Home / Animais / Mosca de Outono: Características, Como Evitar, Habitat e Fotos

Mosca de Outono: Características, Como Evitar, Habitat e Fotos

Época de outono por conta das chuvas é a maior época em que aparecem as pragas domésticas como a Mosca de Outono. Essas moscas em específico podem ser encontradas, geralmente, no focinho e em volta dos olhos dos animais, afetando diretamente os que ficam nos estábulos.

Na maior parte do dia se alimentam de açúcares de flores, frutos ou da superfície de estrume. Porém ficam também perto de animais hospedeiros, pois assim elas obtêm a proteína dos mucos nasais, saliva e lágrimas. Com seus “dentes”, as moscas estimulam o fluxo de lágrimas para conseguirem se alimentar. Mesmo sendo capazes de viajar por horas, preferem ficar sempre aos arredores de onde nasceram e estão sua família.

Características

As fêmeas são idênticas a mosca doméstica e os machos têm um diferencial, o abdômen laranja com uma marca preta em seu meio. A fêmea tem cerca de 6 a 7 mm de comprimento e é, geralmente, maior do que o macho.

As moscas procriam no estrume de animais nos campos, e a partir de seu nascimento, a mosca de outono passa por uma metamorfose completa, com diferentes fases como: ovo, larva, pupa e adulta.

Seus ovos são brancos, e medem cerca de 1,2 mm de comprimento, são depositados individualmente, mas ficam aglomerados em pequenos montes conforme são colocados.

Mosca de Outono Características

Cada mosca fêmea pode depositar cerca de quinhentos ovos, em vários grupos, num período de três a quatro dias. O ciclo de vida é bem pequeno e pode se completar em torno de doze a vinte dias, dependendo da temperatura e estação do ano.

A noite essas moscas dormem na vegetação ou em construções. Passam a maioria das horas do dia a se alimentar de açúcares de plantas, da superfície de depósitos de estrume ou dos excrementos liberados pelos animais.

Nos animais hospedeiros, é onde tiram a proteína dos mucos nasais, saliva e lágrimas. Possuem dentes bem pequenos, chegando a serem microscópicos na boca, que utilizam para estimular o fluxo das lágrimas e com isso, ajudar o processo de alimentação.

Por que as Moscas Preferem o Outono?

Assim como os humanos que gostam de ficar aglomerados em períodos frios, em um ambiente com a temperatura mais estável do que ao ar livre, as moscas e demais pragas urbanas também aparecem no período de outono e de inverno em ambientes mais quentes para se manterem aquecidas, além de estarem buscando alimentos para sua sobrevivência.

Depois de encontrarem um local seguro, com proteção contra o frio e a chuva, como rachaduras nas paredes, no assoalho, ou em locais pouco frequentados como construções abandonadas, pastos, estábulos, sótãos e depósitos, as moscas encontram nesses locais, o abrigo e as condições favoráveis a continuarem sua reprodução e possível infestação, uma vez que seu metabolismo, que normalmente fica lento em condições climáticas frias, não sofre mudança.

Embora as moscas sejam importantes e tenham seu ciclo no meio ambiente em um curto prazo de tempo, é essencial tomar certos cuidados com elas, pois podem propagar doenças, principalmente quando em contato com o homem e animais.

Em locais de rios e lagos, como é o caso de fazendas, chácaras e similares, esse problema acaba sendo um pouco maior por conta das plantações, que além dos animais, também atraem as moscas. Outono é a época que as frutas caem, e apodrecem, além da quantidade de chuvas também aumentar o número de pragas em vegetações, apodrecendo as plantações como alface, couve e outros tipos de folhas que são plantadas em grande quantidade para venda e consumo. Esses locais apodrecidos são um dos preferidos para moscas de outono depositarem seus ovos e se reproduzirem.

O ideal é manter esses locais serem limpos, e fazer uma poda em árvores, plantas no verão para que sua vegetação não cresça muito e traga problemas no inverno.

Como Evitar a Mosca de Outono

Faça uma inspeção do telhado e do sótão, examine atentamente cantos e frestas, telhas rachadas ou quebradas, tudo que possa parecer uma porta de entrada ou um local para as moscas passarem ou se alojarem.

Verifique frequentemente os canos e calhas, retirando excessos, como folhas e pedras caídas que podem deixá-los obstruídos e impedir sua passagem de água, além de apodrecer as folhas, se tornando um local que moscas usam para colocarem seus ovos, com isso a parte de cima de sua residência será um local menos propício para o aparecimento de moscas e demais insetos.

Guarde seus alimentos e sua comida em recipientes bem fechados e evite o acúmulo de lixo para não atrair moscas e outras pragas. Se possível armazene ovos, carnes prontas e cruas, legumes e frutas durante esse período na geladeira. No outono e inverno, esses alimentos tendem a estragar mais devagar, porém como as chuvas atraem as moscas para dentro de casa, elas buscam se alimentar do que estiver mais acessível.

No caso de problemas maiores como uma infestação, uma equipe especializada em pragas urbanas deve ser acionada para dedetizar o local e também evitar o aparecimento de insetos novamente. Essa prática deve feita antes do outono chegar, no verão, para que o uso de veneno não tenha que ser tão forte e até mesmo prejudicial para as pessoas que estiverem na casa.

Tenha um cuidado maior com seus estábulos durante essa estação, mantenha sempre que possível limpo, retirando água parada, guarde as fezes dos animais que podem ser utilizadas para estrume em um local fechado e adequado, vacine seus animais e forneça alimentos que consiga dar mais energia, além de protege-los da chuva e frio. Ao qualquer sinal de tosses, ou seu animal estiver lacrimejando com pus, ou odor desagradável peça uma visita do veterinário.

Além de ser muito importante claro, manter seu animal limpo junto ao local, apesar com a baixa temperatura ser difícil dar banho em seus animais, tente sempre mantê-los escovados e verifique sempre que não existe a presença de ferimentos, pois as moscas podem utilizar daquele local para se alimentarem, além de depositar ovos e trazer doenças maiores e mais complexas para vida dele. Preferência os banhos nessa época ocorram no período da manhã para que o animal não passe a noite molhado.

Veja também

Camaleão Rhampholeon

Camaleão Rhampholeon: Características, Nome Científico e Fotos

Entender mais sobre os animais que habitam o nosso planeta é entender mais sobre nós …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *