Home / Animais / Doninha-Amazônica: Características, Nome Científico e Fotos

Doninha-Amazônica: Características, Nome Científico e Fotos

O número de animais existente no nosso planeta é realmente muito grande, e é exatamente por isso que é extremamente comum que as pessoas não entendam praticamente nada sobre os seres que dividem o planeta conosco, o que acaba fazendo com que elas conheçam apenas as espécies mais famosas, como por exemplo os cachorros e gatos.

Porém, a verdade é que existem muitos animais interessantes em nosso planeta, e é exatamente por isso que devemos aprender mais sobre eles; sem levar em consideração o fato de que eles fazem parte da nossa fauna e influenciam diretamente em nossas vidas, o que seria mais um motivo para que a gente aprenda sobre esses animais.

Nesse caso, a classe de animais que mais ficam de lado na hora dos estudos curiosos é a das aves, já que a grande maioria das pessoas consideram que todos os pássaros são iguais e por esse motivo não se interessam muito pelos estudos das aves, mas isso não é verdade, pois cada ave possui suas próprias características e é exatamente por isso que devemos estudá-las de maneira mais profunda.

Portanto, neste artigo falaremos de maneira mais específica sobre a espécie conhecida como doninha amazônica. Continue lendo para saber características dela, qual é o seu nome científico, qual o estado de conservação dessa espécie e ainda qual o seu comportamento no dia a dia.

Características da Doninha Amazônica

Aprender mais sobre as características dos animais que você está estudando é essencial para conseguir entender exatamente como a espécie age, já que é por meio dessas características que os animais se moldam e acabam adquirindo características próprias com o passar do tempo.

Assim, vamos ver agora algumas características importantes da doninha amazônica que você provavelmente ainda não conhece.

Em primeiro lugar, podemos dizer que essa é uma ave de pequeno porte, já que ela chega a medir apenas 30 centímetros de comprimento em sua fase já adulta, o que significa que ela é muito pequena quando comparada a outros animais. Ao mesmo tempo, podemos dizer que ela é de grande porte quando comparada a muitas outras espécies.

Doninha Amazônica Características

Em segundo lugar, é interessante notarmos que essa é uma espécie típica do Brasil, e é exatamente por isso que ela pode ser encontrada em muito maior abundância no nosso território, o que é excelente para preservar a fauna do nosso país.

Em terceiro lugar, podemos dizer também que a doninha amazônica possui hábitos alimentares carnívoros, e isso significa basicamente que ela não se alimenta de plantas, mas apenas de animais dos mais diversos tipos.

Por fim, essa ave possui esse nome justamente porque ela se originou na Floresta Amazônica, e por isso podemos perceber que o seu nome popular tem uma relação muito grande com o seu habitat.

Portanto, agora você já sabe exatamente quais são as características mais interessantes dessa espécie.

Nome Científico da Doninha Amazônica

O nome científico pode parecer algo extremamente importante de se aprender, mas a verdade é que ele pode facilitar muito a vida das pessoas que querem aprender de maneira mais científica e, ao mesmo tempo, mais fácil também.

Isso porque, apesar de não parecer para quem não entende sobre o assunto, o nome científico segue uma regra simples: o primeiro termo sempre será o gênero do animal, enquanto o segundo termo sempre será a espécie dele. Além disso, é importante notarmos que esses termos são grafados em latim e sempre em itálico, já que essa é a regra da grafia do nome.

Nesse caso, podemos dizer que o nome científico da doninha amazônica é Mustela africana africana, e nesse caso ele possui um terceiro termo (africana) pois ele faz referência à subespécie do animal, e não apenas à espécie, e assim a especificidade é maior.

Portanto, agora você já entendeu exatamente como o nome científico é formado e, consequentemente, qual é o nome científico dessa espécie.

Estado de Conservação da Doninha Amazônica

O estado de conservação de um animal nada mais é do que a forma como ele se encontra na natureza atualmente, já que o número de animais em extinção é cada vez maior com a situação de preservação que temos nos dias atuais em nosso mundo.

Dessa forma, podemos dizer que a doninha amazônica encontra-se classificada atualmente na categoria LC (pouco preocupante – least concern), o que basicamente significa que ela não é uma das preocupações da IUCN agora, já que esse é um animal que existe em bastante número na natureza.

Apesar dessa classificação ser muito positiva e nada preocupante quando vista em primeiro plano, é importante percebermos que ela pode dar a ideia de que não há necessidade de preservar a espécie, o que não é verdade. Isso porque a maneira como a natureza vem sendo cuidada atualmente faz com que seja necessário uma vigilância constante com relação aos seres.

Portanto, já sabemos que a doninha amazônica não se encontra ameaçada nos dias de hoje, mas é importante que a população mantenha os mesmos hábitos sobre ela e também continue cuidando da natureza, de maneira que ela continue nessa posição de pouca preocupação pelo maior tempo possível.

Curiosidades Sobre Doninhas

Aprender por meio de curiosidades pode parecer algo inútil para muitas pessoas, mas a verdade é que essas curiosidades dinamizam o aprendizado e fazem com que ele se torne mais simples. Portanto, vamos ver agora 4 curiosidades interessantes sobre as doninhas!

  • As doninhas são animais de porte pequeno, e por isso elas podem se tornar presas fáceis para animais menores;
  • Existem mais de 10 espécies de doninhas no mundo, o que faz com que esses animais se diferenciem muito;
  • A doninha é um dos mamíferos de menor reconhecimento em toda a fauna mundial;
  • Esse é considerado um animal raro, já que apesar de não estar ameaçada de extinção, a doninha existe em menor número no mundo do que a grande maioria dos animais.

Assim, essas são algumas curiosidades interessantes sobre esse animal. Você já sabia alguma delas?

Quer saber ainda mais informações sobre outros seres? Leia também em nosso site: Provence Donkey: Características, Nome Cientifico e Fotos

Veja também

Lagartixa na Mão

Lagartixa Morde o Dedo de Humanos? Qual Risco Ela Oferece?

Dependendo da espécie, as lagartixas podem ter de um a meio a quarenta centímetros de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *