Home / Animais / Por que o Golfinho é Um Mamífero? Ele é Peixe?

Por que o Golfinho é Um Mamífero? Ele é Peixe?

Os golfinhos são animais marinhos muito conhecidos e que são considerados bem comunicativos, eles brincam e se comunicam com os humanos sempre que possuem contato com eles. Ele pode até ser um animal que carrega a fama de brincalhão. Mesmo sendo um animal bem conhecido, muitas pessoas ainda possuem algumas dúvidas sobre ele, como por exemplo, se ele é um animal marinho mamífero ou também se ele é considerado um peixe. Por conta dessas dúvidas, esse texto será focado mais na classificação dos golfinhos.

Primeiro leia um pouco sobre as características dos golfinhos para que haja uma familiarização com o animal e depois leia sobre o nome científico dele e sua classificação e se ele pertence a classe dos peixes ou não.

Principais Características dos Golfinhos

Todos já sabemos qual animal é o golfinho e como ele é, quando escutamos seu nome já associamos automaticamente com a imagem que o representa, mas talvez haja informações sobre ele que você não saiba ou que ainda possua algumas dúvidas, e é por conta disso que vamos te falar algumas características desse animal. Os golfinhos são animais que possuem uma testa achatada e uma longa estrutura e fina na parte da frente de seu rosto, essa estrutura se assemelha bastante a um bico.

Os golfinhos são animais marinhos capazes de mergulharem até em grandes profundidades, conseguem também nadar até 40 quilômetros por hora e em algumas espécies eles conseguem saltar até cinco metros de altura acima da superfície da água. A dieta alimentar deles é formada basicamente de vários tipos de peixes e de lulas. O tamanho deles varia de acordo com a espécie ao qual pertence porem o tamanho geralmente é de 1,5 metros a até 10 metros de comprimento e o macho normalmente é maior que a fêmea, e o peso também é algo que varia bastante, podendo ir de 50 quilos até 7000 quilos.

Golfinho Características

Possuem uma estimativa de vida entre 20 até 35 anos. A cada gestação dão a luz a um filhote, e como os humanos, eles não praticam o ato do sexo apenas para a reprodução, mas para possuírem prazer também. Os golfinhos possuem o hábito de conviverem em grupos, pois são animais bem sociáveis, tanto entre os animais que pertencem ao mesmo grupo e espécie quanto os outros animais de diferentes espécies. Eles respiram através dos pulmões e quando estão dormindo, apenas um hemisfério cerebral dorme isso ocorre para que eles não corram o perigo de se afogarem e acabarem morrendo. Eles também possuem o hábito de viverem mais próximos a superfície, não tendo muito o costume de mergulharem até altas profundidades.

O fato dos golfinhos serem tão estudado por pesquisadores e cientistas ocorre por conta da enorme inteligência que eles possuem. Além de serem muito inteligentes, os golfinhos possuem o sentido de eco localização, que são basicamente orientações de onde há coisas por meio de ecos, eles usam esse sentido para caçarem suas presas e para conseguirem nadar entre os obstáculos que pode haver onde eles estiverem. Algumas espécies dos golfinhos possuem dentes, que são como barbatanas, essas usadas para filtrar a comida e a água.

Classificação dos Golfinhos e Nome Científico

Agora vamos falar sobre a classificação e sobre o nome científico que os golfinhos possuem. Eles pertencem ao Reino Animalia, pois eles são considerados animais. Fazem parte do Filo Chordata, esse é o grupo que inclui todos os animais que são tunicados, vertebrados e anfioxos. São incluídos na Classe Mammalia, classe que engloba os animais vertebrados, podendo ser eles animais terrestres ou aquáticos e também os animais que possuem glândulas mamárias, em que as fêmeas vão produzir leite quando entrarem na gestação. Pertence a Ordem Cetacea, essa é uma ordem que contém todos os animais que vivem no meio aquático e que pertence a classe Mammalia, que é a classe dos mamíferos. A família dos golfinhos é a Família Delphinidae e o nome científico deles vai variar de espécie para espécie.

Os Golfinhos são Considerados Peixes? Por que?

Esta é uma pergunta que muitas pessoas se fazem, se os golfinhos são considerados de verdade uma espécie ou tipo de peixe ou não. E mesmo que muitas pessoas contrariem isso, não, os golfinhos não são considerados peixes, até porque eles são mamíferos. E eles são animais marinhos considerados mamíferos pelo fato de possuírem glândulas mamárias, essa é a glândula que possui a função de produzir o leite, e também são animais de sangue quente, assim como os humanos. A pergunta “Os golfinhos são considerados peixe?” parece ser uma pergunta que terá uma longa resposta, porém a resposta é simples e pequena, não precisando ter muitas explicações para quem está lendo entender.

Golfinhos no Fundo do Mar

Curiosidades Sobre Os Golfinhos

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os golfinhos, tanto na área de características deles, quanto na área de classificação científica, vamos falar sobre algumas curiosidades e fatos interessantes sobre esse animal.

  • Depois dos humanos, os golfinhos são considerados o animal que mais possui comportamentos, esses que não estão ligados à reprodução e nem a alimentação.
  • A gestação desse animal marinho passa dos 12 meses e quando o filhote nasce ele depende da mãe para se alimentar e também para ser levado até a superfície para que ele possa respirar.
  • Eles são animais capazes de mergulharem até 400 metros de profundidade, porém só conseguem passar cerca de 8 minutos dentro da água.
  • Os golfinhos são animais muito vistos na superfície da água acompanhando vários barcos, até porque eles passam a maior parte do dia fazendo isso.
  • Os predadores naturais dos golfinhos são o tubarão e os próprios seres humanos.
  • O Japão está em primeiro lugar na lista dos países que mais caçam golfinhos, isso ocorre por conta de que lá a caça as baleias foi proibida, então eles utilizam a carne dos golfinhos para substituir a da baleia.
  • Além das caças que citamos acima, a captura desse animal para servirem de atração em parques, faz com que o número da espécie caia, até porque quando eles estão vivendo em cativeiro é muito difícil que ocorra a reprodução e também a estimativa de vida deles cai bastante.

Se interessou pelo universo dos golfinhos e quer saber mais sobre eles? Então acesse esse link e leia mais um de nossos textos relacionado a esse assunto: http://Qual é a Cor do Golfinho Comum?

Veja também

Comportamento do Vombate, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Você já ouviu falar do vombate? Caso não, pode ficar tranquilo. Este animal não é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *