Home / Animais / Para Que os Castores Constroem Barragens?

Para Que os Castores Constroem Barragens?

Algumas espécies animais com o passar do tempo acabam ganhando bastante destaque entre os seres humanos, principalmente porque são consideradas fofas ou às vezes apenas porque apareceram na mídia por exemplo, como foi o caso da ascensão da fama do peixe palhaço por conta do filme Procurando o Nemo.

Os castores são alguns desses animais que possuem bastante fama, e ela pode ser explicada por diversos motivos, como por exemplo a beleza desses animais e também por conta de muitas atitudes exóticas que eles tendem a tomar no dia a dia, que com certeza são um fator que atrai bastante atenção.

Porém, é interessante notarmos que mesmo os castores sendo fofos, na grande maioria das vezes as pessoas não sabem muitas informações sobre eles e muito menos sobre a forma com que eles vivem, e é por isso que estudar esse assunto e tirar dúvidas sobre ele é tão importante.

Portanto, neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o modo de vida dos castores. Assim, leia o texto até o final para entender um pouco mais sobre onde os castores vivem, por que eles constroem as suas famosas barragens e também para ler algumas curiosidades interessantes sobre esses animais.

Os Castores

O castor é um animal que vem sendo cada vez mais extinto com o passar do tempo, o que é provado porque atualmente temos apenas 2 espécies de castor na natureza, de forma que é possível perceber como essa população realmente vem desaparecendo com o passar do tempo.

Esse animal é conhecido por suas habilidades com a madeira e também por conta do número de árvores devastadas em seu habitat; porém, é importante sinalizarmos que de forma alguma esse animal possui uma influência ruim para o seu habitat, já que a sua forma de habitação ajuda muito o ecossistema do ambiente ao seu redor.

Mesmo que muitas pessoas não saibam, o castor é um animal famoso atualmente justamente por conta da grande influência que ele teve ao longo da história do mundo, e isso ocorreu justamente porque sua pele fez com que os europeus chegassem a novos locais do mundo (já que eles iam buscando a pele do castor em novas localidades).

Portanto, esse é um animal com uma importância muito grande para o nosso planeta, e é por isso que devemos sempre estudar mais sobre essa espécie.

Onde Os Castores Vivem?

Os castores são animais semi aquáticos, o que basicamente significa que eles vivem tanto na água quanto na terra e tudo irá depender da época do ano e também dos hábitos que o castor está levando, já que ele pode viver nos dois ambientes.

Com relação à localização geográfica podemos dizer que os castores estão presentes apenas em dois continentes do mundo: na Europa e na América (mais especificamente na América do Norte).

Além de tudo isso, podemos dizer que essas espécies são muito conhecidas ao redor de todo o mundo por conta de sua forma de habitação, já que eles basicamente constroem grandes barragens e também fazem coisas muito curiosas para viver, já que as habitações do castor são feitas de barro e pedaços de árvores, de forma que ele consiga ter um ambiente confortável para se desenvolver.

Castor na Beira do Lago
Castor na Beira do Lago

Portanto, essas são algumas características interessantes que você com certeza ainda não sabia sobre o habitat do castor, respondendo também o mito de que castores estão presentes no Brasil, já que agora você sabe que eles estão presentes apenas na parte Norte do continente americano.

Para Que Os Castores Constroem Barragens?

Muitas pessoas sabem que os castores são animais que constroem barragens em seus habitats, mas a grande maioria das pessoas que sabem dessa informação acabam achando que essas barragens são feitas para que ele consiga se alimentar, o que não é verdade.

Basicamente, a verdade é que os castores constroem barragens para fazer seu habitat, já que com a ajuda do barro, da madeira e da água eles criam um desnível na água criando uma consequente represa e fazendo com que todo um novo ecossistema exista no local.

Assim, podemos dizer que esse animal possui um instinto bem apurado quando o assunto é a construção do seu habitat, principalmente porque tudo tem um planejamento prévio, o que acaba fazendo com que ele fique ainda mais bem contruído.

Além de tudo isso, é possível afirmar que as barragens criadas pelos castores são muito boas para o ecossistema em que eles estão inseridos, já que elas tornam as terras mais férteis e também variam bastante o ecossistema, fazendo com que esses animais criem uma nova forma de vida.

Portanto, agora você já sabe exatamente por qual motivo os castores tendem a construir barragens no dia a dia e nunca mais vai pensar que os castores constroem barragens para conseguir se alimentar, não é mesmo?

Curiosidades Sobre Castores

Agora que você já sabe as informações mais complexas, vamos ver algumas curiosidades sobre os castores que com certeza são uma excelente opção na hora de aprender mais sobre esse animal sem precisar ficar lendo textos muito complexos.

  • Os castores são os roedores que possuem maior destaque quando o assunto é a construção de docas;
  • Esse animal pode medir entre 70cm e 100cm, de forma que ele não é tão pequeno quanto as pessoas costumam pensar;
  • Apesar de parecer pequeno, um castor pode chegar a pesar 32kg;
  • O período de gestação desse animal dura cerca de 130 dias, ou seja, 4 meses;
  • O castor é um animal com hábitos de um mamífero, assim como os seres humanos – e é por isso que ele possui pelos pelo corpo e as fêmeas possuem mamas.
    Castor na Grama
    Castor na Grama

Logo, essas são algumas curiosidades que você deve entender um pouco mais para aprender sobre o castor de uma maneira mais dinâmica e também divertida, sem precisar de textos científicos. Você já conhecia alguma dessas curiosidades ou descobriu todas agora?

Quer continuar aprendendo mais ainda sobre outros animais mas não sabe exatamente quais textos procurar? Sem problemas, temos diversos artigos sobre diferentes temas para você! Confira aqui: Como Cuidar da Flor Pentstemon, Fazer Mudas e Podar

Veja também

Espécies de Mariscos: Lista com Tipos- Nomes e Fotos

Os mariscos, também conhecidos como frutos do mar, são os queridinhos na culinária, principalmente nas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *