguntam: a iguana albina, de nome científico Iguana Iguana, é um bom lagarto? Sim, a iguana é um ótimo lagarto de estimação por muitas razões, mas tem muitas outras características interessantes.

As iguanas albinas são lagartos lindos e gentis. Eles estão mais disponíveis e mais acessíveis a cada estação reprodutiva que passa. Eles são animais de estimação fáceis de cuidar e fáceis de manusear.

Caso queira saber mais acerca do animal, leia todo o artigo até o fim. Confira!

Iguana Albina
Iguana Albina

Características da Iguana Albina

A iguana albina pode variar de 1,5 a 1,8 metros de comprimento, incluindo a cauda. A espécie possui barbelas e uma série de escamas alongadas que vão da linha média do pescoço até a cauda.

Essas iguanas têm tipos variados de escamas cobrindo diferentes áreas do corpo, por exemplo, existem:

  • Algumas escamas tuberculadas redondas espalhadas pela região lateral do pescoço entre escamas menores e sobrepostas;
  • As escamas do tronco dorsal do corpo também são mais espessas e mais compactadas do que as do lado ventral.

Essas escalas, em iguanas de outras espécies, podem ser de várias cores, mas na albina, é diferente. Ela tem ausência de tonalidade. Esses animais possuem uma grande escala redonda nas bochechas, conhecida como escudo sub-timpânico.

A iguana albina tem uma visão aguçada e pode ver formas, sombras, cores e movimentos a longas distâncias. Sua acuidade visual lhe permite navegar por florestas cheias e localizar alimentos. Ela emprega sinais visuais para se comunicar com outros membros da mesma espécie.

Reprodução da Espécie

As iguanas masculinas têm dois hemipênios. Durante a cópula, um hemipeno será inserido no orifício cloacal da fêmea. As fêmeas podem armazenar esperma de parceiros anteriores por vários anos para continuar fertilizando seus óvulos, caso ela não encontre nenhum macho em seu território quando estiver pronta para pôr de novo.

Acasalamento/Namoro

A iguana albina tende a seguir um estilo de acasalamento promíscuo ou poliginadrado durante a estação seca. Esse acasalamento garante que seus filhotes eclodam durante a estação chuvosa, quando os alimentos serão mais abundantes.

As fêmeas controlam grandes territórios onde fazem vários ninhos. Os machos competem entre si pelas fêmeas em uma área e marcam seu território conquistado com um feromônio secretado pelos poros femorais no lado dorsal dos membros posteriores.

Iguana Albina na Mão do Criador
Iguana Albina na Mão do Criador

O comportamento masculino durante a competição sexual envolve:

  • Sacudir a cabeça;
  • Estender e retrair sua barbela;
  • Aconchegar e morder o pescoço das fêmeas;
  • Ocasionalmente, mudar de cor.

Uma vez que uma fêmea escolhe um macho, ele a monta e a segura no lugar mordendo seu ombro. Isso às vezes deixa cicatrizes nas fêmeas. Após a cópula, os ovos são depositados em vários ninhos, permitindo-se a incubação. Esse baixo nível de intervenção dos pais com seus filhos faz da iguana albina um exemplo de reprodução estratégica.

Curiosidades Sobre a Iguana Albina e Outras Espécies

Cuidar da iguana albina e de outras espécies de iguanas é quase exatamente da mesma forma. Uma ótima recomendação é não manter iguanas machos adultos juntos ou em grupos por causa de sua capacidade de defender território e lutar por parceiros.

Entre outras curiosidades, podemos destacar:

A Iguana é um Lagarto de Corpo e Vida Longa

As iguanas, inclusive a iguana albina, são lagartos muito grandes que podem viver 20 anos ou mais em cativeiro. Elas crescem 2 metros, do nariz à ponta da cauda.

Mais da metade do comprimento do corpo é devido à cauda. Os machos adultos podem pesar até 4 kg, com alguns especialmente grandes chegando a 8 kg. Já as fêmeas menores podem crescer até 3 kg.

Iguana Albina de Perfil
Iguana Albina de Perfil

Portanto, a primeira coisa a saber se você está pensando em ter uma iguana é que precisa planejar um tanque ou compartimento muito grande. Este deve comportar o animal para que ele possa se esticar e se virar.

Enquanto a iguana albina pequena pode ser alojada em aquários, à medida que envelhece, ela geralmente passa a gostar mais dos tanques. Assim, deve ser alojada em uma área isolada onde a temperatura, a umidade e a exposição à luz ultravioleta (UV) possam ser controladas.

As Iguanas Gostam de Locais Quentes e Pegajosos

As iguanas gostam de ter uma zona que fica em torno de 32º C e deve ter uma zona mais fria que não fique nunca baixo disso. Geralmente, dependendo do tamanho do tanque, uma combinação de lâmpadas que fornecem calor e luz UV é usada para manter a temperatura dentro desse intervalo ideal.

Um veterinário experiente em répteis pode fornecer ao proprietário de uma iguana albina conselhos sobre a configuração do compartimento. Este deve ser apropriado para o tamanho e deve antecipar necessidades futuras.

As iguanas são ectotérmicas, o que significa que as temperaturas corporais são determinadas pelas temperaturas ambientais. Quando as temperaturas ao redor caem muito, as temperaturas do corpo também caem. Além disso o sistema imunológico não funciona de maneira ideal e o metabolismo diminui, tornando-as mais suscetíveis à infecção.

Eles também precisam de umidade adequada (no mínimo de 60 a 70%) para se manterem hidratadas, pois absorvem a água através da pele. Embora todas as iguanas devam receber um prato de água rasa para beber, também devem nadar em água rasa. Isso precisa acontecer várias vezes por semana, especialmente em climas secos, para ajudar a garantir que não fiquem desidratadas.

Encontrando a Iguana Albina para Venda

Iguana Verde Subindo Tronco de Árvore
Iguana Verde Subindo Tronco de Árvore

Encontrar a iguana albina à venda é fácil e conveniente. Houve um tempo em que as iguanas albinas, como animais de estimação, eram muito caras e quase impossíveis de encontrar.

Devido ao trabalho árduo e à dedicação de vários adoradores da espécie, agora é possível ter a venda mais fácil. Criadores são vistos em todo o país, bastando fazer uma pesquisa rápida na Internet.

Muitos sites também são de confiança, encaminhando o comprador para um criadouro mais próximo. Se você está procurando uma iguana albina como animal de estimação, então este é o momento perfeito para comprar uma. Na web você pode encontrar uma variedade de lagartos, incluindo essa espécie para ser seu mais novo mascote e companheiro. Adquira e aproveite para cuidar muito bem do pet!

Veja também

Camaleão Kinyongia Tavetana

Camaleão Kinyongia Tavetana: Características, Habitat e Fotos

Camaleões Camaleão é o nome mais conhecido referente aos animais que são da família Chamaeleonidae. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *