Home / Plantas / Qual a Época De Floração Da Glicinia? Qual Estacão Do Ano?

Qual a Época De Floração Da Glicinia? Qual Estacão Do Ano?

Existem muitos tipos de plantas ornamentais, dentre as quais, a trepadeiras ganham bastante destaque por conta do seu volume, ocupando um grande espaço onde são cultivadas. Dentre as trepadeiras mais bonitas, podemos citar a glicinia. Já ouviu falar dela? Inclusive, sabe quando ocorre a sua floração? É o que responderemos a seguir.

Algumas Características Básicas Dessa Trepadeira

Pertencente à família das leguminosas, a glicinia é uma trepadeira de origem japonesa, cujas espécies mais conhecidas por quem cultiva plantas ornamentais são a Glycine Floribunda Willd e a Wisteria Chinensis. Um dos grandes atrativos dela são suas flores de coloração lilás, branca e rosa, o que deixa o conjunto muito bonito para servir de decoração em praticamente qualquer ambiente.

A Wisteria Chinensis, que e uma espécie chinesa, apresenta inflorescências ~mais curtas do que outras espécies, porém, bem mais numerosas se comparadas à Glycine Floribunda Willd, por exemplo. Uma característica comum a praticamente todas as espécies são suas vagens compridas e amarronzadas, possuindo sementes de até 1 cm de comprimento. Outras variedades de glicinia também ocorrem na natureza, com portes diferenciados.

O crescimento desse tipo de trepadeira, em geral, é de lento a moderado, podendo até mesmo levar alguns anos para que a planta vire um vegetal adulto, e, enfim, inicie o seu florescimento. Contudo, há uma vantagem nisso: trata-se de uma planta, na maior parte dos casos, muito longeva, podendo chegar a quase 100 anos de idade.

Quais lugares mais adequados para uma glicinia? Geralmente, utiliza-se essa planta para cobrir arcos, pérgulas e portões, o que acaba deixando uma espécie de ar nobre na paisagem do lugar. No entanto, por ser um vegetal de crescimento vigoroso, não é nem um pouco indicado para estruturas que sejam muito frágeis. Também é comumente usada para cultivo em vasos, ao estilo bonsai.

E, Qual a Época De Floração De Uma Glicinia?

Em relação a essa questão de qual época do ano é a mais adequada para o florescimento dessa planta, isso vai depender de uma série de fatores, entre eles, o clima da região onde a planta está se desenvolvendo. No geral, o melhor clima para se cultivar essa trepadeira é o temperado, pois gostam de lugares mais amenos nesse sentido, e até mesmo são resistentes por algum tempo à geadas.

Por conta disso, a época do ano na qual a floração dessa planta acontece frequentemente é entre os meses de maio e setembro. Contudo, até mesmo essa questão se diferencia todo ano, em maior ou menos quantidade. Vai depender muito da temperatura estar agradável, puxando mais para o frio, para que o florescimento ocorra mais facilmente.

Não é à toa, por exemplo, que algumas das regiões nas quais a glicinia se dá melhor é em Campos do Jordão e na Serra da Mantiqueira (no estado de São Paulo), e também nos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, onde o clima ameno desses lugares auxilia bastante no florescimento dela. Em suma, quer ter um florescimento abundante dela? Basta plantá-la em lugares com climas similares.

Cultivo Da Planta E Cuidados Básicos

O mais ideal é cultivar a glicinia sob sol pleno, preferencialmente, em solo bastante fértil, e que seja rico em material orgânico. É precisa atentar também para o fato de que se trata de uma trepadeira bastante vigorosa e robusta. Ou seja, se ela for cultivada em determinadas estruturas (como pergolatos, por exemplo), será necessário que essas construções sejam sólidas e consistentes o suficiente para aguentar sustentar essa planta.

Outros cuidados essenciais para com esse tipo de trepadeira é com relação às regas (que precisam ser regulares), e com outros procedimentos que precisam ser feitos ao longo da vida da planta, como tutoramento, adubações periódicas e podas que precisam ser feitas anualmente.

Em geral, trata-se de uma planta que, como já deu pra perceber, gosta bastante de climas frios, dando-se bem também em climas subtropicais e mediterrâneos em geral. Ela pode até ser cultiva em regiões mais quentes, sem nenhum problema, porém o desempenho dela não será o mesmo (em especial, no que se refere ao florescimento dela).

Árvore da Glicinia
Árvore da Glicinia

Já em regiões onde o clima é temperado, a glicinia pode sofrer um pouco com geadas adiantadas na época de floração. Cresce sob sombra parcial também, porém, o florescimento será menor do que o esperado.

E, finalizando, estamos falando de uma planta tóxica, e que, por isso mesmo, precisa ser colocada fora do alcance de crianças e de animais domésticos em geral.

Cuidados Específicos Com a Glicinia

De um modo geral, o solo em que essa trepadeira esteja, precisa ser muito bem adubado, e com bastante frequência, pois, dessa forma, a planta crescerá muito e de maneira saudável. Esse mesmo solo precisa também ser bem drenável, já que a planta não gosta nem um pouco de uma terra extremamente encharcada.

O mais conveniente é que a adubação seja feita com os seguintes materiais: ou farinha de ossos ou npk 10-10-10, sempre no mês de abril. E, como já dissemos anteriormente, mesmo que o solo não possa ficar encharcado, as regas precisam ser frequentes.

Outra dica é que, todo ano, pelo menos, uns 2 meses logo após a floração, o ideal é podar essa trepadeira, com o intuito de deixar os seus ramos mais curtos, em tamanhos que devem variar entre 20 e 30 cm, mais ou menos.

Bom salientar ainda que essa planta convive tranquilamente com outras espécies de trepadeiras sem o menor problema. Ou seja, cominá-la com outras variedades pode ser uma ótima ´pedida para quem deseja fazer uma composição diferente na paisagem, em especial, em estruturas como pergolatos.

Como acabamos de ver, a glicinia, é uma trepadeira, cujo florescimento acontece, especialmente, nos meses mais frios do ano, sendo uma planta que se dá muito bem em climas temperados, e que mesmo demorando para florescer, quando isso ocorre, é um espetáculo duradouro. Claro, vai depender muito da sua manutenção da planta, que nem é tão trabalhosa de cuidar assim, mas que necessita de certos cuidados mínimos.

Uma trepadeira que, sozinha ou unida a outras do mesmo tipo, deixa qualquer paisagem bem mais deslumbrante.

Veja também

Quais os Males que a Chia Pode Causar?

A chia (nome científico Salvia hispanica L.) é uma semente que vem se tornando bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *