Home / Animais / Qual é o Significado de Macaco? O que Eles Representam?

Qual é o Significado de Macaco? O que Eles Representam?

O macaco é um animal que possui muito simbolismo. São muitas a histórias que envolvem esse animal que surgiu há mais de 60 milhões de anos atrás. O termo “macaco” abrange todas as espécies de primatas ou símios.

Sempre são associados à inteligência, humor, agilidade, malandragem, desenvolvimento social e muita agilidade. Macacos são animais que consegue realizar imitações e possuem aptidões que possibilitam a resolução de problemas.

Simbologia do Macaco

Como são animais que gostam de viver em grupos, podem representar a união da vivência em comunidade e capacidade de compreensão. Costumam fazer uma espécie de “limpeza” uns nos outros em que são retirados os restos de pelo e pelo. Assim, eles também são representação da harmonia em família, fortalecimento e manutenção dos vínculos afetivos.

O Rosto de um Macaco

Algumas espécies de macaco são muito bagunceiras e barulhentas. Assim, o macaco também pode ser símbolo de agressividade e defesa do seu território e dos seus companheiros.

Na representação Maia, o macaco simboliza as artes. Pessoas que nascem sobre esse signo são em geral bons cantores, escritores ou artistas. Simboliza, ainda, a felicidade, energia e uma sexualidade aflorada.

Os macacos são sempre lembrados por suas travessuras e temperamento impulsivo. Dessa forma, os macacos são muitas vezes associados ao engano e vaidade. Na religião cristã, o animal representa a luxúria.

Representação dos Macacos para os Hindus

Uma das divindades mais populares no hinduísmo é o Hanuman, que possui um corpo humano e um rosto de macaco.

Para os adeptos dessa religião, a divindade representa a agilidade, coragem, fé e altruísmo. Os escritos do hinduísmo destacam que a divindade lutou contra demônios e por esse motivo é adorado pela população que habita a região norte da Índia.Para os hindus o macaco é considerado um dos símbolos da alma.

Significado do Macaco para os Chineses

Você provavelmente já deve ter ouvido falar da relação dos chineses com os macacos por conta do famoso horoscopo chinês, não é verdade?

Pois saiba que o macaco tem um papel importantíssimo nessa civilização há mais de dois mil anos. Para os chineses os macacos representam a agilidade, diversão e espiritualidade. Ele também é um dos  signos do zodíaco chinês.

O macaco também está presente na literata chinesa. O Rei Macaco (Sun Wukong) é personagens da novela épica do século 16, ‘’Jornada ao Oeste’’. A história retrata o nascimento de um macaco a partir de uma pedra e sua capacidade de desenvolver poderes com as práticas taoístas.

O conto também destaca que o Rei Macaco viveu preso por Buda e representa a força da luta e possibilidade transformação.

Representação do Macaco Para os Japoneses

Outro país asiático que tem a presença do macaco muito forte na sua cultura e religião é o Japão. Para os japoneses, o macaco afasta os maus espíritos e é um poderoso protetor das mulheres durante o parto. Representa a sabedoria, despendimento e alegria.

Lembra daquela clássica imagem que possui três macaquinhos? Um deles com a boca tapada, o segundo com ouvidos e o último com os olhos tapados? São os ”Os três macacos sábios” no templo de Nikko, obra de Michael Maggs.

A obra representa a negação do mal, mostrando que não deve olhar, ouvir e nem falar sobre ele.

Macacos no Egito

Para os egípcios a simbologia do macaco também está ligada ao misticismo. Ele representa o sagrado por ter ligação com o deus Thoth e com o sol.

Macaco Olhando Para Câmera

Já para os índios nativos da América, os macacos estão ligados à malícia. O animal é comparado ao Trickster, um herói mitológico dos Índios Winebago da América do Norte.

Esse herói utilizava- se da sua esperteza para enganar e desobedecer. Portanto, é associado a coisas negativas como a crueldade e falta de sensibilidade.

Macacos e o Significado dos Sonhos

Quando aparecem em sonhos os macacos simbolizam vaidade e movimentação. Podem também representar a indecência e atrevimento. Por ser um dos nossos “parentes” mais próximos, o macaco segundo a psicanálise representa aquilo que nos gostaríamos de evitar em nós mesmos.

Para outros povos que enxergam o macaco como um animal livre, ele pode simbolizar nos sonhos uma conexão com o divino. Pode também ter relação com a relação de aproximação do homem com a natureza.

Curiosidade Sobre a Simbologia dos Macacos

Vamos conhecer algumas das mais interessantes curiosidades que envolvem esse animal tão popular em todo o mundo? Confira e aprenda um pouco mais:

  • No Japão deve-se evitar pronunciar a palavra macaco em um casamento. Segundo a tradição isso evita que a noiva não fuja.
  • Ele também é considerado um afastador de espíritos maus e um animal que protege as mulheres na hora do parto.

  • A língua portuguesa possui muitas expressões que utilizam a palavra macaco. Dentre elas: “Macaco velho não mete a mão em cumbuca”, “Macaco velho não aprende arte nova”, “Macaco gordo não pula em galho seco”, “Macacos me mordam!”, “Pagando mico!” e tão a conhecida “Cada macaco no seu galho”.
  • O macaco é representado pelas civilizações de forma muito dual, já que algumas culturas o consideram sagrado enquanto outras acreditam que eles são criaturas descontroladas e destrutivas.

Ficha Técnica do Macaco

Para encerrar, confira a ficha de classificação do macaco:

Classificação

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: vertebrata
Infrafilo: Gnathostomata
Classe: Mammalia
Subclasse: Theria
Infraclass: Eutheria
Ordem: Primatas
Subordem: Haplorrhini
Infraordem: Simiiformes
Superfamília: Hominoidea

Encerramos por aqui e deixamos o espaço aberto para o seu comentário. Você conhecia algumas dessas histórias que envolvem esse animal? Conta para a gente e não se esqueça de acompanhar aqui no site novos conteúdos sobre primatas.

Veja também

Ficha Técnica do Bull Terrier: Peso, Altura e Tamanho

O Bull Terrier é um cão único, graças à sua cabeça “ovo”. Alegre, fidedigno, e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *