Home / Animais / Qual a Raça de Cachorro Melhor Para Caça?

Qual a Raça de Cachorro Melhor Para Caça?

Os cachorros sofreram, ao longo do tempo, diversas alterações em sua forma de ser em razão da vontade das pessoas. Assim, por diversas vezes as sociedades trataram de cruzar cães variados para ter acesso aos benefícios gerados por esses cruzamentos artificiais. Dessa forma, é muito comum encontrar raças de cachorros que possuem inúmeros problemas de saúde, sendo muito mais suscetíveis a desenvolver uma longa lista de doenças também variadas.

Um dos grandes objetivos do ser humano ao realizar os cruzamentos citados, no passado, era desenvolver um animal mais preparado para a caça. Sim, pois a caça era fundamental para a sobrevivência das pessoas e, para caçar bem, nada melhor do que um cão de qualidade, pronto para as necessidades do dia a dia.

Quando o objetivo era caçar animais pequenos, cães também menores serviam muito bem. Já quando se tratava de caçar animais grandes ou proteger rebanhos, era preciso ter animais maiores e mais fortes por perto. Assim, com o tempo inúmeras raças aumentaram a sua capacidade natural de caças, além de surgir outras com esse objetivo. Porém, você sabe qual é a melhor raça para a caça atualmente? Se não, veja mais informações sobre isso logo abaixo.

Podengo

O podengo é um cachorro bastante antigo, sendo famoso já há muito tempo pela grande capacidade que possui para a caça. Dessa forma, o animal está entre os melhores cães do mundo quando se trata de caçar. Ademais, além da questão da caça, o podengo ainda é usado para realizar a guarda pessoal de pessoas e de lugares, havendo grande emprego da raça na defesa de áreas agrícolas.

Com expectativa de vida ao redor dos 14 anos, o podengo apresenta as mesmas características que já tinha mil anos antes de Cristo. Portanto, a raça realmente está entre as mais antigas e famosas de toda a história da humanidade. O animal não é muito grande, podendo variar entre os 20 e os 60 centímetros de altura, além de pesar sempre entre 5 e 18 quilos – seu porte é médio, portanto.

Quando criado da forma correta desde a sua fase de filhote, recebendo as instruções necessárias para o seu desenvolvimento pleno, o podengo pode alcançar a vida adulta com boa relação ante as pessoas. Todavia, caso não haja o trabalho adequado de treinamento, o podengo possivelmente apresentará postura agressiva contra qualquer um que esteja pelo seu caminho, sobretudo se estiver perto do seu território.

Setter

O setter é uma raça de cachorros também muito ligada à caça, sendo comumente usado com esse intuito pelos donos. Dessa maneira, o setter é utilizado como caçador, na Europa, já há milhares de anos. O animal apresenta origem irlandesa, tendo pelagem macia e grande. O grande ponto de destaque do setter é que as pessoas, ao olhar para ele, sequer imaginam que o animal possui tanta habilidade para a caça.

Nesse sentido, o setter é muito usado na Grã-Bretanha para a realização de caças mais voltadas aos pequenos animais, até mesmo pela alta velocidade da raça. Muito leal ao dono, o setter costuma não descansar enquanto não trouxer o animal desejado para esse dono. A pelagem do animal pode ser branca e avermelhada ou simplesmente avermelhada, a depender do tipo de setter que se tem.

Setter Inglês
Setter Inglês

Por muito tempo, assim, as pessoas pensaram que o setter não poderia ter apenas o vermelho como cor principal, o que foi mudando com o tempo. Atualmente, pela sua capacidade de trabalhar junto a outros cachorros, o setter é muito usado como um cão de trabalho, sendo empregado no desenvolvimento de ações mais simples. Assim, são poucas as pessoas que ainda utilizam o setter para a caça profissional.

Basset Hound

O basset hound é um cão de origem francesa, bastante utilizado para a caça no passado. Na verdade, o desenvolvimento do basset foi todo voltado para a sua habilidade de caça, com o seu cruzamento já armado para gerar uma raça realmente boa nesse quesito. Assim surgiu uma das melhores opções para a caça de animais pequenos, já que o basset hound apresenta tamanho muito reduzido e, além disso, ainda tem corpo alongado.

Dessa forma, entrar em alguns buracos é mais fácil para a raça, sobretudo em comparação com outras raças de todo o mundo. Logo, o basset possui um faro muito forte, sendo capaz de detectar presas a distâncias longas. O cão pesa entre 30 e 45 quilos, com cerca de 35 centímetros de altura. Há pessoas que confundem o basset hound com o alemão dachshund, também conhecido no Brasil como salsicha.

Todavia, a verdade é que há muitas diferenças entre as raças, por mais que não pareça. Dessa maneira, o basset hound tem características únicas, sendo muito mais adequado para o trabalho de caça, por exemplo. Em geral, as cores do basset hound vêm sempre em três, com o animal não tendo apenas uma coloração.

Galgo

O galgo é mais uma raça de cães voltada para a caça e capaz de se virar muito bem quando se trata disso. Portanto, magro, alto e rápido, o galgo se mostra um animal capaz de percorrer longas distâncias em busca das suas presas. A pelagem desse animal é mais fina e mais curta do que a de outros cães de caça, o que facilita o seu trabalho em áreas quentes.

Isso porque, quando submetido a temperaturas altas, o galgo se mostra resistente e consegue se virar muito bem. O animal é tão conhecido no mundo das caças que até mesmo possui muitas frases e ditos populares relacionados a ele, todas exaltando a forma como se tornou um grande caçador com o avanço do tempo.

Assim, o galgo é uma opção bastante interessante, também, para quem deseja proteger a casa de invasores. Como o animal não se relaciona tão bem com os desconhecidos, é provável que nenhum invasor seja capaz de criar problemas para você e sua família à noite, ao menos não antes de passar pelo galgo. Sempre em alerta, esse animal pode até não ser o mais bonito de todos, mas se mostra útil quando se trata de caçar e proteger.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *