Home / Animais / Por que é que os Pássaros Cantam? Qual o Motivo?

Por que é que os Pássaros Cantam? Qual o Motivo?

Quando falamos sobre canto dos pássaros, não podemos simplesmente nos referir a uma única “voz”. O canto dos pássaros é um ótimo coro de sons complexos, é uma linguagem real em si. O “piado” seco de um pardal, o lamentável “chiado” de um pica-pau, o grito estridente de uma cotovia – cada som tem seu próprio objetivo e é usado em circunstâncias muito específicas. Para os observadores de pássaros, aprender a ‘decodificar’ a linguagem secreta dos pássaros é uma ótima maneira de identificar espécies diferentes e entender melhor seu comportamento.

Assim como vogais e consoantes fornecem a base para nossas palavras e frases, os pássaros produzem uma série de chamados, cantos e melodias em uma ‘linguagem’ tão sutil que poderia rivalizar com o nosso próprio alfabeto! Tudo isso graças a um órgão vocal especial chamado sirinx – do tamanho de uma ervilha, que fica na junção da traqueia e dos brônquios nos pulmões. Sua estrutura – que varia de acordo com cada espécie – possibilita músicas e sons tão diferentes. Cada som tem um propósito diferente e isso, por sua vez, possibilita que os pássaros se comuniquem entre si em diferentes circunstâncias.

Elas envolvem sons agudos e penetrantes – sinais de alerta usados ​​pelos pássaros sempre que se sentem ameaçados e desejam alertar os companheiros sobre o perigo. Geralmente são sons curtos, fortes o suficiente para serem ouvidos a grandes distâncias. O mesmo som é frequentemente usado por aves predadoras como parte de seu ataque. Os pássaros gastam muito tempo e energia cantando, mas não fazem o mesmo em todas as estações do ano. E alguns não conseguem cantar. Qual é o propósito do canto dos pássaros?

Pedidos de Ajuda

Assim como as crianças pedem a mãe com os braços estendidos, os passarinhos emitem pequenos gemidos e gorjeios para atrair a atenção da mãe, batendo frequentemente as asas por uma boa medida. A intensidade da chamada é baixa, mas ainda pode ser percebida claramente nas proximidades de um ninho. Os pássaros pequenos freqüentemente continuam a usar essas chamadas depois de deixar o ninho – porque mãe sempre é mãe!

As chamadas de contato para pássaros são mais ou menos o equivalente a garantir que um amigo esteja bem. Eles usam chamadas de contato quando viajam em bandos, querem ligar um para o outro ou até mesmo compartilhar notícias sobre uma boa de alimento. Essas chamadas são caracterizadas por chiados moderadamente fortes.

Pássaro Cantando

Despertar de um Novo Dia

O canto dos pássaros pela manhã sinaliza um agradável despertar. Mas por que os pássaros geralmente mostram seus talentos vocais a essa hora do dia? A resposta se resume à simples “vaidade”: é para que pareçam estar em forma e saudáveis. Os pássaros se alimentam principalmente durante o dia, de modo que o início da manhã – quando estão sem alimentação e com fome – é quando estão mais fracos.

Cantar ao amanhecer é uma técnica usada pelos machos para provar sua saúde e vigor a possíveis parceiros. Não é de admirar: o canto está estritamente ligado à “vida amorosa” dos pássaros e é importante em todas as etapas do relacionamento, do namoro ao ninho.

Canto de Identificação

Cada espécie de ave geralmente tem seu próprio canto. Isso permite que um pássaro individual ouça uma música e reconheça se o cantor é de sua própria espécie. Muitas espécies de aves  migram com as estações do ano, em vez de ficarem em um lugar o ano todo. Enquanto voam para o sul no outono, fazem pequenas anotações ou chamadas de contato que lhes permitem manter contato com outras aves.

Temos ligações comerciais – aquelas em que você usa um tom mais formal porque a etiqueta exige. Da mesma forma, os pássaros têm chamadas específicas que são usadas apenas durante o voo – e, curiosamente, essas são as chamadas mais precisas a serem feitas quando se tenta identificar espécies diferentes. Esses sons são altamente musicais, especialmente quando anunciam a passagem de bandos durante a temporada de migração.

Inspiração de Compositores Clássicos

A música matinal da cotovia não é a única melodia que inspirou poetas e compositores. O doce canto dos pássaros sempre tocou o coração do homem, versos inspiradores e música imortal. Grieg, Ravel e Prokofiev, entre outros – ficaram tão fascinados pela melodia de melros, rouxinóis e pombas que transformaram suas chamadas em músicas clássicas.

Vivaldi compôs o famoso concerto “Pintassilgo”, enquanto “Capriccio sopra Cucho”, de Girolamo Frescobaldi, é uma prova dos encantos do cuco. Beethoven incorporou famosamente imitações do rouxinol e codorna – executadas por flauta e oboé respectivamente – no segundo movimento da “Sinfonia Pastoral Nº 6”. E Wagner incluiu notavelmente a música “O pássaro na floresta” em sua ópera ‘Siegfried’.

Por Que é Que os Pássaros Cantam? Qual o Motivo?

Os pássaros são algumas das criaturas mais atraentes do mundo. Quem não gosta de assistir a um gaio-azul , cardeal ou oriole de Baltimore se comunicando com seus pares?  Mas a beleza dos pássaros não é apenas a aparência – é também o barulho deles. Os cantos de pássaros estão entre os sons mais distintos e musicalmente satisfatórios da natureza . Por que os pássaros passam tanto tempo e energia cantando?

Existem dois propósitos principais e eles estão conectados. Primeiro, os pássaros machos cantam para marcar territórios. Um pássaro cantando está dizendo: “Este lugar é meu, e estou disposto a defendê-lo, especialmente de outros da minha espécie”. Ele pode patrulhar o espaço escolhido e cantar com frequência, do meio ou das bordas do que considera seu território. Os pássaros são mais vocais durante a época de nidificação. Por exemplo, os cardeais geralmente começam a cantar em janeiro, apenas algumas semanas após os dias começarem a ficar mais longos. Após o período de nidificação, os pássaros cantam muito menos e seus territórios se reduzem.

Pássaros Cantando

O segundo objetivo do canto é atrair um companheiro para o ninho. As aves fêmeas costumam escolher seus parceiros com base em alguma mistura de pistas visuais e vocais. Mesmo os pássaros machos com uma bela plumagem na época de reprodução podem ter problemas para encontrar parceiros se suas músicas não estiverem à altura.

Pássaros Que Não Cantam

Em muitas espécies, apenas os pássaros machos cantam, mas em outras, machos e fêmeas cantam. E alguns pássaros não cantam nada. Por exemplo, abutres e cegonhas mal conseguem produzir qualquer som – e muito menos algo musical o suficiente para chamarmos de música.

Aprender a identificar os pássaros pelas suas canções é tão divertido quanto avistá-los. De fato, bons ouvidos são frequentemente tão importantes quanto bons olhos para apreciar os pássaros que você encontra. Tire os fones de ouvido e ouça os pássaros da vizinhança – especialmente quando estão ativos de manhã ou à noite. Você ficará surpreso com o que vai ouvir.

Veja também

Como Cuidar de um Bull Terrier Filhote: Cuidados e Doenças

Os primeiros exemplares do Bull Terrier eram todos brancos e se originaram na Grã-Bretanha por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *