Home / Animais / Qual é a Menor Tartaruga do Mundo? E do Brasil?

Qual é a Menor Tartaruga do Mundo? E do Brasil?

A tartaruga Padloper salpicado é tida como a menor tartaruga do mundo.  Essas minúsculas criaturas medem um total de 6 a 8 cm para machos adultos e entre 8 e 10 cm para fêmeas adultas. E pesam entre 100 a 165 gramas.

O ‘padloper’ no nome dos animais significa ‘andarilho’. Isso se refere às trilhas e caminhos estreitos ao longo da África do Sul, onde essas pequenas tartarugas são comumente encontradas. Embora a tartaruga de capa salpicada seja excepcionalmente pequena e como tal, provavelmente parece ser uma presa fácil para uma multidão de predadores famintos, ela sobrevive apertando-se e escondendo-se entre fendas de  terreno rochoso em partes da África do Sul.

Tartaruga Padloper
Tartaruga Padloper

Esta tartaruga diminuta também tem um ritual de acasalamento bastante interessante. Os machos e as fêmeas balançam suas cabeças para frente e para trás antes do acasalamento, como uma dança.  O acasalamento, assim como uma grande parte das atividades desta tartaruga, geralmente acontece na primavera. Na África do Sul isso vai de agosto a outubro, quando as chuvas se tornam abundantes e as plantas e flores de que a tartaruga padloper salpicada se apóia como alimento saem novamente.

Apesar do fato de que esta tartaruga está listada como “quase ameaçada” e é a menor tartaruga do mundo, não se sabe muito sobre sua distribuição e população.  Por enquanto, sua maior ameaça continua sendo a de caçadores. Eles capturam as minúsculas tartarugas e as revendem para obter lucro no exterior.

O padloper salpicado não é a única tartaruga excepcionalmente pequena, como também há o padloper de karoo. Esta tartaruga é apenas ligeiramente maior (por alguns centímetros) do que uma tartaruga padloper salpicada.

A Menor Tartaruga do Brasil

Tartaruga Verde-Oliva
Tartaruga Verde-Oliva

A tartaruga verde-oliva (Lepidochelys olivacea) é nomeada pela cor geralmente esverdeada da sua pele e concha, ou carapaça. Está intimamente relacionado com o cume do Kemp , com a principal distinção sendo que os montes oleaginosos são encontrados apenas em águas mais quentes, incluindo os oceanos Atlântico Sul, Pacífico e Índico.

As tartarugas de Olive e Kemp são as menores das tartarugas de nossas águas marinhas, pesando até 60 kg. e atingindo apenas cerca de 60 cm. de comprimento, nem é tão pequena.  A oliveira tem uma cabeça ligeiramente menor e uma concha menor que a do Kemp.

Estas tartarugas são solitárias, preferindo o oceano aberto. Elas migram centenas ou até milhares de quilômetros todos os anos e se reúnem como um grupo apenas uma vez por ano para a arribada , quando as fêmeas retornam às praias onde chocam e migram para a costa, às vezes aos milhares, para nidificar.

As oliveiras têm locais de nidificação em todo o mundo, em praias tropicais e subtropicais. Durante o assentamento, eles usam o vento e a maré para ajudá-los a chegar à praia. As fêmeas colocam cerca de cem ovos, mas podem se aninhar até três vezes por ano. A época de nidificação é de junho a dezembro.

A oliveira é principalmente carnívora, alimentando-se de criaturas como águas-vivas, caracóis, caranguejos e camarões. Eles ocasionalmente comem algas e algas marinhas. Filhotes, a maioria dos quais perecem antes de chegar ao oceano, são atacados por caranguejos, guaxinins, porcos, cobras e pássaros, entre outros. Os adultos são frequentemente tomados por tubarões.

Embora a oliveira seja amplamente considerada a mais abundante das tartarugas marinhas, por todas as estimativas, está em apuros. Seus números, particularmente no Atlântico ocidental, declinaram precipitadamente.  Muitos governos têm proteções para os rebanhos de oliveiras, mas ainda assim, os ovos são levados e as fêmeas que nidificam são abatidas por sua carne e pele. As redes de pesca também cobram um grande pedágio, freqüentemente capturando e afogando essas tartarugas.

O ranking das pequenas tartarugas do mundo incluem:

Tartaruga-da-Lama-de-Adanson (Kinosternon subrubrum)

O tipo comum de lama de tartaruga geralmente cresce cerca de 4 a 5 centímetros de comprimento. As tartarugas de lama vivem cerca de 50 anos em cativeiro. A tartaruga de lama é encontrada na América do Norte e partes da África. Tartarugas de lama comuns e tartarugas de lama listradas crescem para cerca de 15 cm. Sonoran e tartarugas de lama amarela atingirão cerca de 20 cm. em alguns casos.

Tartaruga-da-Lama-de-Adanson
Tartaruga-da-Lama-de-Adanson

Tartaruga Almiscarada Comum (Sternotherus odoratus)

Muitas vezes as pessoas agrupam tartarugas almiscaradas e de lama por causa de suas semelhanças. Como as tartarugas de lama, as tartarugas almiscaradas viverão por volta dos 50 anos de idade. Eles crescem para cerca de 15 cm. de comprimento e ficam desse tamanho para sempre. Tartarugas almiscaradas são ótimos animais de estimação e são boas para os donos que criam novas tartarugas. A tartaruga de almíscar comum Stinkpot é na verdade uma das menores tartarugas do mundo. Existem quatro espécies principais de tartarugas-almiscaradas: cabeçuda, comum, achatada e gárgula.

Tartaruga Almiscarada Comum
Tartaruga Almiscarada Comum

 TartarugaPintada (Chrysemys picta)

As tartarugas pintadas são uma espécie semi-aquática de tartaruga. É fácil identificar uma tartaruga malhada. Eles têm manchas amarelas em seus pescoços, pernas, conchas e cabeças. O resto do corpo deles é de cor preta. Eles eventualmente atingem o tamanho 15 cm. de comprimento. Um tanque de 55 lts. é mais que suficiente para tartarugas malhadas. O ambiente ideal em cativeiro seria em torno de 50% de água e 50% de terra.

 Tartaruga-Pintada
Tartaruga-Pintada

Tartaruga Mediterrânea (Testudo hermanni)

Tartarugas Terrapin são realmente um dos animais mais antigos do planeta Terra. Embora provavelmente não seja o melhor para os donos inexperientes de tartarugas, as tartarugas de diamante fazem excelentes animais de estimação. Eles são propensos a algumas infecções fúngicas e doenças de carapaça, então eles exigem um pouco mais de cuidado para se manterem saudáveis.

Tartaruga Mediterrânea 
Tartaruga Mediterrânea

Tartaruga de Reeve (Mauremys reevesii)

A tartaruga de Reeve é ​​nativa do Japão, China, Coréia e Taiwan. Eles são distinguidos por suas conchas retangulares ao invés de circulares. Você tem que verificar sua concha, muitas vezes, como este tipo de tartaruga é suscetível a muitas doenças da concha. Eles crescem para cerca de 5 centímetros de comprimento. Uma raça similar à tartaruga de Reeve é ​​a tartaruga de lagoa chinesa que faz grandes animais de estimação e permanece aproximadamente o mesmo tamanho também.

Tartaruga de Reeve
Tartaruga de Reeve

Tartaruga de Caixa (Terrapene coahuila)

Tartaruga de Caixa
Tartaruga de Caixa

Box tartarugas são uma raça muito comum de tartaruga de estimação. Embora um pouco mais arriscado do que outras tartarugas sobre este risco em termos de crescimento, as tartarugas de caixa normalmente não crescem mais de 15 cm. Isso inclui tanto a Tartaruga de Caixa Ornamentada quanto a Tartaruga de Caixa Oriental. Em média, empacam em tamanho pequeno e geralmente ficam na faixa de 12 a 20 cm.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *