Home / Animais / Qual é o Nome do Peixe Que Parece Uma Cobra?

Qual é o Nome do Peixe Que Parece Uma Cobra?

O ambiente aquático pode ser bastante complexo, sendo formado por muitos animais sobre os quais as pessoas pouco sabem. Dessa forma, tem sido cada vez mais comum ver os animais de ambientes aquáticos sendo “descobertos” pela sociedade, que busca compreender, ao menos um pouco melhor, o modo de vida desses animais. Dessa maneira, dentre todos os animais marinhos, os peixes são aqueles mais conhecidos pelas pessoas.

Na verdade, em muitos casas as pessoas pensam que todos os animais que vivem na água são peixes, o que está bastante distante da realidade. Com formatos diferentes e alguns muito únicos, os peixes são animais complexos que podem ter aparências realmente exclusivas, sempre a depender de qual peixe está sendo analisado.

Um caso muito interessante, por exemplo, acontece com os peixes que se parecem com cobras. Com formato corporal cilíndrico, esses peixes costumam ser muito semelhantes às cobras, atraindo a atenção de todos e gerando muito medo em muitos. Porém, você sabe qual peixe pode ser parecido com uma cobra? Ou não faz nem noção de quais espécies podem ser semelhantes às cobras? Veja abaixo mais informações a respeito dos peixes que parecem cobras, entendendo melhor como esses animais vivem.

A Famosa Piramboia

A piramboia está entre os animais mais famosos de todo o ambiente aquático, sendo um tipo de peixe bastante conhecido pelo formato do seu corpo. Muito semelhante a uma cobra, a piramboia atrai a atenção das pessoas de longe, já que todos os seus detalhes corporais, a princípio, são o de uma cobra. Contudo, com um pouco mais de atenção é possível compreender melhor o modo de vida desse animal, vendo que a piramboia está até longe de ser uma cobra.

Portanto, a piramboia é um peixe chamado pulmonado, aquele tipo de peixe que possui dois pulmões e consegue respirar de forma mais complexa do que os peixes que realizam a respiração branquial. Assim, as trocas gasosas do animal com o meio se dão através dos pulmões, tal como acontece nas pessoas.

Assim, para respirar a piramboia sobre até a superfície, tomando ar e, em seguida, retornando ao fundo das águas. Um ponto interessante é que, apesar de tudo isso, a piramboia se mostra capaz de passar muito tempo submersa. Ademais, a piramboia é um peixe bastante comum na região da Floresta Amazônica, além de ser também comum no Pantanal mato-grossense.

Conheça o Peixe-Cobra

Quando se fala em peixes que parecem cobras no Brasil, é simplesmente impossível não citar o popular peixe-cobra. Chamado também de muçu e de muçum, o peixe-cobra é um tipo de peixe bastante conhecido em toda a América do Sul, sendo encontrado em grande parte de todo o território sul-americano.

Essa espécie é conhecida justamente por ter o formato corporal muito semelhante ao de uma cobra, com corpo em forma de cilindro e, além disso, a ausência de escamas. Além disso, as nadadeiras também não estão presentes no peixe-cobra, dando uma margem ainda maior para as comparações envolvendo as cobras, sobretudo a família das serpentes.

Em períodos secos do ano, o peixe-cobra pode ficar muito tempo enterrado em diversos túneis, o que faz com que as comparações se tornem ainda mais comuns. Esse tipo de animal pode ser consumido pelas pessoas, o que leva muitos a tentarem comer o peixe em questão. Contudo, em geral a carne do peixe-cobra costuma ser dura. Uma outra forma de fazer uso da carne do peixe é para produção de iscas para outros peixes, sendo essa uma maneira mais rentável e eficiente de utilizar o peixe-cobra. Vale lembrar que esse peixe pode ser encontrado em muitos rios e lagos de água doce de todo o continente.

Piramboia no Aquário
Piramboia no Aquário

O Estranho Peixe Cabeça-de-Cobra

O cabeça-de-cobra é uma dos mais estranhos de todo o mundo, sendo uma espécie que possui origem na China. Assim, como muitas outras espécies exóticas desse país asiático, o cabeça-de-cobra possui detalhes únicos.

Entre eles está o fato de o animal poder sobreviver fora da água, podendo medir quase 1 metro de comprimento quando em fase adulta e se bem alimentado. Portanto, o animal pode viver fora da água por muitos dias, o que assustou a muitos norte-americanos quando o peixe em questão foi parar nos Estados Unidos, no início do século XXI. Dessa forma, por muito tempo a principal instrução no país era: se você ver um exemplar de cabeça-de-cobra, mate-o na mesma hora.

Com isso, o objetivo era recolher o máximo possível de exemplares do peixe em questão para estudar e analisar ainda mais o comportamento do animal. No fim das contas, após muitas pessoas matarem o peixe, as autoridades deixaram de emitir tal ordem. Já quanto ao seu nome, o cabeça-de-cobra possui tal nomenclatura popular por ser um animal que, de fato, possui formato semelhante ao de uma cobra. Na verdade, além da cabeça, o animal possui todo o seu corpo em formato muito parecido com o de uma cobra e pode causar arrepios em quem não o conhece.

A Moreia

A família das moreias é um pouco mais conhecida do grande público, mas, ainda assim, possuem muitos detalhes estranhos ao longo de todo o seu corpo. Para começar, esse tipo de animal costuma ter o corpo em forma de cilindro, o que o torna muito parecido com uma cobra.

Além disso, a moreia também tem todo o seu corpo com coloração pigmentada, tendo cores variadas por toda a extensão do corpo. Isso faz com que o animal se torne ótimo quando o assunto é camuflagem, embora dê uma aparência ainda mais perigosa para a moreia. Essa família de peixes possui um total de mais de 200 espécies, espalhadas por cerca de 15 gêneros.

Dessa forma, há muitas diferenças entre as moreias de todo o mundo, mas, de uma maneira geral, é possível dizer que o animal é um grande predador. Muito boa quando se trata de natação, a moreia é rápida nos ataques e pode ser bastante agressiva quando resolve atacar as suas presas. Ademais, a moreia pode conter toxinas que a fazem mortal quando se trata de impedir os ataques de outros animais ou simplesmente de atacar as suas presas.

Veja também

Comportamento do Marisco, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Por definição, mariscos ou frutos do mar seriam algumas espécies de moluscos ou crustáceos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *