Home / Animais / Ornitorrinco Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Ornitorrinco Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

O ornitorrinco provavelmente um dos animais mais extraordinários do mundo. Existe apenas uma espécie viva de ornitorrinco, nativa apenas da Austrália. A seguir algumas curiosidades e fatos sobre os ornitorrincos.

Anatomia e Reprodução

O ornitorrinco tem um corpo plano e aerodinâmico, que lembra um castor. O corpo e a cauda plana são cobertos com uma pelagem acastanhada, que repele a água. Os pés dianteiro e traseiro têm moscas com membranas semelhantes às de um pato. O corpo tem entre 30 e 40 cm, a cauda entre 10 e 15 cm de comprimento. Os ornitorrinco pesam entre 0,5 e 2,5 kg. Os animais machos são aproximadamente um terço maiores que as fêmeas. O ornitorrinco tem um bico flexível que se assemelha a um bico de pato.

Foto de um Ornitorrinco
Foto de um Ornitorrinco

Eles têm uma temperatura corporal muito baixa de apenas 32 graus Celsius. Uma característica especial são os esporos de veneno dos machos, localizados nas patas traseiras. Eles excretam um veneno que é produzido apenas durante a estação de acasalamento. A estação de acasalamento do ornitorrinco é de julho a outubro. Após a fertilização, após 12 a 14 dias, a fêmea deposita seus ovos em uma terraplenagem especialmente projetada. Os três ovos geralmente são incubados por cerca de 10 dias. Os filhotes são amamentados e deixam o prédio depois de cinco meses. Após cerca de dois anos, eles finalmente são sexualmente maduros e estima-se que tenham entre cinco e oito anos.

Os ornitorrinco são encontrados no leste e sudeste da Austrália e na Tasmânia. Eles vivem em pé limpo ou fluindo água doce. Eles são solitários e ativos à noite. A maior parte de suas vidas é gasta na água ou em um dos vários edifícios. O ornitorrinco é excelente para nadar e mergulhar, mas também em terra se move com habilidade e rapidez.

Os ornitorrincos são carnívoros e se alimentam principalmente de larvas de insetos, vermes e caranguejos. A presa está embaixo d’água, caçada por receptores sofisticados no bico. Presas capturadas são armazenadas em bolsas e comidas na superfície. Seus predadores naturais incluem grandes aves de rapina, pitões, lagartos-monitor, raposas vermelhas e o bacalhau Murray (poleiro, que pode crescer até 1,80 metros de comprimento). O ornitorrinco é um dos animais mais incomuns do mundo. Parece ter sido composto de muitos animais, como se o Dr. Frankenstein está trabalhando. Externamente, lembra os seguintes animais: castor de A princípio, o ornitorrinco era considerado “falso” e acreditava que um bico de pato era costurado a um castor. Até Charles Darwin ficou surpreso em 1836, quando descobriu esse animal extraordinário e escreveu em seu diário: “Se alguém acredita apenas em seu próprio entendimento, poderia exclamar: Certamente, dois criadores diferentes devem estar trabalhando aqui”.

Caça

Foto de um Ornitorrinco Dentro da Água
Foto de um Ornitorrinco Dentro da Água

O ornitorrinco vive principalmente em córregos e rios, onde procura comida na água. Por ser quase cego e surdo, desenvolveu uma estratégia especial para detectar presas. Pelo bico, ele percebe sinais elétricos de outros animais, como uma antena. Estes são causados ​​pelo enrijecimento dos músculos, por exemplo. B. quando um animal estava com medo e quer voar.

Por esse motivo, o ornitorrinco sempre move seu bico na caça para determinar a origem dos sinais com a maior precisão possível. Por não ter dentes, esmaga sua presa com as duas placas de bico. O ornitorrinco fecha os olhos, ouvidos e narinas enquanto nada. Como uma hélice, a parafusa para a frente com a ajuda de seus pés dianteiros. Retarda e controla com os pés traseiros. Ornitorrincos masculinos têm uma picada venenosa na perna traseira. Serve os machos na luta pelas fêmeas. Quando uma pessoa entra em contato com esse veneno, não é fatal, mas pode causar dor que pode durar meses (!).

Procriação

Filhote de Ornitorrinco
Filhote de Ornitorrinco

Existem apenas duas famílias de mamíferos que põem ovos. A família do ornitorrinco e do tamanduá. Nas duas famílias, há um total de cinco espécies de mamíferos que põem ovos: o ornitorrinco, o ouriço de bico longo e três ouriços de bico curto.

Os ornitorrincos são uma curiosidade da evolução. Um ornitorrinco parece uma toupeira flutuante com bico de pato e cauda de castor. As cascas são supostamente mamíferos, o que parece ser uma contradição em termos de como você põe ovos. Por outro lado, o ornitorrinco não pertence aos répteis porque possui calor corporal ativo. Não pertence aos pássaros, porque não tem asas. Mas os ornitorrinco ainda têm uma forma peçonhenta no retropé, uma característica que se preferiria de um réptil… A biologia é melhor do que justificada ou não para os mamíferos e, na verdade, como mamífero primitivo, a transição de répteis e mamíferos. O ornitorrinco poderia sobreviver apenas na Austrália, conhecida por animais estranhos. Talvez só tenha sobrevivido porque nenhum outro animal quis comer. O ornitorrinco é sem dúvida um dos animais mais distintos do planeta. Aqui estão algumas coisas que você talvez não soubesse sobre essa criatura peculiar.

Naturalmente, esta criatura única existe apenas no continente australiano. O ornitorrinco é um animal semi-aquático, encontrado principalmente na parte oriental do continente australiano. Embora o ornitorrinco põe seus ovos, este animal pertence à classe dos mamíferos porque alimenta sua prole. O ornitorrinco é comumente encontrado no leste da Austrália . Eles vivem em rios ou lagos de água doce e fazem tocas nas bordas como esconderijo e abrigo. A fauna, que possui bico de pato, atua principalmente no período noturno e usa os pés com membranas para nadar. Ao nadar, o ornitorrinco fecha os olhos. Eles costumam nadar debaixo de água por 2 minutos, antes de retornar à superfície para respirar oxigênio.

Fatos

Mesmo assim, eles podem permanecer na água por até 10 minutos e, devido à sua flutuabilidade natural, devem descansar sob outros objetos para fazê-lo.O comprimento do corpo do ornitorrinco varia de 30 a 45 cm e caudas de 10 a 15 cm cobertas por um casaco peludo.

O casaco tem três camadas diferentes. A primeira camada serve para manter a temperatura corporal do animal permanece quente. A segunda camada serve como uma camada de vedação, enquanto a terceira camada consiste em cabelos lisos e planos que são úteis para detectar objetos próximos. O ornitorrinco tem um peso corporal médio entre 1 e 2,4 kg, com idade de 12 anos.

Ornitorrinco Nadando
Ornitorrinco Nadando

Essa idade pode ser menor do que a por causa de várias ameaças predatórias, como cobras, lagartos, ratos e raposas. Outra ameaça ao ornitorrinco são os seres humanos, através de várias atividades de poluição das vias navegáveis ​​e desmatamento.O principal alimento desses animais são larvas de insetos, vermes e outros insetos de água doce. O ornitorrinco pode armazenar suas presas em uma bolsa especial que fica atrás do bico, para consumo após o retorno à superfície.

A seguir, alguns fatos exclusivos sobre o ornitorrinco:

  • 1. O ornitorrinco pode comer alimentos com a mesma quantidade de seu próprio peso corporal dentro de 24 horas!
  • 2. O ornitorrinco masculino é maior que as fêmeas. Eles se casam uma vez por ano entre junho e outubro. Os ornitorrinco fêmeas produzem entre 2 e 4 ovos e os incubam por um período de duas semanas.
  • 3. Quando nascem ornitorrincos, eles comem leite da mãe. A mãe retira o leite das grandes glândulas sob a pele.
  • 4. Se você acha que o ornitorrinco é um animal australiano fofo, fofo e bom, a avaliação não está totalmente correta. O ornitorrinco masculino possui esporas ocas com cerca de 15 mm de comprimento na parte interna das duas patas traseiras. Este esporão está conectado à glândula venenosa que este animal usará para se defender dos predadores. O veneno é forte o suficiente para matar um cachorro pequeno ou causar dor extrema aos seres humanos.
  • 5. A glândula nos esporões masculinos de ornitorrinco atinge o pico de sua atividade na estação de acasalamento. Muitos argumentam que a arma era comumente usada em reuniões agressivas entre companheiros ornitorrincos do sexo masculino durante a temporada.

Veja também

Animais que Começam com a Letra F: Nomes e Características

A fauna animal é diversa de A a Z. A numerosa quantidade de espécies, filos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *