Home / Animais / Raça de Cavalo Appaloosa: Características, História e Fotos

Raça de Cavalo Appaloosa: Características, História e Fotos

Hoje vamos falar um pouco sobre mais uma raça de cavalo, o cavalo appaloosa. Esse animal muito atraente, ágil, bastante corajoso e bem bonito. Uma raça bastante antiga, segundo registros existem evidências que datam dezoito mil anos a.c. Uma raça muito antiga na Europa. Esses animais chegaram nos Estados Unidos pela primeira vez levados pelos Espanhóis. Uma tribo americana conhecida como Nez Perce, e daí nasceu o nome Appaloosa.

Já no período do século XX, o interesse pela raça cresceu demais especialmente pelos americanos. Eles buscavam animais rápidos, que fossem resistentes para poderem trabalhar ou praticar esportes, no caso dessa raça com o adicional da beleza.

No ano de 1938 nasceu o famoso Clube do Cavalo Appaloosa, lá os criadores resolveram cruzar cavalos de puro sangue inglês com cavalos quarto de milha, o resultado foi um sucesso e assim descobriram a receita perfeita que gera ótimos cavalos como os de hoje.

Cavalo Appaloosa Correndo na Grama

História da Raça de Cavalo Appaloosa

Esse animal é nativo da Europa, como dissemos é uma raça bem antiga por lá, e chegou aos EUA pelos espanhóis.

Com o tempo essa raça foi sendo aprimorada ainda mais, com novas habilidades e características físicas.

Ou seja na verdade a história desse animal tem participação dos Espanhóis, dos americanos e também dos índios que os batizaram. Todos eles têm uma participação especial no desenvolvimento desse cavalo tão incrível.

O primeiro cavalo appaloosa nasceu no Brasil no ano de 1974.

Raça Americana

Podemos dizer então que o Appaloosa é uma raça americana já que foi batizado por lá, uma mistura de raças importadas deu origem a este animal cobiçado.

Naquela época esses cavalos eram comumente encontrados com a cor lisa, com o tempo e as misturas isso foi se transformando. Por volta de 1880 cavalos com a pelagem manchada já era comum. Aliás hoje em dia existem seis tipos de colorações manchadas para este animal

Características da Raça de Cavalo Appaloosa

Esse animal hoje em dia já é um reprodutor de outros animais, mas ele também é famoso por participar de esportes equestres, pois tem muito perfil para o esporte graças as suas habilidades.

Pelagem

Como citamos sobre os tipos de pêlo desse cavalo, podemos classificar em cinco tipos padrões, são eles.

  • Pelagem Geada

Cavalo Appaloosa Pastando
  • Pelagem Floco de Neve

Pelagem Floco de Neve no Gramado
  • Pelagem Leopardo

Cavalo Appaloosa Trotando no Pasto
  • Pelagem Mármore

Perfil de um Cavalo Appallosa
  • Pelagem Cobertor

Cavalo Appaloosa Trotando com a Crina Voando

É importante ressaltar que ruão é a pelagem em sua forma mais básica.

Embora tantas opções de pelagem que chamam a atenção, existem manchas por todo o corpo por cima da cor sólida, essas manchas ficam mais evidentes nas nádegas.

O mais comum a ser encontrado a a pelagem na cor geada, ou com manchas escuras, na parte de cima coberto por um pano branco.

Características Físicas e Comportamentais

São animais rápidos, robustos, ágeis, fortes e resistentes. Por tantas características positivas de força e resistências eles são comumentes usados para percorrer longos caminhos e passar por regiões de difícil acesso.

A altura média desse animal é de 1,42 a 1,62 metros. Bastante usada para sela. É um cavalo de porte médio.

A cabeça desse cavalo tem um perfil um pouco voltando para dentro, seus olhos são bem expressivos e grandes, o branco do olho é bem aparente diferente de outros cavalos. Suas orelhas são pequenas, com boa distância entre uma e outra e que se movimentam bem. As narinas são grandes. Possui o corpo musculo e aparente, os cascos não são tão duros, mas são fortes o suficiente. Esses cavalos costumam trotar.

Esse cavalo tem um ótimo temperamento, muito amigável e dócil. Forte, resistente e ágil.

Usos do Cavalo Appaloosa

Esse cavalo é amplamente utilizado em serviços de campo, mas também tem muito jeito para o esporte, e por isso se dá bem em muitos deles como em provas de tambor, de baliza, de rédeas, de laço e diversas outras provas. Por isso ele é considerado uma raça muito versátil, participando de corridas, hipismo e muitas outras atividades.

Esse animal com grande influência dos espanhóis ganhou ainda mais aptidões, por isso é um animal muito adaptável e resiliente.

O primeiro animal brasileiro foi importado no ano de 1975. Já nos dias de hoje nosso país tem o 2º maior grupo de cavalos appaloosa do mundo inteiro. Não é incrível? Existem três mil criadores e até então haviam sido catalogados 25 mil animais.

Criação do Cavalo Appaloosa e Fotos

Como dissemos essa raça foi crescendo lá pelo século 19, utilizando como base os cavalos dos espanhóis. Junto com esses cavalos existiam animais que descendem de cavalos encontrados na África Central.

A tribo de índio da época é que criavam esse animais, e eles eram muito rigorosos e seletivos com os animais.

Assim foi possível chegar ao resultado de um cavalo versátil, que se adapta a qualquer tipo de trabalho, muito fácil de ser encontrado.

Infelizmente a tribo quase chegou ao fim junto com os cavalos no ano de 1877 quando o governo resolveu ocupar o ambiente deles.

Graças a um clube dedicado a raça no ano 1938 que foi feito em Moscou, os cavalos appaloosas poderão voltar a se desenvolver. Hoje em dia é a raça com mais cavalos no mundo.

Origem da Raça de Cavalo Appaloosa

A origem da raça se deu nos Estados Unidos e foi criada por uma tribo indígena que ali vivia. Acontece que no ano de 1877 essa tribo foi praticamente extinta e seus animais foram a leilão. Só depois de 1938 é que eles voltaram a receber os devidos tratamentos e passaram a ser cruzados com quarto de milha e puro sangue inglês.

Em algumas cavernas foram encontrados desenhos e pinturas desses cavalos datados dezoito mil ano a.c. Ou seja, é uma cavalo pré histórico.

Esses animais estavam concentrados em uma região onde ficava o rio Pallose localizado na França, eles o chamavam de La Pallose, e foi aí que nasceu o nome da raça que passou a ser Appaloosa. Esse animal revolucionou a vida dos americanos e até hoje é um animal muito querido por eles.

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *