Home / Animais / Ficha Técnica do Buldogue: Peso, Altura e Tamanho

Ficha Técnica do Buldogue: Peso, Altura e Tamanho

O buldogue é um cachorro de origem europeia, advindo especificamente da Inglaterra, de onde vem seu nome original Bulldog, cuja origem muitos acreditam que tem a ver com o porte robusto do cachorro (bull = touro), apesar do tamanho ser pequeno.

Por outro lado, sugere-se que o nome da raça tenha a ver com o fato de os buldogues terem sido os principais cachorros utilizados em um esporte chamado Bull-baiting, um esporte ignóbil praticado com mais afinco na Europa, principalmente na Espanha, que hoje em dia é proibido.

Assim como o Golden Retriever, o Buldogue é um cão que tem uma fama que atravessa continentes, sendo uma raça altamente requisitada não obstante seu valor elevado.

O buldogue é um cão caseiro que adora conforto e passa a maior parte do dia na presença de seus tutores, geralmente dormindo no seu cantinho, pelo qual preferem um pequeno colchão, caso contrário vão para os tapetes ou para os sofás.

O porte robusto do buldogue sugere que ele seja um cão ocioso, mas isso é uma ideia errônea, já que eles adoram brincar e precisam se exercitar sempre que possível, onde uma caminhada de 10 minutos é indispensável. Isso deve ocorrer especialmente com essa raça pelo fato dos buldogues terem uma propensão a se tornarem obesos, e isso é altamente negativo para os cães de qualquer raça.

Informações Indispensáveis Sobre os Buldogues

Se você está pensando em adquirir um buldogue, ou se você já possui um e quer entender mais sobre a raça, por favor, acompanhe esse artigo, pois ele será muito importante para você.

O buldogue é um animal que se adapta a muitos ambientes, seja grande ou pequeno, o que significa que ele é um cachorro que pode viver tanto em uma casa com quintal quanto em um apartamento no centro da cidade.

A raça é muito energética e exige bastante atenção, apesar de logo após alguns minutos de distração e brincadeiras, dormir por horas a fio.

A paciência e carinho por crianças são os destaques que elevam a fama dos buldogues, pois eles adoram ficar na presença de bebês e crianças, principalmente quando os cães tornam mais velhos (depois de um ano de idade).

O buldogue exige muita atenção e caso isso não seja preenchido eles podem apresentar sintomas de depressão, o que os deixará com indisposição e pouca vontade de comer.

Se você é uma pessoa muito ocupada e passa poucas horas dentro de casa, dedique-se o máximo possível a dar atenção ao seu buldogue ou pense duas vezes antes de comprar um.

Outra característica indispensável sobre os buldogues é o fato deles serem altamente atentos e protetores, sendo excelentes cães vigias.

Informações Técnicas Sobre o Buldogue

O buldogue é uma raça de cão que atinge, no máximo, 25 kg para o macho e 22 kg para a fêmea, quando eles se tornam adultos, que é quando eles atingem o primeiro ano de vida; lembrando que a maturidade do buldogue ocorre perto do terceiro ano de vida nos machos e fêmeas.

Buldogue Deitado no Chão da Casa
Buldogue Deitado no Chão da Casa

Outra informação importante sobre o buldogue é sua longevidade, que é muito curta, variando entre 8 e 10 anos de idade.

É indicado que o buldogue seja alimentado regularmente apenas com ração própria da raça, pois é muito importante saber que a alimentação ideal irá promover uma vida de qualidade para essa raça que vive tão pouco.

Assim como a alimentação, os exercícios físicos são obrigatórios, onde uma caminhada diária fará toda a diferença na vida do animal, que pode se tornar obeso e ocioso se isso não for levado a sério, e o resultado será um cão que pode viver apenas 5 anos de idade.

Não obstante esses fatores, o buldogue é uma raça com muita tendência a algumas doenças, principalmente com ataques cardíacos e câncer.

Diferentes Raças de Buldogues

O buldogue não é um cão único e exclusivo, como o Golden Retriever, por exemplo, onde, no máximo, ocorrem diferenças em tons de coloração.

As raças de buldogue podem ser definidas como:

  • English Bulldog
    English Bulldog
    English Bulldog
  • American Bulldog
    American Bulldog
    American Bulldog
  • Olde English Bulldog
    Olde English Bulldog
    Olde English Bulldog
  • French Bulldog
    French Bulldog
    French Bulldog
  • Alapaha Blue Blood Bulldog
    Alapaha Blue Blood Bulldog
    Alapaha Blue Blood Bulldog
  • Valley Bulldog

Dessas raças, a mais conhecida no Brasil é do English Bulldog, seguido pelo French Bulldog, sendo essas as mais comuns em nosso País. O Olde English Bulldog também é comercializado, mas seu preço elevado o torna menos comum do que os outros dois.

A criação de todas essas raças são iguais, onde todas exigem cuidados em comum já citados anteriormente mais acima.

Valley Bulldog
Valley Bulldog

O valor dos buldogues giram em torno de 3 mil a 5 mil reais cada filhote, onde as fêmeas podem atingir preços ainda maiores dependendo da raça.

Fatos Interessantes Sobre os Buldogues

Uma das principais informações que você precisa saber sobre os buldogues, é que essa raça é uma das poucas que não conseguem nadar, ou o fazem com muita dificuldade. Portanto, fique atento a esse detalhe, principalmente se houver uma piscina no quintal.

Outra informação de extrema importância sobre os buldogues está no fato de que essa raça possui uma enorme dificuldade de respirar em áreas onde o ar é rarefeito, e isso significa que não é indicado viajar ou ter esse animal em Países onde o ar é mais denso, além de que algumas companhias áreas proíbem o voo dessa raça em seus aviões, já que muitos já morreram quando o oxigênio ficou mais escasso em alturas mais elevadas.

Apesar de ser um cachorro paciente e brincalhão durante grande parte do dia, o buldogue pode demonstrar ser bastante agressivo quando está comendo. Para evitar esse comportamento do seu cão, basta educa-lo desde as primeiras refeições, ficando perto do cão e do pote de comida, interagindo e incentivando o mesmo a comer.

Outros fatos interessantes sobre os buldogues é que eles roncam bastante e até mesmo se engasgam durante alguns períodos de sono.

Os buldogues são cachorros temperamentais e eles podem crescer e se tornarem difíceis de lidar, mas isso só ocorrerá se eles não forem tratados e educados da forma correta.

Se você tem crianças em casa e pretende ter um buldogue, primeiramente, ensine as crianças a respeitarem o espaço do animal, não permitindo que fiquem pegando no colo o tempo todo e nem perturbando os mesmos enquanto comem, principalmente.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *