Home / Animais / O que Atrai Aranhas? Com Evitar Sua Presença?

O que Atrai Aranhas? Com Evitar Sua Presença?

As aranhas compõem os animais mais numerosos da ordem dos aracnídeos, visto que existem em cerca de 35.000 espécies (ou até 100 mil, para alguns autores). Deste quantitativo, apenas 20 a 30 espécies são consideradas perigosas para o homem. De um modo geral, as espécies de aranha estão distribuídas dentro de 100 famílias. As espécies mais representativas aqui no Brasil pertencem aos gêneros Phoneutria, Loxosceles e Latrodectus.

Em relação ao hábitat, a maioria das aranhas prefere ambientes ao ar livre, todavia algumas delas podem entrar em nossas casas à procura de abrigo ou comida (lembrando que são animais que se alimentam principalmente de insetos, tais como moscas, baratas e até traças).

Ao avistar uma aranha, a primeira reação costuma ser removê-la, no entanto, o toque físico nem sempre é recomendável, visto que há possibilidade da aranha ser ou não venenosa. Por outro lado, é compreensível que a visão de uma aranha tecendo a sua teia e deslizando pelo teto da sala de estar não é muito agradável; portanto, é importante conhecer algumas características desses animais, assim como estratégias para evitar que eles habitem espaços residenciais. Você conferirá grandes dicas sobre o tema no artigo abaixo.

Então venha conosco e boa leitura.

O Papel das Aranhas no Ambiente Doméstico

Ok. Esse tópico pode parecer contraditório e destoante ao tema do artigo, mas ajuda bastante na introdução do tema.

Antes de vermos as aranhas como vilãs, é importante lembrar que as mesmas desempenham um papel na natureza, e esse papel é reproduzido também em nossas casas. Convém lembrar que essa não é uma estratégia de convencer sobre a manutenção desses animais (até porque isso não é necessariamente higiênico), mas apenas uma descrição do papel deles dentro de um ecossistema maior.

Pois bem, as aranhas comem insetos, eliminando pragas que podem ser encontradas com facilidade dentro das casas. Em ambientes com dedetização regular, no entanto, a presença delas, não é mais ‘necessária’. O segundo ponto é que as aranhas podem matar outras aranhas, o que não seria necessariamente uma ‘vantagem’, considerando que a população desses animais estaria sempre sendo renovada. O terceiro ponto é que as aranhas dificultam a transmissão de doenças, uma vez que são capazes de matar insetos transmissores de doenças.

Sazonalidade das Aranhas no Ambiente Doméstico

Aranhas que tem ‘preferência’ por ambientes doméstico possuem um ciclo de vida estimado em dois anos, no entanto é importante considerar que são férteis e se reproduzem durante a vida toda.

A atividade reprodutiva também possui uma forte correlação com a presença desses animais no interior das casas. Em estações sazonais nas quais há aumento da população de aranhas, estas aparecem com mais frequência no interior e no exterior das casas. Isso ocorre principalmente porque os machos se deslocam com mais frequência à procura de parceiras para acasalar, e, por essa razão, podem ser vistos no interior das casas.

O que Atrai Aranhas? Com Evitar Sua Presença?

Aranhas são facilmente atraídas por bagunça, desordem e sujeira. Excesso de objetos, principalmente pilhas de papel em um canto do quarto são um grande atrativo para elas. No entanto, o mesmo raciocínio vale para roupas, sapatos, brinquedos, livros, entre outros itens. Varrer e aspirar o chão e a quina entre as paredes também é recomendável, assim como evitar migalhas de comida sobre a mesa e os móveis, além de pratos sujos na pia. No exterior da casa, também devem ser evitadas pilhas de ferramentas, lenha, palhas, pedras e folhas por exemplo.

Caso haja um grande número de aranhas no interior da residência, a dica é que sejam removidas as plantas do perímetro exterior, e isso inclui os arbustos, árvores e ervas, pois os vegetais podem fornecer um grande abrigo para as aranhas e, quando estas precisam de outras fontes de alimento, deslocam-se das árvores para as rachaduras domésticas.

Depois de removidos os detritos do interior e exterior das residências, uma estratégia considera talvez a mais eficaz é selar as rachaduras e buracos que conduzem para o exterior da casa. A sugestão é que sejam utilizados calços para preencher grandes lacunas, tais como espaços entre portas e janelas. Os calços também deve ser utilizados em torno de fios, cabos, torneiras e componentes elétricos, visto que estes objetos também conduzem, de alguma forma, ao exterior. As telas das janelas que estejam quebradas devem ser substituídas, uma vez que até mesmo os menores buracos podem servir como porta de entrada para as aranhas.

Ninho de Aranha em Casa
Ninho de Aranha em Casa

Uma dica também bastante importante é manter as luzes do exterior desligadas. Luzes ligadas não atraem aranhas, mas outros insetos que servem de alimento às aranhas. Curiosamente, também não é muito interessante deixar que as luzes do interior da casa iluminem a parte exterior, por isso recomenda-se cobrir janelas de vidro (durante a noite), com cortinas opacas ou escuras. Caso a iluminação exterior seja mantida, uma dica é utilizar lâmpadas de sódio amarelas de vapor, uma vez que estas são menos atraentes para os insetos.

Removendo Pragas de Aranhas Já Instaladas

Algumas estratégias incluem a pulverização de inseticidas sobre as quinas entre paredes e prováveis rachaduras (de preferência algum inseticida que contenha qualquer tipo de piretróide). No entanto, é importante seguir as recomendações contidas no rótulo do produto de modo a evitar a contaminação de animais de estimação, crianças e até mesmo de si próprio.

https://www.youtube.com/watch?v=8RlRwrv2dWc

Para quem quer evitar o uso dos pesticidas tradicionais, uma solução é recorrer ao uso de receitas caseiras. Ingredientes como o óleo de hortelã-pimenta e vinagre podem funcionar perfeitamente. A mistura inclui ½ xícara de vinagre, com 1 ½ xícaras de água e 20 gotas de óleo de hortelã-pimenta. Esta mistura deve ser pulverizada ao longo dos ‘pontos de conflito’ da casa.

No entanto, um dos métodos mais simples para se livrar de aranhas adultas ainda é aspira-las, assim como aspirar as suas teias e sacos de ovos.

*

Agora que você já conhece dicas valiosíssimas para evitar, bem como remover, aranhas ‘domésticas’; continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Bayer Garden. Aranhas em casa: O que fazer? Disponível em: < http://www.bayergarden.pt/Home-Care/Household-insects-control/Aranhas%20 em%20casa%20O%20que%20fazer.html>;

MAES, J. Hypescience. Como manter sua casa livre de aranhas. Disponível em: < https://hypescience.com/5-dicas-que-podem-ajudar-a-manter-sua-casa-livre-de-aranhas/>;

Portal São Francisco. Aranhas. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/aranhas>;

WikiHow. Como se Livrar de Aranhas em Sua Casa. Disponível em: < https://pt.wikihow.com/se-Livrar-de-Aranhas-em-Sua-Casa>.

 

Veja também

Ave da Espécie Papa-Léguas

Ciclo De Vida Do Papa-Léguas: Quantos Anos Eles Vivem?

Famoso na TV devido ao desenho Papa-Léguas e Coiote, o papa-léguas é um animal que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *