Home / Animais / Quais São os Predadores do Ornitorrinco e Seus Inimigos?

Quais São os Predadores do Ornitorrinco e Seus Inimigos?

Bico que parece com o de algumas aves, é mamífero, nada bem e também coloca ovos. Mas que animal tão esquisito é esse? Estamos falando do ornitorrinco: um bicho um pouco estranho,  pois mescla características bem peculiares. Vamos conhecer um pouco sobre esse nativo do continente da Oceania? É só continuar acompanhando. Vamos lá?

O habitat natural do ornitorrinco é a Austrália e algumas regiões da Tasmânia. É a única espécie do seu gênero e junto com outro animal muito diferente chamado equidna formam o grupo de mamíferos que também são ovíparos, ou seja, colocam ovos. Atualmente não existem evidências de subespécies dos ornitorrincos.

Características do Ornitorrinco

Eles gostam de realizar atividades durante o período da noite e alimentam-se de crustáceos, frutos do mar alguns insetos que vivem na água e até pequenos peixes. Você percebeu que boa parte das pressas desses animais podem ser encontradas dentro da água?  Pois é! Os ornitorrincos são ótimos mergulhadores e podem se deslocar com muita facilidade no ambiente aquático.

A cada gestação a fêmea do ornitorrinco coloca em média dois ovos que irão gerar novos filhotes. A incubação pode demorar até dez dias e os ovos ficam no ninho construído para o nascimento dos novos membros da família. A aparência dos filhotes lembra o das aves nos primeiros dias de vida e eles quebram as cascas para saírem dos ovos e iniciar a exploração do ambiente.

Ornitorrinco Características

Predadores do Ornitorrinco

Como principais predadores do ornitorrinco podemos citar cobras, algumas aves, raposas, lagartos e até mesmo roedores. Alguns animais como os crocodilos também podem atacar os ornitorrincos. Lembrado que os seres humanos também costumam realizar a caça predatória do bicho devido às suas características diferenciadas.

Mesmo sendo mamíferos, os ornitorrincos não possuem mamas e o leite sai por meio dos poros do animal localizados na sua barriga. Outra característica bem interessante é a presença de veneno em esporões localizados nas patas dos bichos e que são comumente utilizados na defesa dos inimigos e na captura de suas presas para a alimentação.

Como se não bastassem tantas características excêntricas para um só animal, o ornitorrinco ainda possui uma cauda que lembra muito a que é encontrada nos castores. Muito interessante, não é verdade?

Outras Informações Sobre os Ornitorrincos

O ornitorrinco é tido como um animal símbolo da Austrália e pode ser encontrado nos desenhos das cédulas do dinheiro local. Foi o primeiro animal que recebeu a técnica de empalhamento e foi levado para terras britânicas muitos anos atrás.

Felizmente não é considerado um animal que sofre com a ameaçado de extinção. Estudos destacam que eles possuem mais de 80% de DNA compartilhado com algumas aves, mamíferos e até mesmo répteis. Eles chegam a medir quarenta centímetros e sua pele adapta-se muito bem tanto na terra quanto na água.

Suas narinas, ouvidos e olhos são protegidos e quando os ornitorrincos mergulham na água esse órgão não sofrem nenhum dano. Além disso, o seu bico possui uma incrível capacidade de detectar o movimento das presas que se aproximam.

A forma como os filhotes se alimentam assemelha-se muito ao que acontece com os marsupiais, que chupam o leite por meio da pele de suas mamães.

Curiosidades Sobre os Ornitorrincos

Vamos agora resumir as principais informações sobre esse animal e conhecer algumas curiosidades sobre essa espécie tão rara de mamífero. Confira:

  • O senso comum lembra sempre que os mamíferos são gerados e nascem dos corpos de suas mães, não é verdade? O ornitorrinco é um exemplo interessante e prova que toda regra, realmente, e tem exceção. Assim, as fêmeas põem os ovos e realizam a doce espera pelas suas novas crias.
  • Os principais inimigos dos ornitorrincos são: cobras, algumas aves, raposas, lagartos e até mesmo roedores.
  • Ainda que os filhotes se alimentem de leite materno, as fêmeas não possuem mamilos nem mamas e o leite jorra pelo abdômen das mães. Quando ainda são pequenos os filhotes possuem dentes, mas não os utilizam. Com o passo do tempo, os dentes caem e de forma geral eles não possuem finalidade alguma para o animal. Muito esquisito, não é?
  • Mas mesmo que os dentes caiam ainda durante a infância do animal, eles adoram comer carne e apreciam insetos e alguns animais aquáticos.
  • Outro detalhe muito interessante sobre esse animal é que eles usam de métodos altamente elaborados para a caças. Graças a captação de vibrações elétricas, os ornitorrincos identificam onde estão suas presas e os movimentos que elas realizam. Para ter uma ideia de como esse sistema de captura é incrível, eles são capazes de localizar animais muito pequenos como pequenas larvas.
  • O veneno que os escorpiões machos injetam podem chegar a matar animais de pequeno porte como, por exemplo, um cão. Nos seres humanos, a espora não chega a ser mortal, mas pode causar uma dor terrível. Portanto, não se engana com a aparência de “esquisitão” e inofensivo, que esses animais possuem.
  • São poucos os indivíduos da espécie que vivem em cativeiro. Na Austrália é possível encontrar o ornitorrinco em alguns zoológicos e locais especializados em realizar a reprodução do bicho.
Ornitorrinco no seu Ninho

E você já conhecia o ornitorrinco?  Já tinha ouvido falar que existem animais que são mamíferos e põem ovos? Deixe um comentário logo abaixo e nos conte sobre o que achou sobre o nosso artigo. Aqui no Mundo Ecologia você encontra sempre os melhores conteúdos sobre plantas, animais e natureza. Aproveite e compartilhe nosso site com nas suas redes sociais. É sempre um grande prazer encontrar você por aqui! Até a próxima!

Veja também

Moreia Características Físicas

Comportamento da Moreia: Hábitos e Modo de Vida do Animal

Moreias vivem em áreas rochosas, entre marés, recifes de coral, manguezais, riachos de maré, portos, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *