Home / Animais / Qual É o Animal Mais Longo do Mundo, Terrestre e Aquático?

Qual É o Animal Mais Longo do Mundo, Terrestre e Aquático?

A natureza de nosso planeta é mesmo peculiar, já reparou? Se prestarmos atenção na infinidade de detalhes que compõem nosso fauna e flora, fica difícil demais de aceitar uma idéia de evolução diante de tamanho riqueza de caprichos em cada espécie. E se começarmos a questionar sobre comprimentos então, seremos arrebatados a tamanhos inimagináveis de seres vivos.

Nosso artigo pergunta sobre o animal mais longo, aquele que detém talvez o recorde de maior comprimento em um ser vivente. Se incluíssemos os extintos, certamente ficaríamos assombrados com as medidas disparatadas que encontraríamos. Mas mesmo os legítimos concorrentes ainda vivos são dignos de grande admiração. Vejamos alguns exemplares de competidores admiráveis.

Qual É O Animal Terrestre Mais Longo Do Mundo?

O mais interessante é mencionar que só podemos incluir nessa disputa aquilo que conhecemos até hoje de animais. Mas isso não significa que não possam existir ainda animais maiores que não foram identificados. Claro que, nesse caso, estamos nos referindo a novas possibilidades que possam existir ainda nos nossos oceanos, né? Seria difícil algum animal comprido em terra passar despercebido pelo humanos (pelo menos é o que achamos).

Sendo assim, levando em consideração apenas os animais que já vimos, qual seria o terrestre mais longo? Seria a girafa com aquele pescoção alto? Um belo concorrente, sem dúvida. Mas muito provavelmente, nossa mente logo nos remeteria para o mundo das cobras, não concorda? O mundo cinematográfico inclusive já popularizou muitas histórias lendárias de cobras enormes e, portanto, elas não passariam despercebidas.

Quem já ouviu falar de anacondas sabe bem como essas espécies aterrorizam a imaginação das pessoas. Mas será que é só história de filme? Bom… Não! Não é só história de filme! Agora recentemente, mais precisamente em 2016, o mundo recebeu a notícia do achado de um grupo de operários da construção civil em Penang, Malásia. Era nada mais, nada menos que uma píton reticulada com quase oito metros de comprimento!

Anaconda na Grama
Anaconda na Grama

A única diferença das fantasiosas histórias dos filmes é que a cobra só é comprida, mas não tão volumosa a ponto de engolir um homem adulto numa abocanhada só como nos filmes. Essa deveria ter em torno de 20 cm de diâmetro. Isso não significa, porém, que o risco é menor. Há relatos de cobras engolindo um boi inteiro! A boca e o corpo de algumas espécies possuem elasticidade suficiente pra isso, mas não será de uma vez só. Será um processo lento que deixa a cobra completamente suscetível a perigos, inclusive.

E se ficou impressionado até aqui, saiba que essa cobra encontrada nem é a mais comprida que já se viu. Uma outra cobra da mesma espécie já havia sido encontrada antes na Indonésia, em 2012. E esta, segundo relatos, ultrapassava os dez metros de comprimento! Que bom tratar-se de cobras lá pra os lados da Ásia e não aqui né? Olha, lamentamos informar que as anacondas gigantes que podem ser encontradas no Brasil são capazes de atingir impressionantes oito metros de comprimento!

Pois é, a píton reticulada do sudeste asiático realmente ganha no quesito animal mais longo da fauna terrestre, graças a esses achados que ultrapassaram os oito e até mesmo os dez metros. Havia até uma em cativeiro lá pra os lados da Indonésia que possuía exatos 7,67 metros de comprimento. Mas que fique claro que a concorrência ainda é forte e esse recorde pode ser quebrado inclusive por outras espécies de cobras terrestres.

Além da anaconda da Amazônia, a América do Sul ainda abriga outra espécie que compete mano a mano com a píton reticulada. Falamos da sucuri verde de nossas florestas tropicais. Até hoje o maior exemplar registrado não passou dos seis metros de comprimento, é verdade. No entanto, muito pouco ainda se sabe sobre a espécie. Seu habitat em florestas densas e fechadas dificulta melhores análises. Existem relatos de populares avistando sucuris verdes com mais de doze metros de comprimento! Os cientistas preferem, por enquanto, desacreditar nisso. Já pensou se for verdade?

Sucuri Verde Enrolada no Chão
Sucuri Verde Enrolada no Chão

Outro detalhe que torna a pesquisa complicada é que, tanto a píton reticulada como as sucuris ou anacondas são cobras que adoram a água, são excelentes nadadoras e percorrem as águas pluviais de seus habitats com maestria, muitas vezes saindo apenas a noite. Quem sabe o tamanho que ainda possa existir escondido nesses rios e pântanos da região!

Qual É O Animal Marítimo Mais Longo Do Mundo?

Por falar em água, isso nos remete agora para o animal mais longo das águas, em especial dos oceanos. Embora o que o homem sabe do mundo marítimo é provavelmente menos de 30% do que pode ser a realidade desse universo d’água, já é possível fazer uma afirmação parcial sem medo de errar. Até que se prove o contrário, a baleia azul é, sem sombras de dúvidas, o maior animal do planeta encontrado vivo até hoje!

Imaginamos que não seria novidade pensar que o maior animal dos mares seria uma baleia, mas você imaginava uma baleia tão grande assim? A maior que o homem conseguiu registrar da espécie até hoje tinha exatos 33,58 metros, que alguns homens capturaram no Oceano Atlântico. Só pra termos uma idéia, um homem adulto, mediano, com seus 1,8 metros de comprimento, é menor que a barbatana caudal desse baleia!

Uma baleia dessa sequer conseguiria se mover dentro de uma piscina olímpica oficial! Até hoje, de todos os animais já catalogados pelo homem, mesmo os fósseis, essa baleia só perde em tamanho para dinossauros. E o mais interessante é que ainda não se tem dados suficientes sobre a espécie, ou seja, pode haver muito mais a se descobrir a respeito dessa baleia no fundo dos oceanos.

Lembra que falávamos de cobras anteriormente? Os juvenis recém nascidos dessas baleias já nascem maiores que as pítons reticulada ou que as anacondas gigantes que mencionamos! Se colocarmos seis carros populares um encostado no outro, a baleia azul ainda superará os veículos em comprimento. Sem dúvida, é um animal imenso e merece o título de maior animal, o mais longo marítimo, do mundo. Será que existe algum que pode superar isso?

Algum Outro Animal Supera Isso?

Bom, como estamos falando de animal mais longo, surge a pergunta: Vale contar com os cabelos? Se valesse talvez a Rapunzel da ficção seria uma forte concorrente. Mas considerando a seriedade da questão talvez uma espécie possa ainda ser um forte concorrente, não pela massa corporal mas pelos filamentos que compõem sua estrutura orgânica. Estamos falando da água viva cabeluda, ou água viva juba de leão, se preferir (cyanea capillata).

Cyanea Capillata
Cyanea Capillata

Esta criatura habita as águas gélidas do hemisfério norte, próxima ao ártico. Não pelo corpo mas pelas centenas de filamentos tentáculos que saem dele, essa espécie pode surpreender visto que a extensão desses “cabelos” mortais podem superar os trinta metros de comprimento. Existe inclusive um registro do século 19 de uma água viva dessa na costa americana de Massachusetts, onde alegou-se que seus tentáculos mediam cerca de 37 metros.

Há pesquisadores que se animam em afirmar que podem ser ainda maiores do que isso porque no fundo do mar não é possível visualizar com nitidez todos os tentáculos dessa espécie imensa. São águas vivas cujo corpo cilíndrico podem atingir mais de dois metros de circunferência com mais de mil tentáculos sobressaindo. E estes são tão finos nas pontos que são quase impossíveis de ver.

Sendo assim, se vale contar “cabelo” essa juba enorme e comprida da medusa água viva supera a baleia né? Agora se não quiser incluir tentáculos na conta, não poderá descartar os vermes. Afinal, esses não são cabelos mais corpos orgânicos consistentes e visíveis. Será que aquela solitária da barriga pode ultrapassar os 30 metros da baleia?

Bom, essa eu acho que não mais o chamado verme cordão de bota certamente. Esse verme (lineus longissimus) parece uma minhoca flácida.

Lineus Longissimus
Lineus Longissimus

Podem ser encontrados vídeos dessa espécie na internet e, por incrível que possa parecer, esse danado supera todos os que já falamos até agora, atingindo mais de 60 metros de comprimento. E isso sem contar com a capacidade de se esticar que as espécies do gênero tem.

Vermes neurinos possuem uma elasticidade que permite expandirem seus corpos muito mais do que se pode imaginar. Isso significa que um verme desse de 60 metros se esticando pode passar de 80 ou até 100 metros de comprimento. Aí fica difícil da baleia competir com um fino elástico vivo né?

Animais pré Históricos

Mas o que achamos interessante mesmo é falar de um animal visivelmente enorme, incontestavelmente grande e, nesse quesito, ainda preferimos a baleia. Cabelos e vermes tão finos quanto uma linha de costura não vale né? Maior e mais impressionante que a baleia azul em massa corporal e tamanho só os pré históricos. E mesmo entre esses, a baleia azul só perderia para o barossauro.

Isso mesmo, mesmo entre os históricos dinossauros, apesar de muitos catalogados tão grandes quanto a baleia azul, apenas o barossauro é, de fato, considerado maior que a baleia azul, graças a seu pescoço e cauda muito compridos, que tornava esse espécime com medidas superiores aos 40 metros de comprimento. Bom, tem também o alamossauro e o angentinossauro… ah, esqueci do apatossauro… Ah, deixa isso pra lá! A baleia ainda vive!

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *