Home / Animais / Pica-Pau-Anão-Da-Várzea: Características e Nome Científico

Pica-Pau-Anão-Da-Várzea: Características e Nome Científico

O Pica-pau-anão-da-várzea é uma ave da família Picidae, consequentemente, de característica piciforme. A condição piciforme é para animais como também aves de porte médio que habitam no meio arbóreo.

Deste gênero de animais fazem parte cerca de 400 espécies que certamente são divididas em 9 famílias tendo incluso os pica-paus como também os lindos tucanos. E metade das espécies são de Picidae como por exemplo, o pica-pau e seus respectivos descendentes.

Saiba que a classe piciformes geralmente são insetívoros, apesar de alguns exemplares de tucanos como também os araçaris serem de frugívoros. Quase todos os piciformes, salvo algumas diferenças, tem 2 dedos para frente e 2 dedos para trás, nos pés.

Isso é certamente é uma característica com vantagens óbvias – já que passam a maioria do seu tempo empoleirada em árvores, no caso dos piciformes. Porém, algumas espécies de pica-paus não desfrutam dessa vantagem.

Curioso? Então saiba mais sobre o Pica-pau-anão-da-várzea: Características e Nome Científico e outros fatos interessantes!

Características Do Pica-Pau-Anão-Da-Várzea

A ave pica-pau-anão-da-várzea tem de 8 a 9 cm de comprimento. Sua coloração predominante é o castanho ou chocolate. Seu peito, ventre bem como seu crisso, tem tons mesclados de marrom e às vezes, apresenta uma tonalidade leve em verde-oliva, com barras e estrias em preto e branco.

Seu queixo e garganta são na cor chocolate e finas manchas brancas. Já sua bochecha, pescoço bem como a região auricular tem manchas pretas e brancas.

A nuca e o manto possuem coloração chocolate e às vezes, apresenta cor verde oliva como também ligeiramente aspecto barrado. A cauda do pica-pau-anão-da-várzea tem a cor marrom escuro. A cauda dessa ave ainda tem duas faixas centrais, em geral, na coloração branca.

Já as partes subcaudais são de cor marrom claro, consequentemente, menos marcante. Os olhos da ave são marrons, o bico preto com a base em cinza azulado em sua mandíbula.

Os pés bem com suas extremidades, que seria o tarso, possuem também coloração cinza azulado. As cores entre a fêmea e o macho são bem distintas.

A coloração do macho tem em suas penas frontais da coroa uma quantidade variada de cor vermelha com fundo preto.

Saiba que esta coloração vermelha se destaca na porção frontal e vai se estendendo até a parte mediana da coroa. A fêmea, por sua vez, não tem penas na cor vermelha mas, mostra uma cor preta manchada com pequenos pontos brancos. Quando bem novas, apresentam barrados no ventre como também no peito.

A alimentação da ave é de pequenos artrópode e também de larvas de pequenos coleópteros, que seriam exemplares de insetos como, por exemplo, joaninhas e besouros.

O pica-pau-anão-da-várzea, com toda a certeza, habita as matas de várzea e também ilhas fluviais – concentrando-se nos estados do Pará e Amazonas, estados do nosso Brasil. É uma ave sedentária que reside uma pequena área entra a confluência do rio Amazonas, Rio Negro e vai até o rio Trombetas e rio Tapajós.

Nome Científico Do Pica-Pau-Anão-Da-Várzea

Pica-Pau-Anão-Da-Várzea no Alto da Árvore
Pica-Pau-Anão-Da-Várzea no Alto da Árvore

O nome cientifico dessa ave significa:

  • do francês picumne, piculet que quer dizer pequeno picapau
  • e de vazeae, de várzea, que seria as áreas sazonalmente inundadas e adjacentes ao rio Amazonas
  • Sendo assim nomeado como Pequeno pica-pau da várzea

Classificação Científica Do Pica-Pau-Anão-Da-Várzea

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: aves
  • Ordem: Piciformes
  • Família: Picidae
  • Espécie: P. varzeae

Em Perigo de Extinção!

A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) elaborou a “Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas” relatando em escala global nos últimos 50 anos, qual estado de conservação de inúmeras espécies de animais, tendo em destaque, os que estão em sério risco de extinção.

Desde o ano de 2015, a ave Pica-pau-anão-da-várzea, faz parte desta lista com a sigla EN da então IUCN. A sigla EN quer dizer “ em perigo”, o que seria Endangered na língua inglesa.

Isso sinalizada a melhor evidência disponível indicando que provavelmente uma espécie certamente será extinta em um futuro próximo.

IUCN
IUCN

Esse seria o segundo estado de conservação considerado mais grave para as inúmeras espécies vivendo na natureza. São 3.219 animais ameaçados de inevitável extinção em todo o mundo.

Saiba que o Brasil tem na lista cerca de 170 espécies sendo o país com a maior quantidade de aves ameaçadas de extinção em todo o mundo, incluindo infelizmente o Pica-pau-anão-da-várzea. As causas determinantes para a possível extinção dessa ave é a ação humana, procedendo com caça ilegal.

Curiosidades Incríveis Sobre os Pica Paus!

  • O bico de todos os pica paus é um dos mais fortes e robustos entre as aves de pequenos e médios portes. São capazes de perfurar facilmente superfícies rígidas, como tronco de árvores.
  • Os pica paus são extremamente ágeis e habilidosos com seus bicos. São capazes de emitir 15 bicadas em 1 único segundo, sabia?
  • Uma das características dessas aves são as suas patas, que possuem 4 dedos, sendo que 2 são voltados para frente e os outros 2 para trás!
  • Quando precisam se alimentar, essas aves são vorazes! O vôo pode ter a velocidade de uma bala de resolver!
  • Apenas um pica pau é capaz de emitir mais de 10 mil bicadas ao dia!
  • Embora pareçam frágeis, os pica paus são, em geral, pássaros bastante corajosos. Eles chegam a enfrentar águias, lagartos e até cobras quando esses predadores representam perigo, em especial, à ninhada, abrigo e comida.

  • Os pica paus são alguns dos animais mais trabalhadores da natureza. Trabalham praticamente 18 horas por dia, bicando superfícies. Seja para construir abrigos ou ninhos, se alimentar ou alimentar filhotes e seus membros da família.
  • Você pode estar se perguntando como os pica paus emitem tantos golpes com seus bicos sem danificá-los. Saiba que os bicos dessas aves têm camadas protetoras e cutículas. Isso faz com que o bico se desgaste menos e ainda se recomponha constantemente.
  • Ainda, como os pica paus não se machucam com o impacto de suas bicadas? Membranas transparentes, mas bastante macias, funcionam como verdadeiros amortecedores, que fazem com que essas aves quase não sintam os impactos das bicadas. Isso protege não só o bico do pica pau, mas todo o seu corpo, em especial, o crânio.

Veja também

Alimentação do Dachshund: o Que Eles Comem?

O nome dessa raça é Dachshund, mas muitos chamam de salsichinha ou salsicha. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *