Home / Animais / Quais As Diferenças Entre Macaco, Mico e Sagui? Fotos

Quais As Diferenças Entre Macaco, Mico e Sagui? Fotos

Já não é segredo para ninguém que temos no mundo uma fauna extremamente diversificada, com um número muito variado de espécies que coexistem entre sim e, consequentemente, fazem com que o nosso planeta seja ainda mais rico biologicamente e geneticamente falando.

Assim, alguns animais se tornam ainda mais conhecidos do que outros porque possuem características interessante ou porque se parecem com o ser humano de alguma maneira, o que é exatamente o caso do macaco.

Existem diversas espécies de macaco diferentes no mundo, mas todas elas estão relacionadas com o ancestral comum com o ser humano, e por isso estudar esses animais é ainda mais interessante.

Apesar disso, por conta de toda essa diversidade de espécies muitas pessoas tendem a ficar perdidas e acabar confundindo um animal com o outro, o que é normal, mas ao mesmo tempo mostra que há a necessidade de estudos mais profundos sobre o assunto.

Portanto, neste artigo iremos falar especificamente sobre macacos. Continue lendo o texto para saber quais são as diferenças existentes entre macacos, saguis e micos; além disso, confira várias fotos desses animais para se inspirar!

Macacos

Macaco-Prego
Macaco-Prego

Muitas pessoas englobam todas as espécies de macaco existentes no mundo apenas na designação da palavra “macaco”, mas a grande verdade é que esses animais são muito diferentes entre si, já que o termo “macaco” engloba todas as espécies de animais que fazem parte do gênero Macaca.

Dessa maneira, existem diversos primatas com características muito diferentes umas das outras que podem ser chamados de macacos, e é por isso que o termo pode acabar gerando confusão em quem não entende muito do assunto e acha que todos eles são iguais.

Nesse caso, é interessante perceber que os macacos possuem ancestrais em comum com um ser humano, e por isso eles são os animais mais parecidos com os seres humanos que temos nos dias atuais, sendo que algumas espécies possuem semelhança genética de até 98% conosco, mostrando realmente um alto grau de semelhança.

Logo, para entender exatamente como os macacos funcionam, é importante que você estude de maneira mais profunda cada uma das espécies, já que só poderemos entender como esse gênero é realmente constituído, já que são os animais da espécie que dão características ao gênero.

Sagui

Como dissemos anteriormente, o termo “macaco” refere-se a diversas espécies diferentes que fazem parte do gênero Macaca, e esse é exatamente o caso oposto do sagui. Isso porque esse animal não é um macaco, pois faz parte do gênero Callithrix, mesmo que muitas pessoas não saibam disso.

O sagui é um animal pequeno encontrado apenas no Brasil, já que essa é uma espécie endêmica do nosso país. Dessa forma, ele pode ser encontrado principalmente em regiões de Mata Atlântica e até mesmo na Floresta Amazônica, já que ela realmente possui uma fauna muito rica.

Apesar de ser um animal icônico brasileiro, devemos dizer que atualmente ele se encontra ameaçado de extinção principalmente por conta da intensa atividade de desmatamento nas áreas em que ele vive, e é exatamente por isso que devemos prestar mais atenção a esse animal, principalmente porque essa é uma espécie endêmica que não existem em outros locais.

Portanto, agora você já sabe algumas outras características interessantes sobre o sagui e também entende por que esse animal na verdade não é considerado um macaco.

Mico

Mico-Leão-Dourado
Mico-Leão-Dourado

Há muito tempo os micos eram classificados no mesmo gênero que o sagui, ou seja, eram classificados no gênero Callithrix. Porém, com o passar do tempo percebeu-se que esses animais não eram iguais, e dessa maneira o mico passou a ser classificado no gênero Mico.

Esse é um animal também de porte pequeno que possui colorações principalmente beges e brancas, fazendo com que ele se pareça um pouco mais angelical do que o sagui que citamos anteriormente, mas igualmente esperto na sobrevivência de floresta.

Diferentemente do sagui, essa espécie pode ser encontrada em diversos países da América do Sul e não apenas no Brasil, sendo que suas aparições mais recorrentes são na Bolívia e no Paraguai, já que esses locais possuem o clima propício para o desenvolvimento dessa espécie.

Muito se acredita que os micos são macacos, mas a verdade é que esse animal não pertence ao gênero Macaca, e por isso ele não se trata de um macaco, mas sim de um animal que pertence ao gênero Mico e possui apenas algumas similaridades com os macacos, como por exemplo a classe Mammalia, já que esses também são mamíferos.

Dessa maneira, agora você também já sabe mais algumas informações interessantes que você provavelmente ainda não sabia sobre os micos!

Mico, Macaco E Sagui – Diferenças

Já explicamos detalhadamente o que é um macaco, o que é um mico e o que é um sagui. Então, chegou a hora de pararmos para analisar quais são as diferenças existentes entre esses animais, já que elas não ficam tão claras para a grande maioria das pessoas.

Em primeiro lugar, micos e saguis não são considerados macacos pois eles não fazem parte do gênero Macaca e essa com certeza é a principal diferença existente entre esses animais e os macacos verdadeiros, mesmo que muitas pessoas pensem que eles são macacos por conta da anatomia.

Em segundo lugar, enquanto o sagui é encontrado apenas no Brasil por se tratar de uma espécie endêmica, o mico pode ser encontrado em diversos países diferentes da América do Sul, e por isso corre menos riscos de extinção e também passa por maior variabilidade genética.

Por fim, esses dois animais se parecem até um certo ponto, já que a cor da pelagem é diferente e por esse motivo fica muito mais simples diferenciar um do outro.

Portanto, agora você já sabe algumas diferenças principais existentes entre os macacos, os micos e os saguis. Você já sabia quais eram essas diferenças ou aprendeu todas agora? Conte para a gente pois estamos curiosos!

Você se interessa por esse tipo de conteúdo e quer aprender ainda mais através do nosso site? Que bom! Leia também aqui mesmo: Ornitorrinco Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Veja também

Saola - Unicórnio Asiático

Comportamento do Saola: Hábitos e Modo de Vida do Animal

O Saola é um tipo de antílope que é encontrado nativamente nas florestas da fronteira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *