Home / Animais / Periquito Jandaia Como Cuidar de Filhotes e Adultos?

Periquito Jandaia Como Cuidar de Filhotes e Adultos?

O periquito jandaia (nome científico Eupsittula aurea) também pode ser conhecido pelos termos periquito-rei, jandaia-coquinho, periquito-estrela, jandaia-estrela, jandaia-ariranha, aratinga-estrela e maracanã-de-testa-marela (termo adotado especialmente no Amapá).

Possui uma ampla distribuição ao longo do Brasil, mais especificamente próximo ao Rio Amazonas. Outros países latinos, nos quais a ave pode er encontrada são a Bolívia, Argentina, Paraguai, Peru e Suriname. Pode ser encontrado em hábitats como o cerrado, manguezais, buritizais e maras secundárias.

Possui um estado de conservação considerado pouco preocupante, porém, em relação ao estado da Bahia, está incluso na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Sendo o periquito uma ave silvestre, a criação doméstica de periquito jandaia demanda autorização prévia de órgão ambiental e, é claro, cuidados básicos diários que envolvem desde a alimentação até a disposição de um local adequado para a sua criação.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre esta ave e sobre os cuidados que demanda.

Então venha conosco e boa leitura.

Periquito Jandaia Classificação Taxonômica

A classificação científica para esta ave obedece à seguinte sequência:

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Aves;

Ordem: Psittaciformes;

Eupsittula Aurea ou Periquito Jandaia

Família: Psittacidae;

Gênero: Eupsitulla;

Espécie: Eupsitulla aurea.

Periquito Jandaia Características Físicas

Essas aves possuem o comprimento médio entre 27 a 30 centímetros, com peso de aproximadamente 84 gramas. Em relação à coloração, há prevalência de plumagem nas cores verde e amarelo; sendo que entre os olhos, há uma faixa de cor laranja, e por lateralmente na cabeça, assim como na nuca, é possível detectar penas de cor azul.

O círculo ao redor dos olhos é na cor branca, tonalidade também observada em uma fina faixa que contorna a parte superior do bico (o qual apresenta cor preta). Os pés são de cor cinza e a íris em tom marrom escuro.

O periquito jandaia, diferentemente de algumas outras aves, não apresenta dimorfismo sexual, logo machos e fêmeas são praticamente ‘iguais’.

Periquito Jandaia Alimentação

Essas aves são frugívoras, no entanto, preferem ingerir as sementes do que a polpa das frutas. Suas frutas preferidas são a jabuticaba, manga, laranja, goiaba, mamão, banana, caju ,entre outras. Outra opção que está inclusa em seu cardápio são as flores e cupins alados. Quando criados em cativeiro, demonstram boa aceitação por cereais e alpiste.

Periquito Jandaia Comportamento Reprodutivo

A maturidade sexual é alcançada aos dois anos de idade, sendo que o período anual de acasalamento dura 4 meses, ou seja, entre Setembro e Dezembro.

A fêmea põe apenas entre 3 a 4 ovos anualmente, os quais são depositados em ninhos aproveitados de troncos ocos em palmeiras, assim como de buracos em rochas. A postura dos ovos não acontece de uma única vez, visto que respeitam o intervalo de três dias.

O período de incubação desses ovos dura 25 dias. Após o nascimento, os filhotes saem do ninho após 9 a 10 semanas.

Periquito Jandaia Criação em Cativeiro

Essas aves se adaptam com facilidade ao convívio humano, e, neste contexto, manifestam um comportamento bastante dócil e afetivo. Não gostam de solidão, precisam de atenção e companhia. Gostam de roer objetos e brincar. Geralmente, são aves bastante ruidosas, comportamento que pode ser atenuado caso elas sejam criadas à mão.

Periquito Jandaia Como Cuidar de Filhotes e Adultos?

1.3. Periquito Jandaia Como Cuidar de Adultos

Os principais cuidados referem-se à troca da água e limpeza do viveiro. A limpeza regular dos comedores também está inclusa neste quesito, uma vez que, caso não seja realizada, pode ocorrer a formação de bolor, gerado pelos restos de alimentos.

Como as jandaias gostam muito de tomar banho, é aconselhável deixar uma banheira com água limpa (e constantemente renovada) à disposição da ave.

Como o periquito jandaia gosta de companhia, ficar sozinho muito tempo pode estressar consideravelmente o animal. Esse estresse é manifestado arrancando as suas penas e unhas. Uma sugestão é dispor de galhos secos na gaiola, de modo que se mantenha entretido.

Em relação à alimentação a ser ofertada, podem ser servidas frutas e leguminosas, assim como rações balanceadas específicas para a espécie.

Em relação ao espaço para criação, é importante que a jandaia seja colocada em um viveiro grande, de modo que possa voar. Esse viveiro também pode ser grosso, permitindo que ela exercite o seu hábito de bicar. Outra recomendação importante é que o seu espaço de criação seja coberto, de modo a garantir proteção contra o sol e a chuva.

Alguns sinais manifestados na ave podem indicar problemas de saúde, logo é importante procurar um profissional veterinário, caso haja penas opacas e quebradiças, chiado na respiração, descamação dos pés e do bico, secreção ocular ou nasal, perda de apetite, espirros e tosses, inchaço nos olhos, mudança de cor nas fezes, assim como sonolência em excesso.

1.3. Periquito Jandaia Como Cuidar de Filhotes

Além dos cuidados básicos direcionados aos adultos, no caso dos filhotes, há o acréscimo de algumas orientações extras.

Uma observação importante é que os filhotes são muito frágeis, logo precisam de um bom manejo e manuseio para que crescer de modo saudável. É recomendável estar de olho nas condições climáticas, uma vez que a exposição em locais frios pode acarretar a morte dos filhotes. Caso o clima de modo geral esteja frio, uma sugestão é utilizar serragem para forrar os ninhos. Em condições contrárias, ou seja, quando o clima está muito quente, a recomendação é para o que o ninho esteja forrado com areia.

Periquitos Jandaia para serem criados como Pet, precisam ser retirados do ninho ainda filhotes, mais precisamente possuindo entre 15 a 20 dias após o nascimento. Os primeiros cuidados devem ser realizados com a ave na mão, de modo que ela fique mais mansa e se acostume com a presença de seres humanos.

*

Agora que você já conhece informações importantíssimas e relevantes sobreo periquito jandaia, incluindo dicas para criação de adultos e filhotes; o convite é para que continue conosco e visite também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Canal do Pet. Jandaia. Disponível em: < https://canaldopet.ig.com.br/guia-bichos/passaros/jandaia/57a24d16c144e671ccdd91b6.html>;

Cultura Mix. Periquito Rei. Disponível em: < http://animais.culturamix.com/informacoes/aves/periquito-rei>;

Wikipédia. Jandaia-coquinho. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Jandaia-coquinho>.

Veja também

Lista de Raças de Galinhas Gigantes Com Nome e Fotos

Se referir a galinhas gigantes relativiza muito a interpretação. Há raças que são tão fofas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *