Home / Animais / Matar Marimbondo é Crime Ambiental?

Matar Marimbondo é Crime Ambiental?

Os marimbondos podem representar sérios riscos para a saúde das pessoas, especialmente para aquelas que possuem alergia à sua picada. Mas isso só acontece se eles forem provocados e se sentirem ameaçados.

Continue lendo e descubra várias curiosidades sobre esses insetos, se matar marimbondo é crime ambiental, e muitos mais…

Posso Matar Marimbondos Sem Autorização?

É muito comum encontrarmos ninhos de marimbondos no quintal, no telhado e em lugares que podem representar perigo para as pessoas que vivem nas proximidades. Se isso acontecer, não tente retirar o ninho sozinho. Esse é um tipo de trabalho que deve ser feito por uma empresa especializada.

Além do mais, os marimbondos são insetos predadores. Por isso, eles desempenham um papel muito importante na cadeia alimentar. Sendo assim, eles devem ser mortos somente em caso de real necessidade.

Para retirar colônias de marimbondos, é preciso pedir autorização para o Ibama antes. E é por isso que somente empresas especializadas devem fazer. Inclusive, nem todas as empresas do ramo oferecem esse tipo de serviço. Sendo assim, o mais indicado é procurar o Corpo de Bombeiros ou os Centros de Zoonoses locais.

Curiosidades Sobre os Marimbondos

Confira abaixo uma seleção com várias curiosidades sobre os marimbondos:

  • Retirar as colônias de marimbondos não é o suficiente para eliminar esses insetos do local. Tanto abelhas, quanto marimbondos e vespas soltam feromônios, que servem par indicar que aquele local é uma boa opção para se estabelecer. Sendo assim, o ideal mesmo é, após a retirada da colônia, passar um pouco de cal, ou de algum outro amoníaco, para retirar o cheiro que ficou, e evitar que eles voltem para aquele local.
  • Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, não são os marimbondos que atacam o homem. Eles agem como uma forma de prevenção. O seu ferrão é, na verdade, uma ferramenta de defesa. Junto do ferrão há uma glândula de peçonha.
  • No momento em que se sente ameaçado, ele expõe ao seu ferrão sobre o inimigo, enquanto contrai a glândula de peçonha. E a peçonha que é liberada devido à contração da glândula, levará a uma resposta imunológica do marimbondo. No entanto, será bem difícil de um marimbondo atacar alguém se não se sentir ameaçado.
Ferrão do Marimbondo
Ferrão do Marimbondo
  • Os marimbondos são predadores. Por isso, para obter alimentos, eles usam várias estratégias. Algumas das espécies desses insetos costumam consumir animais mortos. Já os marimbondos adultos gostam bastante de néctar, ou de sucos internos das lagartas e demais insetos.
  • Quanto às larvas dos marimbondos e vespas, elas se alimentam de moscas, de aranhas, de besouros e de outros tipos de insetos, que os adultos capturam e preparam. Algumas espécies regurgitam açúcar, néctar ou o suco de insetos para oferecem às suas larvas.
  • Algumas pessoas costumam atear fogo em colmeias de marimbondos. Essa prática é muito perigosa, e não deve ser feita de forma alguma. Isso pode, inclusive, fazer com que o fogo se alastre pela casa e cause um grave acidente. Sem contar que também não é certo submeter nenhum ser vivo a um sofrimento como esse.
Marimbondo e um cachorroo
Marimbondo e um cachorroo
  • Os ninhos dos marimbondos são feitos de fibras de troncos raspadas, e também de galhos mortos de madeira. Para isso, o inseto amassa bem as fibras, usando as peças bucais e, em seguida, mistura a uma secreção especial. Dessa mistura, surge uma espécie de pasta que, depois de seca, ela fica na mesma consistência de papel.
  • Assim como as abelhas, os marimbondos também possuem uma rainha. O ciclo de vida desse inseto tem início quando acontece a fertilização da rainha. Esta, por sua vez, constrói um ninho pequenino, onde coloca os seus ovos. Depois de eclodirem dos ovos, crescerem e se tornarem operárias, as larvas continuam a construção do ninho.
  • Quando o animal de estimação, como cão ou gato, é atacado por um marimbondo, o ideal é lavar bem o local com água e sabão. Depois, usar água fria para diminuir o inchaço. Use uma compressa com gelo ou água fria envolvida em um pano. Leve o animal a um médico veterinário. E também é muito importante não aplicar o gelo diretamente no local da picada.
  • Há relatos de marimbondos que ferroaram beija-flor durante disputa por comida. Porém, essa atitude do inseto não deve ser considerada como sendo predatória, uma vez que o marimbondo nem se aproxima do beija-flor, quando este se encontra morto. Porém, já foram observadas situações de uma espécie de marimbondo, o marimbondo-caçador, da Família Pompilidae, que se alimenta de aves mortas encontradas na terra.
Marimbondo
Marimbondo
  • Os marimbondos costumam construir os seus ninhos nos troncos das árvores e em beirais das casas. Costumam se alimentar de frutos, néctar e, principalmente, de larvas e de outros insetos. Por isso, eles são frequentemente atraídos para locais onde encontrem boas condições para construírem os seus ninhos, e que tenha a facilidade de encontrarem alimentos com mais facilidade. Vale ressaltar que os marimbondos não são insetos violentos e agressivos. E só atacarão caso se sintam ameaçados.
  • Se encontrar um ninho de marimbondo em sua casa, não tente retirá-lo sem ajuda. E não use inseticida para matar os insetos, pois eles costumam atacar o inimigo antes de morrerem. A remoção de um ninho ou colônia de marimbondos deve ser feita por profissionais especializados. O ideal é que o ninho seja retirado no escuro. Ele deve ser cortado e ensacado. Em geral, a gente demora para descobrir que marimbondos estão construindo ninhos. Percebendo apenas quando eles já estão bem grandes. O ideal mesmo é ficar sempre atento à beirais da casa, buracos no muro, nas árvores, entre as telhas mal instaladas, e etc.
  • Evitar a formação do ninho é mais fácil do que eliminá-lo. O ninho começa apenas com larvas. Por isso, se notar a formação de algum em sua casa, você pode eliminá-lo facilmente usando apenas uma vassoura.
Ninho de Marimbondo
Ninho de Marimbondo
  • Se encontrar um ninho de marimbondo, afaste imediatamente crianças e animais de estimação. Se tiver alguém alérgico na casa, os cuidados devem ser redobrados.
  • E uma última dica muito importante é jamais jogar pedras ou água nas casas dos marimbondos. Caso isso aconteça, eles irão atacar o seu inimigo, resultando em inúmeras ferroadas, que podem, inclusive, levar a pessoa à morte.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *