Home / Animais / O Que é Um Cavalo Puro Sangue? De Onde ele Surgiu?

O Que é Um Cavalo Puro Sangue? De Onde ele Surgiu?

Os cavalos são animais que estiveram presentes na história de nossa civilização a muito tempo, seja no transporte, competições esportivas, participação em guerras e momentos históricos, e até mesmo na agricultura.

Existe uma grande variedade de raças de cavalo atualmente. O termo “cavalo puro sangue” frequentemente é empregado para se referir a algumas dessas raças.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre as raças de cavalo puro sangue, assim como informações gerais e curiosidades sobre os equinos.

Então venha conosco e boa leitura.

Definição de Puro Sangue

O termo “puro-sangue” refere-se a qualquer animal que não tenha recebido material genético de outro animal similar (ou seja, que não foi submetido ao cruzamento entre as espécies).

Cavalo Puro Sangue

Para definir um animal como puro-sangue, convém lembrar que os cruzamentos são permitidos, contudo dentro da mesma espécie (com raças distintas), dessa forma, preservando as características fisiológicas e anatômicas.

O Que é Um Cavalo Puro Sangue? De Onde ele Surgiu?

Os cavalos puro sangue, como o próprio nome e a definição acima dizem, são cavalos cujos processos de cruzamentos não envolveram outras espécies de animais, mesmo sendo outras espécies de equinos.

Atualmente, as raças mais conhecidas que se enquadram nessa definição são o cavalo puro sangue inglês, o cavalo puro sangue lusitano e o cavalo puro sangue árabe. A localidade de origem de cada uma dessas raças é mencionada no próprio nome.

Abaixo, você irá conferir um pouco mais sobre essas três raças.

Cavalo Puro Sangue Inglês

O cavalo puro sangue inglês foi ‘criado’ entre os séculos XVII e XVIII, na Inglaterra, a partir do cruzamento entre os garanhões (termo utilizado para se referir aos cavalos machos adultos e fertéis) árabes e berberes com as éguas locais.

Sinteticamente, acredita-se que três raças contribuíram na origem do puro sangue inglês, são elas: a sub-raça Nedjeb (com presença concentrada no centro do deserto do Saara); o cavalo árabe ou também chamado cavalo turco; e o cavalo mongol, o qual também pode ser chamado de mongólico, berbere ou barbo (originário da Ásia Central, mas que teria sido levado até a África antes mesmo do cavalo árabe).

Cavalo Puro Sangue Inglês

Essa raça é conhecida pela sua grande velocidade, a qual permite utilização em competições como o hipismo e o turfe. Convém lembrar que esta última modalidade foi originária no Reino Unido, e as próprias ilhas britânicas desenvolveram uma grande paixão por competições nesta categoria, as quais se popularizaram, não restringindo-se mais aos senhores de terra.

Cavalo Puro Sangue Lusitano

Em relação ao mundo ocidental, esta raça é considerada como o cavalo de sela mais antigo, uma vez que teria se originado no Período Paleolítico, a partir dos cavalos autóctones da Península Ibérica. Sua domesticação remonta ao ano 2.000 a. C.

Ao chegarem ao Norte da África, esses cavalos teriam sido cruzados com os cavalos berberes. No entanto, a popularidade só foi alcançada no século IV a.C. com a utilização da cavalaria pesada, coincidindo com o final do Império Romano.

Esses cavalos participaram de vários momentos históricos envolvendo Portugal, Espanha e outros países da Europa. O seu processo de criação e aperfeiçoamento foi motivado por fins bélicos durante muitos anos, contudo, com o advento dos veículos motorizados e armas de fogo, novos processos de melhoramento genético foram realizados, dessa vez para que o cavalo atendesse a outras funções.

Possui garupa forte e arredondada, ligeiramente oblíqua. Os membros são musculosos, com inclinação harmônica. As cores de pelagem mais famosas são a castanha e a tordilha (incluindo alguns subtons).

A habilidade natural da raça inclui exercícios de ares alto, através da técnica de posicionamento correto dos membros inferiores. Essa habilidade permite sua inclusão em uma diversidade de modalidades.

A pelagem pode ser muito variada, sendo os tons castanho e cinza as mais comuns. A média de altura está compreendida entre 1,52 a 1,62 metros.

Cavalo Puro Sangue Lusitano

Uma curiosidade sobre a raça é que esses cavalos foram os selecionados para participar das filmagens de “Senhor dos Anéis”.

Aqui no Brasil, no ano de 2012, foram quantificados 352 criadores da raça, sendo a maioria deles concentrados no estado de São Pulo; logicamente, sem desmerecer a presença de outros estados como a Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano de 2012, quantificavam-se aproximadamente 13,5 mil exemplares da raça.

Cavalo Puro Sangue Árabe

O cavalo árabe ou puro sangue árabe é originário na Península Arábica. O formato incomum do seu crânio (marcadamente côncavo), assim como o posicionamento da cauda (de inserção alta), tornam a sua identificação incrivelmente fácil para aqueles com o mínimo de conhecimento sobre cavalos.

Os olhos desse cavalo são grandes e destacados (assim como a maioria das espécies de animais que habitam os desertos). Além do crânio em formato côncavo, o pescoço é visivelmente arqueado, contribuindo para que seja chamado de pescoço de cisne.

Quando este cavalo corre ou fica excitado, sua narinas se dilatam, gerando uma boa captação de ar. Em estágio de ‘repouso’, as narinas ficam semi-cerradas como estratégia para diminuir a poeira que resulta da respiração em climas secos.

Esta raça é provavelmente uma das mais antigas do mundo, acredita-se que existiram desde o ano 2.500 a. C. (conforme indica as evidências arqueológicas).

Atividades como o comércio e a guerra contribuíram para a disseminação deste cavalo. Ele também se popularizou em práticas de cruzamento para aprimorar outras raças, oferecendo a estas características como boa estrutura óssea, resistência, velocidade e até mesmo certo grau de requinte.

Depois de conhecer um pouco mais sobre as raças de cavalo denominadas puro sangue, nossa equipe convida você a continuar conosco e visitar outros artigos do site.

Cavalo Puro Sangue Árabe

Sinta-se à vontade. Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

ABPSL- Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano. Puro sangue Lusitano- História da Raça. Disponível em: < http://www.associacaolusitano.com.br/site/n/nlus_conteudo.asp?op=8>;

LOUREIRO NETTO, Jayme. Tábua Genealógica de Cavalos de Corrida – Linhas Paternas 1680/1974. Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos de Corrida (ABCCC), Rio de Janeiro, 1978;

Wikipédia. Cavalo árabe. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalo_%C3%A1rabe>;

Wikipédia. Puro-sangue Inglês. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Puro-sangue_ingl%C3%AAs>.

Veja também

O Que Acontece Se Quebrar o Casco da Tartaruga?

Os répteis são muito especiais e despertam a curiosidade nas pessoas. Assim, lagartos, camaleões, crocodilos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *