Home / Animais / Como Cuidar de um Dogo Argentino Filhote: Cuidados e Doenças

Como Cuidar de um Dogo Argentino Filhote: Cuidados e Doenças

O Dogo Argentino, também conhecido como o Mastim argentino, é um caçador e guardião originalmente desenvolvido na  Argentina. A cabeça grande com orelhas cortadas ou naturais, um pelo branco liso e porte pesado lhe são característicos. Se você quer o cão corajoso e gentil que é o Dogo da melhor maneira possível, deve se comprometer a fazer um monte de trabalhos de casa para encontrar um criador confiável e, em seguida, treiná-lo, socializá-lo e exercitá-lo todos os dias.

Como Cuidar de um Dogo Argentino Filhote: Cuidados e Doenças

Imunização – Assim como as pessoas, os cães recebem um certo grau de imunidade (conhecido como imunidade materna) que é transmitida de suas mães no nascimento e também logo depois através do leite. As vacinas não podem estimular efetivamente o sistema imunológico do filhote até que essa imunidade materna acabe.

Como a imunidade materna diminui lentamente ao longo do tempo, os filhotes devem ser vacinados a cada 2 a 3 semanas até os 4 meses de idade. Isso garante que o filhote receba uma dose eficaz da vacina logo após o término da proteção materna. Restringir o acesso a cães não vacinados até que toda a série de vacinações seja dada é importante para evitar doenças.

Os filhotes precisam de vacinas frequentes até os 4 a 5 meses de idade.

Vermifugação – Parasitas intestinais são mais comuns em filhotes. As larvas são frequentemente passadas pela placenta ou pelo leite da mãe. Os vermes são tão comuns que os filhotes novos são frequentemente tratados com um vermífugo de amplo espectro como medida preventiva de rotina. Os exames fecais, com tratamentos adicionais, conforme necessário, geralmente são realizados a cada 2 a 4 semanas, até que 2 exames fecais sucessivos sejam negativos.

Nutrição – A nutrição adequada é importante ao longo da vida de um cão e é especialmente crítica durante a infância. É difícil para os filhotes em crescimento consumirem calorias, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais suficientes para atender às suas necessidades de crescimento e desenvolvimento rápidos.

Os filhotes precisam de várias refeições diárias de um alimento especialmente formulado. O número de refeições diárias pode diminuir gradualmente à medida que o filhote envelhece, mas a alimentação com uma dieta de filhote de marca deve continuar até a idade adulta, que é de 9 a 12 meses na maioria dos cães, mas até 2 anos em raças gigantes, como o dogo argentino.

Hipoalergênicos – Você deve ter ouvido falar que esta raça é hipoalergênica. Isso não é verdade. Nenhuma raça é. As alergias não são causadas por um tipo específico de pelo de cachorro, mas por células mortas da pele que são eliminadas por todos os cães. Não há evidências científicas de que qualquer raça ou raça cruzada seja mais ou menos alérgica do que qualquer outro cão. Algumas pessoas com alergias reagem menos severamente a cães específicos, mas nenhum criador respeitável garante que seus cães sejam hipoalergênicos.

Doenças – Dogo Argentino tem algumas condições clínicas que podem ser uma preocupação, por isso é necessário ser criterioso na hora da compra. Estas condições clínicas incluem displasia da anca, tireoidite autoimune e surdez. A raça tem propensão  a alergias ou outros problemas de pele.

Filhote ou adulto, leve seu Dogo Argentino ao seu veterinário logo após a adoção. Seu veterinário poderá detectar problemas visíveis e trabalhará com você para estabelecer um regime preventivo que o ajudará a evitar muitos problemas de saúde e, principalmente, a observar os primeiros sinais de diabetes e problemas de pele, incluindo infecções de ouvido.

Compra de Filhote – Escolha um criador que cumpra o Código de Ética do Dogo Argentino, que proíbe vendas a pet shops ou atacadistas e descreve as responsabilidades do criador em relação à raça e aos compradores. O Dogo Argentino não é especialmente comum; portanto, você pode esperar seis meses ou até um ano ou mais antes que um filhote esteja disponível.

Nunca, jamais, compre um filhote de cachorro em uma loja de animais ou site da Internet que ofereça muitas raças e misturas populares, ou que seja enviado sem perguntas. Se você comprar um filhote dessas fontes, terá mais chances de adquirir um filhote insalubre, não socializado e difícil de treinar em casa e apoiará a crueldade das fábricas de filhotes de alto volume.

Adoção – Considere um cão adulto de um abrigo ou grupo de resgate. Muitos dos problemas de saúde em Dogo Argentinos não são aparentes na infância, mas ao adotar um cão adulto, a maioria deles pode ser descartada. Como um Dogo Argentino pode viver até 10 anos ou mais, mesmo um cão adulto ficará com sua família por um longo tempo.

Filhote de Dogo Argentino
Filhote de Dogo Argentino

Estabeleça  um bom contrato com o vendedor, abrigo ou grupo de resgate que explique responsabilidades de ambos os lados, garanta que você e a pessoa de quem você recebe o cachorro entendem seus direitos e recursos.

Seguro de Saúde – O seguro de animais para o Dogo Argentinos é mais caro do que de raças mistas. Isso ocorre porque os Dogo Argentinos são muito mais propensos do que os cães de raças mistas a reivindicar condições hereditárias caras de tratar.

Os planos de seguro oferecem cobertura total para todas as condições específicas da raça (excluindo aquelas que são pré-existentes) às quais o Dogo Argentinos é suscetível. Você não pode prever o que acontecerá no futuro, e o seguro  é a única coisa que você não pode obter quando mais precisa.

Rotinas – Limpe os ouvidos semanalmente, mesmo quando filhote; Ela pode ter uma tendência a queimar-se devido ao seu casaco todo branco. Evite a exposição prolongada ao sol; Ela tem uma unidade de presas alta, então precisa andar com trela e um quintal cercado é uma obrigação;

Glaucoma – O glaucoma, uma doença ocular que afeta Dogo Argentinos e também as pessoas, é uma doença extremamente dolorosa que rapidamente leva à cegueira se não for tratada. Os sintomas incluem estrabismo, olhos lacrimejantes, azulado da córnea  e vermelhidão na parte branca dos olhos. A dor raramente é percebida pelos donos de animais, embora seja frequente e possa ser intensa. As pessoas que têm certos tipos de glaucoma costumam relatar que parece ter uma facada no olho com um picador de gelo! Em casos avançados, o olho pode parecer ampliado ou inchado, como se estivesse abaulado.

Surdez – Surdez hereditária foi observada em algumas linhagens do Dogo; portanto, se seus ouvidos estiverem saudáveis ​​e ele ainda estiver ignorando você, poderá ser necessária uma avaliação auditiva mais completa, incluindo análise de ondas cerebrais.

Veja também

Como Cuidar de um Basset Hound Filhote: Cuidados e Doenças

Você já ouviu falar do cão Basset Hound? Pois bem, esta raça possui cãezinhos bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *