Home / Animais / Qual Animal Tem a Mordida Mais Forte do Reino Animal?

Qual Animal Tem a Mordida Mais Forte do Reino Animal?

Medir o poder de uma mordida de animal pode ser um empreendimento notoriamente difícil: afinal, pouquíssimas pessoas (até mesmo estudantes de pós-graduação) estão dispostas a enfiar as mãos na boca de um hipopótamo ou prender eletrodos à queixada de um crocodilo irritado. Ainda assim, observando animais em estado selvagem, e realizando simulações em computador, é possível chegar a um número mais ou menos preciso para a força de mordida de uma determinada espécie, expressa em libras por polegada quadrada (PSI) .

Cão Mastim

Cão Mastim
Cão Mastim

Os maiores cães do mundo, os mastins podem derrubar a balança em mais de 200 libras  – e esses caninos têm mordidas para combinar, empunhando uma força de 500 libras por polegada quadrada. (Curiosamente, o cão que você esperaria ver nesta lista, o pit bull, só pode reunir uma força de mordida de 250 libras., aproximadamente o mesmo que um ser humano adulto.) Felizmente, a maioria dos mastins tem disposições delicadas; você pode culpar seus grandes tamanhos e mandíbulas ferozes em antigas civilizações humanas, que criaram este cão para combater e “entretenimento” (como lutar contra os leões da montanha em arenas).

Hienas

Hienas
Hienas

Como condizentes com mamíferos que podem comer, mastigar e digerir ossos sólidos, as hienas são equipadas com crânios maciços, troncos e membros superiores desproporcionalmente grandes e mordidas poderosas que podem rasgar carcaças com até 1.000 libras de força por polegada quadrada. Logicamente, as hienas malhadas podem contar entre seus ancestrais os “cães esmagadores de ossos” da era Cenozóica posterior, como Borophagus, implacáveis ​​predadores que poderiam esmagar o crânio de um Indricotherium tão facilmente quanto uma uva pré-histórica – e evolutivamente falando, avistaram hienas não são tão distantes dos mastins discutidos anteriormente.

Gorilas

Gorila
Gorila

Lembra daquela cena em “King Kong” de Peter Jackson, onde nosso herói arranca casualmente um galho de árvore gigante e o come como um pedaço de carne seca? Bem, diminua essa escala em uma ordem de grandeza e você terá o gorila africano moderno, suficientemente grande para combater três ou quatro jogadores de linha defensivos da NFL, e equipado com uma mordida suficientemente forte para esmagar as frutas, nozes e tubérculos mais resistentes.  Embora seja difícil determinar seu PSI exato – as estimativas variam de 500 a 1.500 – não há dúvida de que os gorilas têm as mordidas mais poderosas do reino dos primatas , incluindo os humanos.

Urso Polar

Urso Polar
Urso Polar

Todos os grandes ursos (incluindo ursos pardos e ursos marrons) têm mordidas comparáveis, mas o vencedor por um nariz – ou, deveríamos dizer, por um molar traseiro – é o urso polar , que mastiga sua presa com uma força de aproximadamente 1.200 libras por polegada quadrada, ou mais de quatro vezes o poder de sua média. Isso pode parecer um exagero, considerando que um urso polar furioso pode deixar sua presa inconsciente com um único golpe de sua pata bem musculosa, mas faz sentido, dado que muitos animais em habitats árticos estão envoltos em espessos casacos de pelo, penas e gordura.

Jaguar

Jaguar
Jaguar

Se você está prestes a ser comido por um gato grande , provavelmente fará pouca diferença para você se é um leão, um tigre, um puma ou um jaguar. Mas de acordo com algumas fontes, você emitirá um grito agonizante um pouco mais alto se for atacado por um jaguar: este gato compacto e musculoso pode morder com uma força de 1.500 libras por polegada quadrada, o suficiente para esmagar o crânio de sua  infeliz presa e penetrar todo o caminho para o seu cérebro. A onça-pintada tem músculos robustos da mandíbula que podem arrastar a carcaça de uma anta de 80 quilos para dentro e para fora da água, bem como para os galhos das árvores, onde ela aproveita a refeição da tarde.

Hipopótamos

Hipopótamos
Hipopótamos

Hipopótamos podem parecer animais gentis e caprichosos, mas qualquer naturalista lhe dirá que é tão perigoso quanto leões ou lobos: não só um hipopótamo pode abrir sua boca em um ângulo de 180 graus, como também pode cortar completamente um turista descuidado pela metade com uma força feroz de 2.000 libras por polegada quadrada. Estranhamente o suficiente para um animal com uma mordida tão mortal, o hipopótamo é um vegetariano confirmado; os machos usam seus dentes incisivos e caninos com os pés para duelar com outros machos durante o período de acasalamento, e (presumivelmente) para intimidar quaisquer gatos próximos cuja fome extrema ameaça sobrecarregar seu senso comum.

Crocodilo

Crocodilo
Crocodilo

Com 4.000 libras por polegada quadrada, o crocodilo de água salgada do norte da África tem a mordida mais forte de qualquer animal vivo, poderoso o suficiente agarrar uma zebra ou antílope pelo casco e arrastá-lo chutando e balindo na água. Estranhamente, porém, os músculos que o crocodilo de água salgada usa para abrir suas mandíbulas são muito fracos; seu focinho pode ser fechado (por um especialista, é claro) com apenas alguns rolos de fita adesiva.

Tyrannosaurus Rex

Tyrannosaurus Rex
Tyrannosaurus Rex

Extinto há 65 milhões de anos, mas sua reputação continua viva. Em 2012, uma equipe de pesquisadores da Inglaterra simulou o crânio e a musculatura do T. Rex, utilizando aves modernas e crocodilos como pontos de referência. Os computadores não mentem: T. Rex mostrou ter uma força de mordida de mais de 10.000 libras por polegada quadrada, o suficiente para morder a cabeça e o folho de um tricerátopo adulto ou mesmo (apenas possivelmente) penetrar na armadura de um adulto.

Deinosuchus

Deinosuchus
Deinosuchus

O Deinosuchus do Cretáceo tardio mediu mais de 30 pés de comprimento e pesava até 10 toneladas. Não há espécimes vivos de Deinosuchus para ligar ao equipamento de medição, mas extrapolar a partir do crocodilo de água salgada – e examinar a forma e orientação do crânio pré-histórico do crocodilo – os paleontólogos chegaram a uma força de mordida de 20.000 libras por polegada quadrada.

Megalodon

Megalodon
Megalodon

O que você pode dizer sobre um tubarão pré-histórico de 15 mts. de comprimento  e pesando  50 toneladas que caçava baleias pré-históricas de tamanho igual ao Leviatã ? Como o Megalodon era, para todos os efeitos, um grande tubarão branco em grande escala, faz sentido extrapolar a força de mordida de um grande branco (estimado em cerca de 4.000 libras por polegada quadrada) para chegar a um PSI realmente aterrorizante. 40.000.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *