Home / Animais / Por Que Gatos Comem Plantas?

Por Que Gatos Comem Plantas?

Se você tem um gato, com certeza você já reparou que alguma vez você já viu seu gato comendo grama ou qualquer outro tipo de planta que estivesse ao alcance do felino, não é mesmo? Algumas pessoas já constataram até mesmo que seus gatos foram pegos comendo a coroa do abacaxi que estava na fruteira, por exemplo.

Muitas vezes, nós, cuidadores de gatos, compramos rações exclusivas, sachês dos mais saborosos, com sabor de frango, carne ou de atum, mas o felino tem preferência pela grama do quintal.

Inclusive, em muitas lojas de pet, na área dos felinos, é possível comprar um pequeno vasilhame onde brota grama, específico para apartamentos, por exemplo, para evitar com que o gato coma as plantas usadas para a ornamentação do ambiente.

Mas, afinal, por que os gatos fazem isso? Nesse artigo você vai entender qual é a necessidade que os gatos sentem ao fazer esse tipo de ato.

Vale lembrar que isso não é uma exclusividade dos felinos, pois essa atitude também é bastante praticada pelos cachorros e muitos outros animais que não são domésticos.

O ato de comer plantas está ligado a uma necessidade que os animais sentem em se cuidarem e se medicarem através de nutrientes presentes na natureza.

Acompanhe o artigo para informações específicas.

Os Gatos Não Comem Plantas ou Grama Para se Alimentar

Como eu havia citado anteriormente, podemos comprar os mais variados e melhores tipos de rações e complementos saborosos para os gatos e eles vão evitar esses para ir comer grama e plantas que podem encontrar.

Nessas vezes, as pessoas acham que o gato prefere se alimentar de gramíneos ao invés de comer ração, mas isso não é verdade.

Gato Comendo Planta
Gato Comendo Planta

Quando o gato come planta ou grama, significa que ele, instintivamente, está tentando procurar elementos que venham a ajudar algum mal-estar que o mesmo esteja sentido, principalmente quando se trata de estômago.

Ao sentirem que algo está incomodando seu estômago, o gato procura comer planta ou grama para adquirir seus ácidos fólicos, que é uma vitamina ideal para seu bem-estar.

Estudos apontam que alguns mamíferos possuem esse instinto pelo fato de conseguirem sentir o cheiro da vitamina que também está presente no leite de suas mães. Esse ácido fólico é essencial e ajuda na produção de oxigênio na corrente sanguínea, fazendo tudo funcionar de forma correta.

Quando o gato está comendo grama, significa que ele não está se sentindo bem e que seu estômago está doendo e ele está enjoado, e é possível ver que as fezes do mesmo esteja pastosa e não rígida.

Gato Come Grama Para Ajudar Seu Intestino

Não há um estudo específico que confirme essa teoria, mas veterinários apontam ao fato de que os gatos e outros animais procuram a grama para comer para que os elementos atuem como forma de laxante, eliminando, dessa forma, aquilo que o animal sente que não o está fazendo bem.

As plantas e gramas contêm fibras, que auxiliam nesse sentido, sem falar que elas criam massa, conseguindo envolver os conteúdos que estão dentro do estômago do animal, e, consequentemente, eliminando-os através da evacuação.

Ou seja, a ideia de comer grama se trata de uma limpeza intestinal que o animal pretende induzir para que o desconforto passe.

Além disso, é muito possível constatar a presença de grama e plantas nas fezes do gato, indicando que o mesmo não está bem do estômago; além de que as fezes nunca estarão sólidas, o que é um indicativo de que o gato precisa tomar uma medicação apropriada.

No entanto, para criar ainda mais dúvidas sobre o assunto, já foi constatado que muitos gatos, simplesmente, gostam de comer gramas e outros tipos de plantas devido ao cheiro e textura, sem, necessariamente, apresentar algum tipo de mal-estar.

Lembrando que essa atividade de comer grama não é exclusividade dos gatos, mas de todos os felinos e de outros muitos mamíferos, como já foi citado anteriormente.

A única exclusividade do gato está no fato de que os mesmos comem plantas pelo simples fato de curiosidade e também pelo cheiro, sem a necessidade de estarem doentes, o que se difere dos felinos selvagens.

Outros animais que comem plantas para lutarem contra problemas intestinais são os cachorros e porcos, por exemplo.

Gato Comer Grama Faz Bem ou Pode Ser Prejudicial?

Gato Comendo Grama
Gato Comendo Grama

Essa é uma questão muito importante, já que é possível observar com facilidade gatos que comem grama e minutos depois começam a regurgitar, indicando que a atividade de comer grama pode não ser uma boa ideia.

O fato de o gato vomitar a planta ou a grama que ele mesmo ingeriu se dá pela necessidade que o organismo sente, já que o felino não possui as enzimas corretas para trabalhar na digestão de tais componentes, fazendo-o expulsar através do vômito.

Mas engana-se quem acha que o gato não sabe o que está fazendo, pois esse ato de vomitar, às vezes, é provocado propositalmente, já que o animal pode estar com algum desconforto provocado por bolas de pelos acumulados.

A ideia do gato comer plantas e grama está atrelada também ao fato de que tais elementos formam uma massa que envolve vários elementos presentes no organismo do felino, expulsando-os juntos e livrando-se, assim, do mal-estar.

De qualquer forma, o ato de comer planta é uma ferramenta que o gato procura para ajudar seu próprio organismo, e se o mesmo aparecer vomitando ou defecando e estar presente ramificações de plantas, não ache isso repulsivo, pois o gato está apenas se tratando.

O ato de comer plantas não é prejudicial para o animal, ele apenas constata o fato de que o animal não está bem, por isso se o seu gato estiver comendo plantas ou grama todos os dias, é necessário que você o leve ao veterinário para um exame mais apurado.

Compre ou Crie Sua Própria Planta ou Grama Para Seu Gato

Grama Criada em Casa Para o Consumo do Gato
Grama Criada em Casa Para o Consumo do Gato

Nada melhor do que garantir uma planta saudável para seu gato ao invés de deixar o mesmo ir procurar em locais onde haja sujeira e até mesmo contaminação por outros animais.

Crie um pequeno vasinho com plantas gramíneas e deixe em algum lugar acessível da casa para que seu gato faça proveito quando for necessário. Esse tipo de vasinho também pode ser encontrado em pet stores.

 

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *