Home / Animais / Qual é a Diferença entre Pato e Ganso?

Qual é a Diferença entre Pato e Ganso?

Hoje viemos esclarecer mais algumas dúvidas sobre a diferença entre o pato e o ganso, para algumas pessoas pode parecer bem óbvio, mas para outros isso pode se tornar uma grande dúvida. Aqui nosso papel é esclarecer todas as dúvidas, independente se são simples ou não. Fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação importante.

Qual é a Diferença entre Pato e Ganso?

Tanto o pato como o ganso foram animais já domesticados pelo ser humano há muito tempo. A dúvida sobre a diferença entre eles não é tão absurda, inclusive são parentes próximos, isso é tão verdade que ambos fazem parte da mesma classificação familiar anatídeos, aliás os cisnes estão dentro do mesmo grupo. Aliás, todos eles foram desenvolvidos para viver na água e na terra, portanto todos eles conseguem pairar sobre a água além de nadar é claro, de todos os gansos é o que mais preferem ficar em terra.

Entre todos esses animais os patos com certeza os que possuem maior número de espécies, são reconhecidas mais do que noventa espécies de patos. Apenas os marrecos geram um pouco de conflito, pois embora sejam classificados como uma espécie de pato por alguns estudiosos, outros acreditam que se tratam de espécies diferentes por conta de algumas diferenças. Identificar um cisne é muito fácil, ave de pescoço longo e postura toda elegante.

Patos e Gansos
Patos e Gansos

Os gansos são classificados em dois gêneros como o gênero Branta bernicla nigricans que compreendem os gansos negros e o gênero Anser Linnaeus que compreende os gansos de cor cinza. Temos também o Ganso-canadense que é conhecido por ter muitos nas Américas, aliás eles fazem ninhos por lá e acabaram ficando muito famosos. Se tornaram tão populares que foram escolhidos para ser símbolo da nota de $100 dólares no Canadá. 

Considerando os animais da mesma família, os cisnes são os de maior porte, depois deles vem os gansos, em seguida os patos e por último os marrecos que são os menores. Tanto os cisnes como os gansos têm uma particularidade, são animais monogâmicos e por isso quando escolhem um a parceira para copular e levam para toda vida.

Características do Cisne

Cisne
Cisne

Como dissemos se comparado com outros, esse é o maior de todos, eles podem alcançar 1,70 de altura e ainda são pesados, podem ultrapassar os 20 kg. O pescoço comprido é sem dúvida alguma a sua aparência mais chamativa. O cisne traduz beleza e elegância, esses animais nadando são super delicados e por isso são comumente vistos enfeitando lindos lagos. O que pouca gente sabe é que o cisne não é apenas uma aparência bonita, mas também são ótimos voando, quando estão migrando em grupo é possível observar um lindo V no horizonte.

O que pouca gente sabe é que no século XIX o cisne assado era uma iguaria muito apreciada, especialmente na Inglaterra. Aliás, foi a primeira escolha nos jantares de natal na casa da rainha da época Alexandrina Victoria. Como nos dias de hoje, o peru só ficou popular depois do ano de 1850.

Características do Ganso

Ganso
Ganso

Esses são animais muito antigos, aliás já foram domesticados pelo homem a cerca de quatro mil anos atrás, sabia? Os gansos apreciam andar em grupos, não são animais solitários. A expectativa de vida desse animal quando criado em cativeiro chega a 50 anos. São animais bem bonitos e enfeitam ambientes também. Mas desde o Egito o ganso trabalha como ave de guarda, você já deve conhecer a fama desse animal, quando eles veem alguém estranho se aproximando parte para cima além de gritarem insistentemente atordoando a pessoa. Muita gente tem medo de gansos. É ao norte da linha do Equador que esses animais são vistos em maior número. Um pouco menores do que os cisnes podem alcançar 1,14 de altura e cerca de 64 cm de comprimento.

O ganso não costuma estar no cardápio d e restaurantes, nem seus ovos são apreciados. Por outro lado o seu fígado é muito procurado na culinária, ele é utilizado como ingrediente principal de um patê chamado de foie gras. Antigamente foi muito utilizado e apreciado pela nobreza, hoje ainda é muito tradicional, especialmente na culinária dos Franceses. 

Características dos Patos

Filhote de Pato
Filhote de Pato

São animais de médio porte, em tamanho estão logo depois dos cisnes e dos gansos, eles medem cerca de 45 a 80 cm. São encontrados em maior número dentre todos desse grupo. Eles são muito parecidos com os marrecos, aliás estes são da mesma espécie segundo biólogos, por isso muita gente pode se confundir. Embora os bicos sejam diferentes, aliás além disso o marreco tem o rosto limpo enquanto os patos possuem algo parecido com verrugas no seu rosto. Os patos são ótimos para nadar e também para mergulhar, pouca gente sabe, mas eles podem mergulhar a uma profundidade de até 17m.

Na cozinha pato assado por ser uma ótima receita em alguns lugares do mundo, como por exemplo na França comem pato assado com calda de laranja, aqui no Brasil é no Norte do país que temos o pato no tucupi ( tucupi é retirado da raiz da mandioca brava. Ainda sim não é comida muito popular, o ovo de pato também é pouco utilizado e quase não é comercializado.

Características do Marreco

Este animal é na verdade uma espécie de pato, mas eles têm tamanho reduzido quando comparados com o pato, medem entre 35 e 50 cm. São as mais famosas duas espécies no Brasil, são elas: marreca-caucau e Irerê.

Ah, esse sim é super requisitado na cozinha, especialmente no Sul do nosso país, onde esse animal é muito procurado em restaurantes. Aliás, o mais famoso de todos tem origem Alemã, e é muito procurado por turistas que visitam a cidade de Brusque em SC por exemplo. Não tem como passar por lá e não pedir para experimentar o marreco recheado com repolho roxo.

Veja também

Norfolk Terrier

História do Norfolk Terrier, Personalidade e Origem da Raça

Hoje voltamos a falar da raça Norfolk Terrier, mas vamos nos aprofundar hoje na história …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.