Home / Animais / Qual é a Classificação do Cavalo? Reino, Filo, Classe e Ordem

Qual é a Classificação do Cavalo? Reino, Filo, Classe e Ordem

Os cavalos são animais muito conhecidos e que pertencem ao gênero Equus. Esse  mesmo gênero também tem como integrantes  as zebras e os asnos. Vamos conhecer um pouco mais sobre as características e hábitos dos cavalos. Convido você a continuar acompanhando o nosso artigo. Vamos lá?

São mamíferos que pode chegar a medir mais de um metro e meio de altura e pesar aproximadamente meia tonelada. Os cavalos são animais que podem ser encontrados em todas as partes do mundo e se apresentam em diversas raças, dentre elas, podemos citar: manga-larga, puro sangue, crioula e quarto de milha.

O corpo do animal possui uma pelagem que pode variar de cor, sendo a marrom, preta, branca e manchada as mais encontradas. Os cavalos se locomovem com as quatro patas e são bichos cativantes, amigáveis e que exigem uma série de cuidados.

É um animal herbívoro, ou seja, se alimenta basicamente de vegetais dos mais diversos tipos.  A alimentação dos cavalos deve variar de acordo com o seu tamanho, idade e também atividade que desenvolvem. O ideal é que eles comam pequenas porções ao longo de todo o dia e que tenham muita água disponível para não correr risco de ficarem desidratado.

Classificação dos Cavalos

Os cavalos pertencem ao reino animal, à classe dos mamíferos e à Ordem dos Perissodactyla. A família dos cavalos é a Equidae e o gênero Equus , sendo esse o gênero o mais comum, do qual também fazem parte os jumentos.

O mais interessante é que a égua (a fêmea do cavalo) pode se reproduzir com algumas outras espécies como, por exemplos, os jumentos. Assim, são muitas as possibilidades de cruzamentos que dão origem aos burros (machos), mula (fêmea) e bardoto (proveniente do cruzamento da jumenta e do cavalo.

O período de gestação de uma égua pode durar quase um ano e após o nascimento os animais são cuidados e amamentados pela mamãe até completarem cerca de seis meses de vida.

Cavalos e Seres Humanos

A história entre cavalos e homens é muito antiga. Eles sempre foram utilizados como forma de transporte e permanecem até hoje como uma alternativa para o trabalho no campo e o deslocamento de cargas pesadas.

Esses animais também são amplamente utilizados em esportes como o hipismo, polo, saltos ornamentais e até mesmo em eventos de rodeios e vaquejadas. Não podemos esquecer a importância dos cavalos na ciência e na produção de soros. Eles fazem parte do processo de fabricação do antídoto com a aplicação de uma substância que auxilia a produção de anticorpos.

Outras Informações Curiosas Sobre os Cavalos

Separamos algumas informações sobre os cavalos e o seu ciclo de vida. Vamos acompanhar?

  • Os cavalos podem passar praticamente o dia inteiro comendo. Assim, eles podem pastar em busca de alimento por até dezoito horas seguidas.
  • De forma geral, os cavalos chegam a viver por mais de vinte anos.
  • São animais sensíveis e emocionais e podem chegar a desenvolver problemas de saúde caso eles sejam tratados de forma errada.
  • Historiadores destacam que os cavalos podem ter sido domesticados a mais de três mil anos antes de Cristo na região que hoje é o continente asiático. Já no Brasil, os animais começaram a ser utilizados para os mais variados fins na época do descobrimento da América. Os primeiros cavalos tinham procedência da África e foram transportados por caravelas.
  • Uma curiosidade interessante sobre a reprodução dos cavalos é que a gestação das éguas pode variar de acordo com a espécie que participou do cruzamento. Assim, de um cruzamento com um jumento, a gestação costuma demorar mais de um ano. Já em cruzamento com um cavalo, o tempo de gestação demora menos tempo.
  • Em algumas culturas a carne de cavalo é bastante consumida. Um indivíduo de algumas das raças mais caras de cavalo pode chegar a ser vendido por quase vinte mil reais.
  • Você sabia que os cavalos dormem profundamente podendo, inclusive, sonhar?
Informações Curiosas Sobre os Cavalos

Raça de Cavalos

Existe a estimativa de que mais de cem raças de cavalo possam ser encontradas em todo o mundo. As raças não entram na classificação científica assim como é feito com a ordem, espécie, família ou gênero. Elas foram criadas para facilitar o agrupamento de cavalos que possuem alguns atributos semelhantes e que, por consequência, transmitem essas características para os seus filhotes.

Parece coisa de filme, mas existem sim, alguns cavalos que são considerados selvagens e vivem soltos pela natureza. Os continentes europeu e asiático possuem exemplares de cavalos que ainda não receberam a domesticação dos seres humanos.

Algumas das raças mais famosas de cavalos são:   Mangalarga, Mangalarga marchador, Puro Sangue Inglês e Árabe. Essa última citada é comumente utilizada em competições esportivas e alguns estudos indicam que é uma das raças mais antigas de todo o mundo.

Ficha Científica do Cavalo

Para encerrar confira a classificação científica do cavalo. Veja:

Pertencem ao Reino Animalia, ao Filo Chordata, à Classe Mammalia, à ordem dos Perissodactyla e à Familia Equidae.

Raça de Cavalo Preto Criado no Brasil

E você?  O que achou dessas informações sobre os cavalos? Já pensou em praticar algum esporte como o hipismo? Aproveite e deixe um comentário contando sua experiência com esses bichos tão inteligentes e amáveis.

Todos os dias o Mundo Ecologia traz novidades sobre o mundo animal e vegetal. Portanto, não esqueça de fazer sempre aquela visitinha para ficar por dentro de novos assuntos e seja sempre muito bem-vindo ao nosso site. Ah, não esqueça de compartilhar nossos artigos nas suas redes sociais, ok?

Veja também

Meu Cachorro Está Estranhando Todo Mundo. E Agora?

Os cachorros ganharam enorme importância na vida das famílias brasileiras. Esses animais se tornaram tão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *