Home / Animais / O Que Quer Dizer Zigodáctilos? O Que é Isso?

O Que Quer Dizer Zigodáctilos? O Que é Isso?

Você sabe o que é zigodáctilo? Uma dúvida muito comum tendo em vista a as diferentes classificações científicas a respeito dos animais. 

Um zigodáctilo é caracterizado como uma ave que possui os os dedos do pé disposto para frente e para trás, como é o caso do papagaio. 

Continue acompanhando para saber mais sobre o assunto, e veja a resposta para essa e outras questões!

Zigodáctilos: O que é?

Animais zigodáctilos são caracterizados sobretudo pela disposição de seus pés. São aves, com características única e peculiares, que ao longo de sua evolução, desenvolveram as patas assim para atender as necessidades. 

As aves zigodáctilas são aquelas que possuem dois dedos (o segundo e terceiro) para frente, enquanto outros dois (o primeiro e o quarto) são para trás.

Curioso, não é mesmo? Esse fato surpreende ainda mais porque podemos encontrar diversas aves com essas características.

Mas qual a vantagem em ter os dedos assim? Eles conseguem escalar galhos, árvores e cercas com maior facilidade, além disso, “agarram” o alimento (frutos e sementes) com os pés e dificilmente soltam, tendo em vista que utilizam-no como se fosse duas mãos. A perna curta e por médio das aves com essas características facilidade ainda mais a captura de alimento. 

Os dedos dispostos dessa maneira auxilia-o nas atividades diárias, garante a sua alimentação e defesa. 

O bico e as patas são características muito marcantes nas aves e são utilizados sobretudo para diferenciá-las uma das outras. 

Apenas pela pata e bico, especialistas já conseguem analisar atividades, problemas e vivências de determinada ave. 

Os zigodáctilos são apenas um tipo, ainda existem outros, como é o caso dos Anisodáctilo, Pterodáctilo, Sindáctilo e Pamprodáctilo (dos quais falaremos mais abaixo!).

Cada qual com sua característica e peculiaridade que atende as necessidades e facilita a vida da ave. Por exemplo, existem animais que utilizam apenas os pés e patas para capturar as diferentes presas, além de utilizarem o bico para feri-la. 

De fato, seus dedos e patas são semelhantes e utilizam-no sobretudo como as mãos, tanto na captura, quanto para se alimentarem.

O nome zigodáctilo varia de duas palavras gregas: zigón (par) e dáctylos (dedos), ou seja, significa dedos pareados.

Ou seja, dependem de determinadas características para sobreviverem. E tal fato evoluiu ao longos dos milhares de anos que esses seres habitam o Planeta Terra. 

Mas afinal, quais animais são zigodáctilos? Confira a seguir quais é são e suas principais características! 

Quais Aves São Zigodáctilos?

Existem muitas aves com características de zigodáctilos, com o primeiro e quarto dedo para trás, e com o segundo e terceiro para frente. 

São, na maioria dos casos, aves de médio porte. Veja abaixo quais são elas! 

Papagaio

Papagaio
Papagaio

O papagaio é uma ave oriunda das matas e vegetações da América Latina e América Central (depende da espécie). Eles se alimentam sobretudo de sementes, pequenos insetos e frutos. 

Ele é um animal zigodáctilo e garante sua sobrevivência graças as suas patas, que são utilizadas sobretudo para capturar alimento.

Tucano

Tucano
Tucano

O tucano é uma belíssima ave, que encanta e chama a atenção de qualquer pessoa. Os dedos de suas patas também são dispostos para frente e para trás. 

O bico do tucano causa grande impacto visual, tendo em vista seu tamanho e coloração chamativa. A ave se alimenta de frutos e sementes, assim como o papagaio ele utiliza as patas e dedos para capturá-los. 

Pica-Pau

Pica-Pau
Pica-Pau

Outro animal com características únicas e zigodáctilo é o pica-pau. O interessante a respeito dessa ave é que ele possui uma incrível habilidade de “prender-se” aos galhos, troncos e caules das árvores, para ali conseguir seu alimento. 

O pé ajuda-o muito a fixar no tronco das árvores, característica comum em poucas aves. Ou seja, são animais espetaculares que se adaptaram ao longo dos anos e tiveram excelente adaptabilidade no ambiente em que vivem. 

Arara

Arara
Arara

A arara é uma ave de rara beleza, ela está presente em grande quantidade aqui no Brasil, espalhadas por todo o território nacional. 

Assim como os papagaios, elas se alimentam majoritariamente de sementes e frutos, desta maneira, utilizam os pés e patas para capturar e garantir a sua sobrevivência. 

João Bobo

João Bobo
João Bobo

O joão bobo é uma ave muito curiosa, pequeno e cheio de peculiaridades. Suas patas também são zigodáctilas e utilizadas para captura de alimentos. 

O nome joão bobo vem de uma característica do animal, em que ele própria facilita sua captura, pois ficam parados, apenas observando e mesmo que outro ser vivo aproxime-se dele, ele continua na mesma posição. 

As aves zigodáctilas são apenas uma categoria de muitas outras. Existem diferentes tipos de pés e eles são utilizados sobretudo para diferenciar uma ave da outra. 

Entenda Como São Os Pés Das Aves

Pés Das Aves
Pés Das Aves

Existem 5 diferentes tipos de pés que uma ave pode possuir, são eles: 

  • Anisodáctilo
  • Zigodáctilo
  • Heterodáctilo
  • Pamprodáctilo
  • Sindáctilo

Confira a seguir as principais características de cada um e as aves classificadas dentro de cada categoria. 

Anisodáctilo

Anisodáctilo
Anisodáctilo

As aves classificadas com esse tipo de pé são as galinhas, codornas, patos, pardais, etc.

Os dedos deles são dispostos três para frente e um para trás, desta forma, eles conseguem caminhar sobre o solo com facilidade e empoleirar em diferentes lugares, como galhos, madeiras, fios, cercas, etc.

Tridáctilo

Pica-Pau Tridáctilo
Pica-Pau Tridáctilo

Os pterodáctilos são constituídos de pés semelhantes aos Zigodáctilos, dois dedos para frente e dois para trás. Porém, a grande diferença é que são outros dedos. 

Eles possuem o primeiro e o segundo dedo para trás, enquanto o terceiro e quarto são dispostos para frente. 

São aves heterodactylus mais famosos os surucuás, esses que apresentam uma rara beleza e encantam qualquer um. 

Pamprodátilo

Essas aves possuem o quatro dedos dispostos para frente. Tal fato facilita a vida deles quando vão pousar nas rochas. 

São animais pamprodáctilos os taperuçus e os andorinhões. Animais de rara beleza que necessitam dos dedos para pousar sobre as rochas e se alimentarem. 

Sindáctilo

Sindáctilo
Sindáctilo

As aves sindactilias possuem os dedos do pé unidos, uma simples membrana une todos os dedos. Eles podem ser como os zigodáctilos ou os anisodáctilos. 

Um exemplo famoso de ave sindáctilo é o martin-pescador. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!

Veja também

Papa-Léguas Correndo no Chão

Quais São os Predadores do Papa-léguas e seus Inimigos?

Com velocidades acima de 40 quilômetros por hora, os corredores de estrada definitivamente ganham seu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *