Home / Animais / Mosca-Da-Areia: Características, Como Evitar, Habitat e Fotos

Mosca-Da-Areia: Características, Como Evitar, Habitat e Fotos

Você provavelmente conhece moscas que sobrevoam ambientes domésticos, como a mosca-doméstica ou a mosca-da-fruta; moscas inconvenientes e que podem causar sérios prejuízos como a mosca-varejeira ou a mosca-dos-estábulos. Mas existem moscas que têm o costume de frequentar ambientes específicos, como é o caso da mosca-da-areia, logo, se você costuma frequentar praias com um baixo teor de limpeza, está mais propenso às suas picadas. 

Características Gerais das Moscas

As Moscas, são insetos que fazem parte da subordem Brachycera, que por sua vez, são parte da ordem Diptera (do grego: Di = duas; ptera = asas), ou seja, animais que possuem um par de asas. Como todo artrópode, o corpo da mosca não é diferente, possui três partes principais: cabeça, tórax e abdome. 

Mosca em cima da Areia

Cabeça

Ela tem dois olhos que ocupam a maior parte da cabeça, formados por cerca de 4000 omatídeos – nome dado às unidades que formam os olhos de todos os artrópodes -, que dão a esses insetos uma visão de praticamente 360 graus. 

Mosca de Areia na Pele em Zoom

Possuem uma grande quantidade de estruturas sensoriais espalhadas pelo corpo, incluindo as antenas, que permitem a elas perceberem mudanças ou movimentos mínimos no ar. Estes artifícios servem como alerta para a chegada de um possível predador ou inimigo. Como as Moscas não possuem dentes ou artifícios para triturar alimentos, seu aparelho bucal é uma espécie de tubo chamados Labelo. 

Tórax

Partes do Corpo da Mosca de Areia

Os músculos da mosca inserem-se na parede interna do tórax com 3 linhas longitudinais, onde estão acopladas as seis pernas e as asas do inseto. No final de cada perna estão duas unhas, sobre as quais há uma espécie de almofada adesiva, que permite ao inseto andar em qualquer superfície. Essa parte adesiva contém pelos, o que torna a mosca uma propagadora de doenças em potencial.

Abdome

Mosca da Areia de Perto

Esta região é o centro das funções viscerais, reprodutivas e dos movimentos respiratórios do inseto. A mosca respira através de orifícios de ar, chamados espiráculos, situados na lateral de seu corpo. Este circula dos orifícios para dentro de tubos, transportando oxigênio. 

A Mosca-da-Areia

As Moscas-da-areia (Spiriverpa lunulata) podem ser vistas entre os meses de abril a setembro. Estas moscas geralmente aparecem devido ao acúmulo de lixo nas praias, o que provoca problemas para a saúde em virtude da proliferação de parasitas que esses insetos levam no corpo. Assim, costumam se propagar em margens arenosas, localizadas em ambientes abertos e sem sombras de árvores. 

Têm no entorno de 11 milímetros de comprimento, apresentam corpo cinzento-claro, com olhos castanho-bronze e patas castanhas-avermelhadas-escuras. A mosca-da-areia consegue ter acesso à corrente sanguínea para sucção, pois ao final de seu Labelo, existem minúsculas serrilhas que rompem a pele do alvo.

Normalmente as fêmeas desta espécie preferem pôr seus ovos em solos úmidos ou na água. As larvas podem demorar até dois anos para se desenvolverem e vivem na areia solta. Na fase de pupa, as larvas enrolam-se num círculo ou em formato de “u” durante uma ou duas semanas.

Tamanho ou Altura

As moscas variam de tamanho de acordo com suas espécies. Espécies maiores como a mosca-dos-estábulos e a mosca-varejeira, medem 18 a 25 mm de comprimento. Porém, moscas como a Típula, pode chegar a 75 mm, se adicionarmos as asas deste inseto. Espécies médias como a própria Mosca-da-areia e a Mosca-da-carne medem de 6 a 14 mm.

Mosca da Areia Picando Humano

As espécies pequenas como a Mosca-de-banheiro e a Mosca de fruta têm de 2 a 5 mm de comprimento. Espécies como a Mosca-branca, podem chegar a 1,5 mm. 

Reprodução

A reprodução das mosca-da-areia é como todas as outras: sexuada. Normalmente, é realizada em meio a areia, próxima a materiais orgânicos. Têm cerca de 30 dias de vida, divididos entre 4 fases de metamorfose:  ovo (por isso são ovíparas), larva, pupa e adulto.

A fêmea põe de 100 a 150 ovos brancos, com cerca de um milímetro de comprimento. De cada ovo nasce uma larva, como um verme. Após cinco a seis dias, sua aparência se torna fina e castanha.

Mosca da Areia Picando Humano

Neste estágio da metamorfose as larvas se tornam pupas, o que correspondente ao situação das borboletas em um casulo. Após cinco ou seis dias, a pupa eclode de sua casca protetora, transformando-se em uma mosca adulta. Cerca de dez dias depois de se tornarem adultas, as moscas fêmeas são fecundadas, começando outra geração de insetos.

Malefícios da Mosca-da-Areia

Não são todas as moscas-da-areia que picam (somente as fêmeas), porém, uma praia infestada desses insetos pode causar problemas para as pessoas que não têm a pele protegida. 

Mosca de Areia na Ponta do Dedo

Quando fêmea suga o sangue, além da coceira, este ato pode provocar pequenas e aparentes manchas de vermelhas e pequenos pontos de sangue. Se você estiver na areia e sentir leves beliscões na sua pele, verifique-a para detectar estas marcas em específico. O sol quente e a areia soprada pelo vento podem causar vermelhidão na área da mordida.

Tratando a Picada

Caso tenha algum tipo de reação alérgica, vá imediatamente para o hospital. Com o profissional adequado para este tratamento, indicará ao paciente que:

  • Limpe a picada
  • Aplique um creme ou pomada para diminuir sua dor, coceira e inchaço
  • Tome um anti-histamínico caso tenha ocorrido muitas picadas

Caso sofra de um quadro crônico, você deve sempre levar consigo uma ampola de epinefrina (remédio para tratar reações alérgicas serias) nos passeios à praia. Você pode injetar epinefrina diretamente na pele usando uma agulha fina ou alguém pode fazer isso por você. Mas sempre, com o aval do médico responsável.

Como Evitar a Mosca-da-Areia?

Para prevenir o surgimento de moscas-da-praia e as suas consequências, deve-se tomar alguns cuidados como:

  • Retirar o lixo utilizado, mantendo a higiene e limpeza do ambiente;
  • Rastrear ambientes favoráveis para a proliferação deste insetos e casos seja possível, limpá-los

Normalmente, a limpeza das praias é realizada pelos órgãos públicos das cidades. Esta ação visa eliminar os resíduos deixados pelos banhistas e demais materiais depositados sobre a faixa de areia (madeira e algas), trazidos pela maré.

A operação é realizada mecanicamente, por máquina específica, que remove os resíduos, por peneiramento da areia da superfície e, manualmente, com rastelos e pás e ensacando os detritos. Assim, governos, empresas e toda a população (do litoral e do interior) devem estar empenhados na prática dos 4R’s: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar, de modo a proteger este ecossistema.

Veja também

Mosca do Chifre: Caracteristicas, Como Evitar, Habitat e Fotos

A Mosca de Chifre Olá, durante o artigo de hoje você irá conhecer uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *