Home / Animais / Porque a Borboleta Pousa na Flor? Como Ela Poliniza?

Porque a Borboleta Pousa na Flor? Como Ela Poliniza?

As borboletinhas tornam nosso mundo um tanto mais colorido. Suas vívidas tonalidades das asas, bem como as trajetórias de vôos flutuantes lhes confere um toque mais que especial de maravilhas e belezas à natureza. Entretanto, elas são muito mais do que isso. Por exemplo, você sabe por que a borboleta pousa na flor?

Esses insetos são do tipo que:

  • Auxiliam as flores na polinização;
  • Comem diversas ervas daninhas;
  • Fornecem boas fontes de alimentos para muitos outros animais.

Além do mais, sua ausência ou presença pode relatar muitas coisas acerca dos ambientes locais.

Se você está curioso sobre a polinização e sobre por que a borboleta pousa na flor, leia o artigo até o fim. É certo que se ficará surpreso com as informações.

O Que é Polinização?

A polinização é a forma de transferência dos grãos do pólen das anteras masculinas de determinadas flores para os estigmas femininos. A intenção de todos os organismos vivos é criar maneiras de se ter uma próxima geração.

As plantas conseguem se reproduzir de várias formas. Uma delas é dando origem a sementes. A semente contém as informações genéticas para a produção de novas plantas. A flor é uma ferramenta que a planta usa para criar sua semente.

A semente só pode ser produzida quando os pólens são transferidos entre as flores de uma mesma espécie. A espécie se define como a população dos indivíduos capazes de efetuar o cruzamento livre uns com os outros. Entretanto, devido às barreiras reprodutivas, geográficas, entre outras, não cruza com membros das outras espécies.

Polinização da Borboleta
Polinização

Como O Pólen Passa De Uma Flor Para a Outra?

A flor deve contar com o vetor para mover os pólens. Esse vetor pode incluir:

  • Água;
  • Vento;
  • Insetos;
  • Pássaros;
  • Borboletas;
  • Morcego;
  • Outros animais visitantes de flores.

Estes indivíduos que fazem a transferência do pólen das plantas são os “polinizadores”.

As polinizações são geralmente uma consequência que não é intencional das atividades de animais em flores. Os polinizadores geralmente estão coletando comendo pólens por conta de suas proteínas, mas também das demais características nutricionais. Podem somente estar sorvendo o néctar quando os grãos passam a se ligar ao seu corpo.

Quando os animais visitam outras flores com a mesma intenção, os pólens podem cair dentro do estigma, resultando nas reproduções bem-sucedidas.

Quando estão no estigma, os pólens podem “germinar”. Isso significa que os “tubos de pólen” acabam se formando na superfície de textura pegajosa, crescendo nos óvulos das plantas.

As Polinizações Dos Insetos: Por Que a Borboleta Pousa Na Flor?

A borboleta não é apenas uma criatura bonita. Ela faz muito por todo o meio ambiente. Uma de suas maiores contribuições para a natureza está relacionada com o por que a borboleta pousa na flor.

Assim como a abelha, este inseto é polinizador de plantas. Dessa forma, fornece controles populacionais para as diversas espécies de plantas, bem como insetos, ao comê-los.

Infelizmente a espécie serve como forma de alimento para outros animais. Por ser tão sensível às mudanças nos ecossistemas, pesquisadores utilizam a população das borboletas, bem como as alterações comportamentais como métricas para problemas nos ambientes locais.

Polinizações Vegetais

A borboleta adulta bebe o néctar de flores das plantas. Ela usa uma tromba longa para ter o alcance profundamente da floração até alcançar o néctar. A probóscide, que é parte de sua boca, funciona tal como um canudo longo. O inseto acaba se enrolando em espiral quando não está em uso.

Como a abelha, bem como outros polinizadores, o por que a borboleta pousa na flor é simples. Ela pega o pólen enquanto bebe do néctar dela. Dessa forma, quando parte para outras plantas, o pólen a acompanha. Isso ajuda a polinizar muitas espécies vegetais.

Os humanos consomem aproximadamente 1/3 dos alimentos que nos quais os polinizadores, tal como a borboleta, trabalha.

Asas No Trabalho: Borboletas Polinizam Plantas, Mas De Maneiras Diferentes De Todas as Outras Espécies

As abelhas são as polinizadoras mais conhecidos, uma vez que carregam pólen por todo o corpo enquanto voam de flor em flor. Mas as borboletas também fazem sua parte justa na polinização.

As abelhas, estando ligadas ao cultivo comercial de frutas e legumes, são consideradas as mais importantes. Eles polinizam em áreas menores e são muito boas no que fazem.

Já as borboletas podem viajar distâncias maiores, garantindo cobertura de quantidades iguais de plantas com flores. Mas isso não é tudo. Também existem os morcegos, mariposas e pássaros.

Você já sabe por que a borboleta pousa na flor, portanto deve saber também que o número dessa polinizadora está sendo reduzido. Entretanto, não é uma simples redução, mas sim, em taxas alarmantes. Isso está ocorrendo por conta da:

  • Perda de habitat;
  • Urbanização;
  • Uso excessivo de pesticidas.
    Borboletas Polinizam Plantas
    Borboletas Polinizam Plantas

Um Pouco Mais Sobre O Por Que a Borboleta Pousa Na Flor

As borboletas gostam de pousar em cabeças de flores maiores quando caçam néctar. Assim, coletam pólen nas pernas e no corpo enquanto procuram comida.

As pernas e a probóscide da borboleta são mais longas e mais distantes do pólen da flor. Deste modo, menos pólen se acumula nas partes do corpo do que no caso das abelhas, mas ainda assim é uma polinizadora muito eficiente.

Por que a borboleta pousa na flor você já sabe, mas não deve saber que algumas espécies podem viver até seis meses a mais do que a maioria. Isso se deve possivelmente à sua capacidade de coletar pólen fora da tromba. Pode ser também ao uso de enzimas secretas para decompor o pólen em aminoácidos que elas digerem.

As borboletas polinizam durante o dia, enquanto as flores estão abertas. Assim, podem ter uma melhor percepção de cor do que as abelhas ou até os seres humanos.

Elas podem ver o vermelho, sua cor favorita, enquanto as abelhas não. Elas também encontram seu néctar ao serem capazes de ver luz ultravioleta, o que torna as marcações das flores muito distintas nesse caso.

Para ajudar os polinizadores a continuarem seu excelente trabalho, todos nós devemos plantar jardins coloridos. As áreas cheias e ricas em néctar podem te provar por que a borboleta pousa na flor.

Veja também

Hábitat do Marreco: Onde Eles Vivem ?

Marreco na verdade é nome popular para uma espécie de pato de pequenas dimensões, no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *