Home / Animais / Tartaruga Tigre D’água: Características, Nome Cientifico e Fotos

Tartaruga Tigre D’água: Características, Nome Cientifico e Fotos

Estudar sobre as diversas espécies animais existentes em nosso planeta pode ser muito divertido e interessante se você estudar da maneira correta e sempre tendo bastante interesse pelo assunto.

Por isso, é importante que você saiba mais dados sobre os animais que dividem o mundo com você, já que diretamente ou indiretamente eles modificam sua vida de maneiras gritantes.

A fauna que temos no mundo é extremamente diversificada e isso realmente é algo inegável. Porém, por conta de toda essa diversificação muitas pessoas acabam por não conhecer nem metade dos animais que temos dividindo o mundo conosco atualmente, e isso realmente é muito triste, já que eles compartilham o mesmo ambiente que a gente e a vida deles influencia na nossa etc.

Pensando nisso, estudar mais sobre outros animais e outras espécies em específico é algo extremamente interessante que pode agregar muito conhecimento para todas as pessoas, principalmente aquelas que são apaixonadas por assuntos relacionados à Ecologia.

As tartarugas são animais muito adorados pela sociedade e também muito conhecidos, mas isso acontece apenas porque elas podem existir também em nosso país, e consequentemente estão mais perto de nós.

As tartarugas são animais que estão muito em pauta atualmente, principalmente por conta de todas as questões de preservação que envolvem as espécies, como por exemplo com a redução de uso de plástico no dia a dia sendo uma prática extremamente interessante para se aplicar.

As Tartarugas

Atualmente, existem cerca de 250 espécies de tartarugas espalhadas pelo mundo. E, não é exagero dizer que existem tartarugas em praticamente todo o planeta, habitando em águas doces, rios, lagos, lagoas, oceanos e até mesmo em terra firme. Existem até mesmo tartarugas que vivem em florestas, ou mesmo em desertos.

Já em termos de tamanho, as tartarugas podem ser bem variadas, desde as muito pequenas, de apenas 10 cm de comprimentos, até a tartaruga-do-atlântico, uma espécie marinha que pode chegar a 2 m de comprimento, com um peso de quase 700 kg.

Em geral, as tartarugas possuem pernas fortes, com pés bem pequenos e dedos com garras. Isso facilita muito a locomoção delas, seja na água, quanto na terra. Na água, as suas patas são ótimas nadadeiras, e na terra (especialmente em áreas desérticas) servem muito bem ao propósito de cavar locais para a colocação de seus ovos, ou para se esconderem.

Já o casco das tartarugas é feito de massa óssea, e normalmente é bem duro e resistente, o que acaba sendo uma ótima defesa contra predadores de diversos tipos. A maior parte das tartarugas, inclusive, consegue esconder a cabeça, as pernas e a cauda dentro desse casco, também com o intuito de se protegerem dos inimigos.

Características da Tartaruga Tigre D’água

Entender as características do animal que você tem interesse em estudar é muito importante para que não existam surpresas desagradáveis, principalmente se você estiver pensando em levar o animal para cuidar em sua casa, o que com certeza não é o caso da tartaruga tigre d’água.

Por isso, vamos ver agora algumas características desse animal tão interessante e tão importante para a diversidade da nossa fauna.

Em termos alimentares, as tartarugas tigre d’água comem praticamente de tudo. Comem vermes, lesmas, insetos, águas-vivas e moluscos, mas também podem se alimentar de plantas. Elas conseguem armazenar toda essa comida em seus corpos na forma de gordura, e algumas também podem armazenar água, desse jeito, dias e até semanas sem beber ou comer.

Outra característica desses animais é que todas as tartarugas tigre d’água, sem exceção, botam seus ovos na terra. O processo é bem simples: a fêmea cava um buraco e coloca os ovos dentro dele. Curioso notar que a temperatura do ninho é que pode determinar o sexo dos filhotes na maioria dos casos. As temperaturas mais quentes, por exemplo, favorecem o nascimento de fêmeas.

Já em termos de longevidade, sem dúvida, as tartarugas tigre d’água vivem mais do que a imensa maioria dos animais e mais até que outras espécies de tartarugas. Elas podem chegar a mais de 30 anos de idade com certa facilidade, sobretudo quando mantidas em boas condições.

Com relação à respiração, as tartarugas tigre d’água se diferem dos demais répteis que conhecemos. Isso se deve ao fato de que o desenvolvimento de suas carapaças redundou na fixação de suas costelas, fazendo modificações significativas em seus aparelhos respiratórios. Elas respiram, portanto, através do movimento de distensão e compressão tanto da cabeça, quanto dos membros, num movimento para dentro e para fora de sua carapaça.

Como Cuidar de Uma Tartaruga Tigre D’água

Tartaruga Tigre D’água de Estimação
Tartaruga Tigre D’água de Estimação

Cuidar de uma tartaruga exige cuidados, o que não é diferente em relação à espécie tigre d’água, conhecida cientificamente como trachemys dorbigni. Antes de tudo é necessário que você adquira um ambiente de aquário, que será a casa da sua tartaruga.

O habitat é algo essencial para as tartarugas dessa espécie, então é recomendado comprar o lar do seu animalzinho antes mesmo de levá-lo para casa. Pois, assim como outros répteis, a tartaruga tigre d’água regula sua temperatura de acordo como ambiente externo, o que torna impossível mantê-la em ambientes inadequados – no pior dos casos, um ambiente incorreto pode levar à morte do animal.

Outro detalhe importante é a iluminação, algo essencial para qualquer tartaruga. O ideal é que você compre uma lâmpada específica para répteis, o que não é difícil encontrar em lojas especializadas. Pois a absorção de vitamina D é muito importante para esses animais. Não se esqueça também de manter o ambiente da tartaruga tigre d’água sempre limpo, o que melhora a qualidade de vida do animal, embora elas façam muita sujeira naturalmente.

A Reprodução da Tartaruga Tigre D’água

Reprodução da Tartaruga Tigre D’água
Reprodução da Tartaruga Tigre D’água

Para identificar se uma tartaruga tigre d’água é macho ou fêmea, basta ficar atento ao casco, embora não seja difícil localizar o pênis nos machos durante o acasalamento.  A reprodução dessas tartarugas produz mais de uma dezena de ovos, que são enterrados no chão.

O período de incubação costuma levar até 4 meses, e o pequeno filhote nasce com cerca de 10 gramas e 3,5 metros de carapaça. Os machos levam dois anos após o nascimento para se tornarem sexualmente ativos e maduros, enquanto as fêmeas demoram um pouco mais, levando cerca de 5 anos. Algo curioso é que o sexo dos descendentes é determinado pela temperatura da areia na qual o ovo foi enterrado: temperaturas baixas favorecem o nascimento de machos, enquanto as temperaturas altas facilitam o desenvolvimento de uma fêmea.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *