Home / Animais / O Que os Cães Podem Comer Além de Ração?

O Que os Cães Podem Comer Além de Ração?

Todo brasileiro ama cães e isso é praticamente um fato da nossa cultura e também de todo o resto da América do Sul. E é exatamente por isso que cada vez mais pessoas estão pesquisando como cuidar da maneira correta de cães de acordo com a raça ou de maneira mais geral.

Por isso, é importante saber exatamente como cuidar do seu cachorro para que ele seja muito saudável e feliz em seu lar. Até porque quanto mais bem cuidado seu cachorro for, menos você precisará gastar com veterinários e etc, já que ele não terá problemas de saúde.

Assim, muitas pessoas ficam em dúvida na hora de dar comida para o cachorro, pois não sabem o que eles podem comer além da ração, principalmente os cachorros de raça que costumam ser mais sensíveis e podem até mesmo ter alergias.

Portanto, neste artigo falaremos especificamente sobre a alimentação dos cachorros. Continue lendo para saber exatamente o que eles podem comer além da ração, e assim você não terá dúvidas na hora de alimentar seu cão da próxima vez.

Arroz

O arroz é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, principalmente porque ele é barato, nutritivo, nos dá muita energia e já faz parte da nossa cultura consumir esse grão em praticamente todas as refeições, geralmente junto com um feijão.

Por isso, é extremamente comum que depois de almoçar as pessoas juntem o arroz que sobrou para o cachorro comer; mas na verdade, nem sempre essa prática está correta.

Isso porque o cachorro pode sim comer arroz até mesmo todos os dias, mas de maneira equilibrada e sempre sem tempero, o que significa basicamente que o arroz que você dá para o seu cachorro deve ser cozido em água e nenhum tipo de tempero deve ser adicionado, até mesmo sal.

Cães Podem Comer Arroz

O sal pode acabar dando problemas no coração do cachorro, principalmente porque o corpo dele não aceita os mesmos níveis de sal que o corpo humano, o que faz com que a gente cosuma uma quantidade bem maior do que o cachorro pode consumir.

Portanto, se você já está pensando em dar arroz para o seu cachorro depois de comer, cozinhe sem nenhum tipo de tempero, separe o que irá para o cachorro e depois tempere a sua parte.

Frutas

Frutas são alimentos extremamente nutritivos e nós seres humanos devemos consumi-las com bastante frequência, principalmente por conta das quantidades de fibras existentes, excelentes para o funcionamento do corpo.

É comum encontrar cachorros que gostam de frutas, mas é importante lembrar que nem todas as frutas devem ser consumidas por eles, já que alguns tipos são nocivos para a saúde e fazem com que o cão passe mal.

Os cães não podem consumir frutas cítricas e ácidas, o que significa que frutas como a laranja são proibidas para os cães. Já frutas como banana, maçã e pera podem ser consumidas normalmente e fazem até mesmo bem para o intestino do animal.

Portanto, preste bastante atenção ao tipo de fruta que você está dando ao seu cachorro, já que isso influenciará muito em sua saúde em médio e longo prazo, diminuindo até mesmo a expectativa de vida.

Vegetais

Assim como as frutas, os vegetais são excelentes para o funcionamento do corpo humano e isso não é uma exceção no caso do cachorro. Devemos lembrar, em primeiro lugar, que esses vegetais não devem possuir sal, o que significa basicamente que você deve apenas cozinhar tudo e dar para o cachorro após esfriar, mas jamais temperar, assim como no caso do arroz.

Vegetais como cenoura, chuchu e batata são extremamente aceitos pela maioria dos cachorros, são saborosos, nutritivos e com certeza ajudarão a saúde do seu cão. Porém, é bom não abusar, já que ele  sempre deve comer a ração também.

Portanto, os vegetais são permitidos na alimentação do cachorro nas mesmas condições com que o arroz é permitido: nunca em excesso e sempre sem nenhum tipo de tempero, para que não cause problemas no coração no futuro.

Importância da Ração

Muitas pessoas acabam tentando trocar a ração do cachorro por alimentos que são consumidos na casa durante o dia a dia da família, já que isso possui um custo bem menor no bolso no fim do mês e também torna tudo mais fácil, já que basta tirar do seu prato e dar os restos para o cachorro em todas as refeições que você fizer.

Porém, devemos alertar que essa prática não é correta e nem um pouco interessante para a saúde animal. O cachorro domesticado possui necessidades diferentes, que são pensadas justamente por quem cria as rações; é claro que um cachorro mais selvagem geralmente possui maior imunidade, mas os cachorros que vivem em casa têm uma maior tendência a ter problemas de saúde.

Por isso, é importante que você nunca tire completamente a ração do seu cachorro. Além de ela garantir todos os nutrientes que ele precisa, ela ainda deixa o pelo macio e bonito, o rosto com uma aparência saudável e aumenta muito a imunidade do seu cachorro.

O que você pode fazer é misturar um pouco de comida na ração, de modo que ela fique até mais atraente para o seu cachorro. Porém, é importante lembrar que a ração não deve ser tirada completamente nunca, até porque o cachorro irá se acostumar com a comida e quando você quiser voltar para a ração ele não irá aceitar.

Portanto, cuide bem da alimentação do seu cachorro e ele com certeza será muito saudável ao longo de toda a sua vida, que também será longa porque ele foi saudável. Uma boa alimentação é essencial para que o animal se desenvolva da maneira correta, exatamente como acontece com o corpo dos seres humanos.

Quer saber mais informações sobre outros tipos de cuidados que você deve ter com os cães, mas não sabe exatamente onde encontrar textos de qualidade e confiáveis? Sem problemas, você pode ler tudo aqui mesmo em nosso site! Por isso, leia também: Alho para sarna de cachorro funciona? O que utilizar?

Veja também

Jacaré Americano: Características, Nome Cientifico e Fotos

Os jacarés são animais que induzem as pessoas a sensações muito extremas e totalmente únicas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *