Home / Animais / Qual A Temperatura Corporal Da Lagartixa? Como Regulam?

Qual A Temperatura Corporal Da Lagartixa? Como Regulam?

Muitas pessoas afirmam que a Lagartixa é um réptil frio: mas será mesmo que é exatamente isso que ocorre? Bom, esta dúvida me veio à cabeça e como sou muito curioso, não pude deixar de pesquisar a respeito do assunto!

Você possui o mesmo nível de curiosidade que o meu? Se sim, que tal adentramos ao curioso mundo da lagartixa e aprendermos um pouco mais sobre ela?

Você Conhece A Sua Própria Temperatura?

Antes de sabermos sobre a temperatura da Lagartixa precisamos entendermos um pouco sobre nós mesmos, afinal de contas, para compreender o mundo a sua volta é preciso conhecer a si mesmo(a) primeiramente!

Seus conhecimentos científicos estão aguçados? Por acaso você sabe me dizer qual é a temperatura do corpo humano? Segundo os estudiosos, nossa temperatura está entre 36,1 °C e 37,2 °C, pode ser que variações ocorram no período diurno, elas alcançam até 0,6 °C, algo além disso não é natural e nem saudável!

Sabia que nossa temperatura vai evoluindo gradativamente durante as 24hs do nosso dia? Pela manhã ela tem o seu início, na parte da tarde ela já se encontra mais estável e pela noite ela alcança seu nível mais alto!

Apesar de toda as variações que podemos sofrer quanto a nossa pressão, ela deve sempre estar numa média de 36,5 ° C, esta medida serve para todos nós: homens, mulheres e até mesmo crianças.

Já te bateu uma febre assim do nada? Mesmo as oscilações de temperatura mais simples podem comprometer o seu estado, por exemplo: uma média de 37,3 ° C já é o suficiente para deixar você febril, mas é claro que ainda não é o suficiente para comprometer a saúde do seu organismo, apenas lhe trará alguns incômodos!

A temperatura do corpo de uma gestante sofre variações um tanto curiosas: por causa da gravidez, a mulher tem a sua temperatura alterada e mesmo assim não entra em estado febril, isso não compromete o período de gestação e nem a coloca em risco.

Somente nos casos em que a sua temperatura alcança 37,8 ° C, aí sim você vai começar a ter sintomas mais notáveis como:  calafrios, transpiração e mal-estar. A partir daí as coisas ficam mais sérias!

Tomara que você nunca tenha oscilações que alcancem um nível de 39 ° C, com uma temperatura dessas o seu sistema nervoso pode ser seriamente comprometido e lhe trazer sintomas como confusões mentais e delírios.  E chegando a 40 ° C você vai sofrer com convulsões!

Bom, agora que você compreende o seu próprio corpo, chegou o momento em que iremos saber como funciona a temperatura no corpo da Lagartixa, agora descobriremos se ela é gelada como a maioria das pessoas falam e pensam!

Entenda a Temperatura Corporal da Lagartixa e de Outros Repteis

Lagartixa Fotografada de Perto
Lagartixa Fotografada de Perto

Primeiramente você precisa saber que todo réptil assim como este em questão, possui a chamada ectotermia. O que isso significa? Significa que as oscilações que ocorrem no corpo da Lagartixa vêm de fontes externas, são elas as responsáveis por manter a temperatura do animal!

A Lagartixa sofre a influência do ambiente na qual está, este fato é o que define as tais fontes externas que moldam a sua temperatura.

Você normalmente vai encontrar na natureza, animais cuja a temperatura seja de 39 ° C, com isso, a ideia de que a Lagartixa é um réptil frio já é algo que pode ser imediatamente desconsiderado.

Repteis como o lagarto por exemplo, conseguem variar a sua temperatura controlando-a da maneira como querem, eles fazem isso posicionando o corpo para que uma determinada parte dele receba a luz solar e assim alcance o estado termal desejado.

Os lagartos possuem uma capacidade de manipulação de temperatura que não se repetem em algumas outras espécies, por isso, eles se sobressaem diante dos outros animais de sua classe.

Lagarto na Grama
Lagarto na Grama

Como forma de se proteger do frio, os lagartos posicionam sua barriga para baixo para propositalmente ajustar sua temperatura resistindo as temperaturas mais geladas.

As serpentes também conseguem fazer com que a sua temperatura corporal seja alterada, elas fazem isso da mesma maneira que ocorre com os lagartos. Elas posicionam o corpo de acordo com o objeto que vai servir como fonte de calor. Elas são tão incríveis quantos os lagartos!

Devo lembra-lo(a) que nem todas as cobras possuem a necessidade de buscar calor em fontes externas, existem espécies que usam o próprio corpo para moldar a sua temperatura seja abaixando-a ou aumentando-a.

Fique ciente de que mesmo que os repteis consigam viver em ambientes frios, estes não podem possuir temperaturas muito baixas, pois um frio muito intenso pode acabar matando estes animais, tanto que a maioria deles está em localidades com um clima mais brando.

Curiosidades Sobre Os Repteis

Já que estamos falando da Lagartixa, uma espécie que pertence ao grupo dos répteis, então nada melhor do que conhecer outras espécies desta mesma família! Vamos nessa!

Como primeira curiosidade você deve saber que animais da classe dos repteis, são chamados ectotérmicos, ou seja, não conseguem gerar calor usando o próprio corpo, apenas fazem isso usando posições que os permitem captar a temperatura do ambiente em que estão.

É um fato extremamente curioso, mas os repteis mesmo aqueles que possuem quatro patas, ao andarem, ainda sim rastejam. Portanto, não pense que somente as cobras fazem isso.

Outra coisa muito estranha e interessante que ocorre com os repteis, é o fato de que nem todos eles colocam ovos com casca, é isso mesmo, algumas espécies dão a luz a seus filhotes com eles envoltos em uma espécie de gosma protetora, isso faz com que a presença da casca não seja tão necessária assim.

Sempre que termino uma matéria nunca posso deixar de fazer menção ao trabalho que este site está desenvolvendo, sempre trazendo conteúdos novos e bem legais para você. Nosso compromisso é entretê-lo(a) e deixá-lo(a) informado(a) quanto as espécies da fauna e flora brasileira e também estrangeira.

Muito obrigado por sua presença aqui, continue vindo até nós, pois sempre teremos algo novo para lhe mostrar!

Até a próxima!

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *