Home / Animais / Qual É A Cor do Esquilo? Quais São As Variações de Cores?

Qual É A Cor do Esquilo? Quais São As Variações de Cores?

O esquilo é um dos animais mais amados de todo o mundo, já que ele é considerado extremamente fofo por muitas pessoas e, principalmente aqui no Brasil, não é tão fácil assim de ser encontrado, o que acaba fazendo com que as pessoas gostem ainda mais dele.

Apesar disso, podemos dizer que as pessoas não conhecem tão bem assim o esquilo, já que não é comum encontrar estudiosos pesquisando sobre esse animal apenas por curiosidade, principalmente porque de um ponto de vista mais superficial pode parecer que ele não tem nada de interessante a ser estudado.

Porém, a verdade é que o esquilo possui sim muitos aspectos interessantes sobre o seu funcionamento como um todo, e é exatamente por isso que devemos estudar esse animal de maneira mais profunda, já que dessa forma podemos aprender ainda mais sobre a espécie.

Portanto, neste artigo falaremos de maneira mais específica sobre os esquilos. Continue lendo o texto para saber exatamente qual é a cor desse animal, por que ele costuma mudar de cor, quais são as variações de cor que ele possui ao longo da vida, e ainda, diversas curiosidades sobre esse animal que você provavelmente ainda não sabe!

Qual a Cor Do Esquilo?

É muito comum vermos esquilos em diversos filmes, principalmente os de desenhos, nos quais esse animal sempre é representado com a cor marrom, não importa qual seja a espécie do esquilo que está sendo mostrada. Assim, já temos o primeiro erro a se comentar.

Em primeiro lugar, é errado admitir que o esquilo é marrom, já que essa não é a única cor que esse animal possui e, como já dissemos anteriormente, essa cor irá depender justamente da espécie que está sendo levada em consideração, já que diferentes espécies possuem diferentes cores.

Em segundo lugar, muitas pessoas podem não saber disso, mas a verdade é que o esquilo tende a ter diversas cores ao longo da vida, e elas se modificam diversas vezes ao longo da existência desse animal, por diversos fatores que iremos citar mais para a frente.

Por fim, podemos admitir que é errado considerar apenas uma cor para esse animal, já que mesmo que as cores variem de acordo com a espécie, é certo que todas as espécies de esquilo mudam de cor ao longo da vida.

Portanto, agora você já sabe exatamente o porquê de ser errado considerar que o esquilo é apenas marrom. Você já sabia que esse animal pode mudar de cor ao longo da vida?

Por Que a Cor Varia?

Você com certeza já entendeu que o esquilo não possui apenas uma cor, mas sim diversas cores que variam ao longo da vida do animal. Mas afinal, por qual motivo a cor do esquilo muda com tanta frequência ao longo de sua vida?

Esquilo Gigante Arco-íris
Esquilo Gigante Arco-íris

A verdade é que existem dois fatores que fazem com que a cor do esquilo se modifique com o passar do tempo: a localização em que ele se encontra e a estação do ano em que ele está vivendo. Assim, fica óbvio que a cor do esquilo irá mudar dependendo disso.

Apesar de parecer algo muito estranho, fica definido que o esquilo assume mais ou menos 4 cores diferentes ao longo do ano (já que essas são as estações do ano) caso ele esteja fixo em uma localização, e ainda mais cores se ele ficar mudando de localização ao longo do ano, já que a localização é justamente um outro fator que influencia diretamente na cor do pelo.

É claro que todas essas variações são resultado direto da seleção natural e adaptabilidade, já que ele muda a cor do pelo justamente por conta da absorção do calor, já que quanto mais escuro for o pelo, maior será a absorção de calor no corpo do esquilo.

Portanto, agora você sabe exatamente o porquê da cor desse animal variar ao longo do ano, e também quais são os fatores que influenciam diretamente nessa variação.

Quais as Variações De Cor?

Agora que você já entendeu que o esquilo não possui uma cor fixa e também já sabe quais são os fatores que influenciam na variação de cor desse animal, vamos ver um pouco mais de informações sobre quais são as variações de cor que ele possui.

  • Vermelho

O vermelho se dá mais ou menos nas épocas de primavera, já que ele ainda precisa absorver um pouco do calor, mas não pode ter o pelo muito escuro porque senão será calor demais para o corpo.

  • Preto
    O Exótico Esquilo Preto
    O Exótico Esquilo Preto

O preto é um tom específico para o inverno e apenas nas localidades mais frias, já que ele absorve muito calor, e por isso é excelente para épocas muito frias, evitando que o animal tenha uma hipotermia.

  • Marrom

O marrom é um tom excelente para a época de outono, já que ele é mais escuro que o vermelho, e por isso absorve o calor necessário para que o animal consiga passar por essa estação.

  • Amarelo

Por fim, o amarelo é o tom que costuma aparecer no verão e nas localidades mais quentes, já que ele absorve bem menos calor.

Curiosidades Sobre Esquilos

Por fim, aprender algumas curiosidades sobre o animal pode ser essencial para que você entenda ainda mais como o esquilo é. Por isso, vamos citar 5 curiosidades principais agora!

  • Temos mais de 200 espécies desse animal na natureza, mesmo que as pessoas achem que existe apenas uma variação do esquilo;
  • Os 4 dentes que o esquilo possui na parte da frente da boca nunca param de crescer, já que eles são muito estimulados a crescer pelo ato de roer desse animal;
  • Apesar de muito pequenos, esquilos na fase adulta chegam a comer 500g de comida em uma única semana;
  • Esse animal pode também ser conhecido como “serelepe” pelos ditos populares;
  • Ele é um roedor, e por isso faz parte da família de outros animais com os mesmos hábitos roedores.

Portanto, essas são algumas curiosidades interessantes que você provavelmente ainda não sabia sobre os esquilos! Quer saber mais informações sobre outros animais? Leia também em nosso site: Provence Donkey – Características, Nome Cientifico e Fotos

Veja também

Lagartixa na Mão

Lagartixa Morde o Dedo de Humanos? Qual Risco Ela Oferece?

Dependendo da espécie, as lagartixas podem ter de um a meio a quarenta centímetros de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *