Home / Animais / Peixe Pintado: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família e Gênero

Peixe Pintado: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família e Gênero

O peixe pintado é um tipo de peixe que pertence ao grupo de peixes com raios nas barbatanas, habita ecossistemas de água doce, como rios e córregos. O peixe pintado é um dos tipos de peixes mais cultivados no Brasil (sua carne é consumida como iguaria).

O peixe pintado vive em água doce na Bacia Amazônica. Esses nadadores poderosos são capazes de nadar contra a corrente e escalar cachoeiras.  O peixe pintado vive em buracos profundos, saídas de baías e margens de rios alinhadas com vegetação flutuante. O sucesso na pesca geralmente vem com iscas vivas, como enguias e peixes pequenos.

Seus inimigos são pássaros e outros peixes. Os seres humanos também danificam as espécies lançando resíduos tóxicos nas vias navegáveis ​​(indústrias de mineração e silvicultura) e pegando-os para venda a aquaristas.

Características dos Peixes Pintados

Possuem  raios peitorais; raios nas barbatanas anais ; rakers branquiais; grandes manchas de dente de vomerina, quase sempre fundidas; cabeça e corpo mais robustos e profundos; corpo um pouco comprimido lateralmente; barbilhos mentais iguais ou anteriores ao ápice gular. Além disso, outros caracteres distintivos incluem barbatanas pélvicas que entram em contato ou quase atingem a origem da barbatana anal quando deprimidas e presença de placas ou ossículos finos (formato altamente variável) que se estendem verticalmente na linha lateral anterior na maioria dos adultos grandes.

Os peixes pintados podem ser identificados pela fusão das primeiras 4 a 8 vértebras, pela ausência de escamas no corpo (pele nua) e pela presença de espinhos fortes nas barbatanas dorsal e peitoral. Peixe pintado pode atingir mais de um metro e meio. Parte traseira cinza escura, flancos brancos cobertos com manchas pretas. Valorizado como um peixe esportivo.

Peixe Pintado Características

Cabeça, corpo e pedúnculo caudal mais profundo do que em outras espécies de bagres. Os jovens são mais pigmentados do que os adultos. Os raios posteriores nas barbatanas dorsal, anal e pélvica são fortemente salpicados de cromatóforos, com manchas reduzidas em adultos. Durante o desenvolvimento, o comprimento relativo e a quantidade de pigmentação são reduzidos no lobo caudal inferior.

Comportamento do Peixe Pintado

Como a maioria dos bagres, os pintados são noturnos e solitários na natureza, mas existem algumas indivíduos que são ativos durante o dia. A visão desta espécie degenerou a ponto de serem quase cegas, por causa de seus hábitos noturnos ou, principalmente, de um habitat turvo. Isso significa que seus barbos são órgãos sensoriais muito importantes, ajudando esses peixes a detectar a presença de suas presas e outros alimentos.

Os juvenis são ativamente gregários e, enquanto os adultos são menos, não são agressivos um com o outro e podem ser mantidos juntos em grandes aquários.

Costuma nadar em uma postura característica, verticalmente orientada, com a cabeça apontando para baixo e a barbatana caudal para cima. Pensa-se que esta é uma forma de camuflagem usada para ocultar quando o peixe está entre folhas de plantas submersas ou emaranhados de raízes e galhos. Quando adultos, os peixes tendem a exibir um estilo de vida mais pelágico e o comportamento e os padrões enigmáticos ficam reduzidos.

Peixe Pintado em Cativeiro

Seus hábitos alimentares são quase exclusivamente carnívoros predando peixes menores, crustáceos, invertebrados, etc. na natureza. No aquário, a maioria dos indivíduos pode desmamar com alimentos mortos ao longo do tempo, embora alguns pareçam achar mais difícil se adaptar do que outros e possam se recusar a se alimentar inicialmente. Pode ser necessário um período de inanição, especialmente ao aclimatar amostras adultas recentemente transportadas.

Juvenis uma vez aclimatados saboreiam uma dieta rica em proteína que compreende ao vivo ou congelados de  minhocas picadas, camarões e similares. Os adultos devem ser alimentados com itens correspondentemente maiores, como mexilhões inteiros, berbigão, camarão, lula picada, isca branca e minhocas. Quando o peixe atinge o tamanho adulto, ele só precisa ser alimentado duas ou três vezes por semana.

Peixe Pintado em Cativeiro

Esta espécie não deve ser alimentada com grandes quantidades de carne de mamíferos e aves, como coração de boi ou frango. Alguns dos lipídios contidos nessas carnes não podem ser metabolizados adequadamente pelos peixes e podem causar depósitos excessivos de gordura e até degeneração de órgãos. Da mesma forma, não há benefício no uso de peixes ‘alimentadores’, como portadores de peixes vivos ou pequenos peixes dourados, que trazem o risco de introdução de parasitas ou doenças e, de qualquer forma, tendem a não ter um alto valor nutricional, a menos que sejam adequadamente condicionados previamente.

Qualquer coisa que caiba dentro de sua boca não deve ser considerada, mas, de outra forma, é bastante pacífica. Bons companheiros de tanque incluem loricariídeos de tamanho adequado, menos territoriais , ciclídeos, characins maiores e ciprinídeos com outros Pimelodídeos grandes ou habitantes de fundo territoriais menos adequados.

Peixe Pintado: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família e Gênero

Pseudoplatystoma corruscans (peixe pintado);

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Actinopterygii (peixes com ossos);

Ordem: Siluriformes (peixes com barbatanas);

Família: Pimelodidae (peixe gato);

Gênero: Pseudoplatystoma;

O gênero Pseudoplatystoma atualmente contém oito espécies reconhecidas  que são encontrados nas bacias dos rios do alto Amazonas. Todos parecem superficialmente semelhantes.

O gênero Pseudoplatystoma é diferenciado de outros membros da família Pimelodidae pela seguinte combinação de caracteres: cabeça cabeça muito deprimida ; maxilar superior longo e projetando-se sobre o maxilar inferior ; adesivo dentário pré-maxilar coberto por minuto, dentes viliformes e expostos ventralmente; olhos posicionados lateralmente e geralmente visíveis por baixo; preto lateral, faixa de largura variável que se estende a partir de focinho para distal da ponta da mediana raios no caudal barbatana .

Fatos Sobre a Família Pimelodidae

Todo o corpo de peixe pintado é coberto com papilas gustativas que podem detectar produtos químicos na água e responder ao toque. A maior concentração de órgãos sensoriais está localizada nos bigodes, também conhecidos como barbos. O peixe pintado desenvolve até 4 pares de bigodes.

A maioria das espécies de peixe pintado possui pele lisa (sem escamas) coberta de muco.

Os bagres são capazes de produzir e detectar sons graças ao aparelho weberiano (estrutura óssea que conecta a bexiga natatória e o sistema auditivo). Eles produzem sons esfregando partes do corpo ou induzindo vibração da bexiga natatória.

Algumas espécies de peixe-gato produzem veneno nas glândulas da pele que cobre a barbatana dorsal. No caso de perigo, o peixe-gato libera toxinas que podem induzir ferimentos graves (até fatais) em humanos.

O peixe-gato asiático é uma espécie de peixe-gato que pode se mover no chão usando as barbatanas e a cauda da frente. Este peixe “caminha” curtas distâncias quando precisa passar de uma poça de água para outra.

Veja também

Qual a Ração Mais Indicada Para Pastor Alemão?

O pastor alemão é um cão bastante utilizado como cão de guarda e cão policial. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *