Home / Animais / Mastim Napolitano dá Muito Trabalho?

Mastim Napolitano dá Muito Trabalho?

Uma das coisas mais complicadas quando se tem um cão em casa é o fato de muitos deles serem peraltas, bagunceiros, ou simplesmente difíceis de serem adestrados. Nesse sentido, tem algumas raças que são melhores do que outras. Nisso, temo o mastim napolitano. Será que ele dá muito trabalho na sua criação?

Confira a seguir essas e outras informações pertinentes a respeito dessa raça fascinante de cachorro.

Características Gerais do Mastim Napolitano

Considerada uma das raças de cães mais amigas do mundo, o mastim napolitano foi criado na Itália no longínquo ano de 100 a.C., sendo nessa época, muito usado como cão de guarda e de briga. Isso se justifica devido ao seu tamanho, com quase 80 cm de altura e aproximadamente 70 kg. Na aparência, ele possui uma pele toda enrugada, e isso é proposital, já que esse artifício do excesso de pele ajuda nas brigas, já que era difícil atingir órgãos vitais.

Felizmente essa prática de rinhas está cada vez mais sendo abolida, porém, nesse tempo, o mastim também era usado em outras atividades. Por exemplo: por ser bastante forte, frequentemente, ele era usado para carregar cargas pesadas em carroças.

Outra característica bem marcante quando à aparência do mastim napolitano é quanto à sua pelagem. A variação de coloração azul é a mais comum, porém, podem ter espécimes nas seguintes cores: tigrados, os fulvos, pretos, cinzas e cremes. No geral, os pelos desse animal são curtos, o que faz com que precisem de poucos cuidados nesse sentido. Uma breve escovação semanal com uma luva apropriada resolve quaisquer problemas desse tipo.

Quanto à sua saúde, as rugas do mastim precisam de cuidados específicos. O ideal é, de vez em quando, inspecioná-las para ver não há nada de anormal. É preciso mantê-las sempre secas e limpas. Existem produtos direcionados para essa região dos cães que podem facilitar a limpeza. Isso é importante, pois se trata de uma região que pode atrair facilmente fungos, além de desenvolver dermatites dos mais variados tipos.

E, por ser um cão de grande porte, ele possui muita tendência a ter displasia coxofemoral (que se trata de um “encaixe malfeito” na região do quadril). Esse problema causa dor, desconforto e dificuldades de locomoção. Nesse sentido, a deficiência de cálcio é um agravante do problema. É preciso consultar um veterinário enquanto o mastim ainda é filhote, pois o excesso ou a falta de cálcio podem ser bem prejudiciais para a sua saúde no futuro.

Um mastim napolitano, em condições normais de saúde, vive em torno de 10 anos.

Como é o Temperamento Desse Cão?

No geral, podemos dizer que o mastim napolitano é um cão tranquilo de se lidar. Sua natureza é calma, firme e leal. Fora que ele é considerado um cachorro bastante obediente e nobre. Ou seja, dentro de casa, ele costuma se portar bem, sendo uma ótima companhia para as pessoas. Inclusive, ele é bem afetuoso e sensível ao ambiente familiar. E, é por isso que ele também é ótimo sendo cão de guarda, pois não teme agir quando percebe que algo está ameaçando seu lar.

Ele também gosta de ter o seu espaço e ser respeitado, ao mesmo tempo em que se dá muito bem com crianças, idosos e outros animais. Contanto que seja socializado adequadamente, claro. Comumente, suas brincadeiras são leves, porém, devido ao seu tamanho avantajado, é preciso tomar cuidado com crianças e animais muito pequenos. Uma atenção especial na interação entre eles é recomendável, pois, mesmo sem querer, no intuito de brincar, um mastim adulto e muito forte pode acabar machucando-os.

O Mastim Napolitano é Muito ou Pouco Obediente?

O que dá pra dizer que esse cão é muito obediente, quanto a isso não se preocupe, caso queira adquirir um. Porém, quando nota que algum perigo iminente se aproxima, não hesita em agir. Porém, ele não é nem um pouco difícil em ser adestrado. A questão é não incentivá-lo a ser agressivo. Palavras doces e de apoio são a melhor alternativa.

É preciso tratá-lo com carinho na hora de passar os comandos do adestramento. Isso fortalece o vínculo entre tutor e cão, ajudando em respostas melhores por parte deste. Vale ressaltar que, num primeiro momento, caso ele não queira realizar um comando, não é aconselhável forçá-lo a isso, até mesmo por conta de seu tamanho.

O ideal para garantir que ele seja realmente muito obediente aos seus comandos é ganhar a sua confiança, fazendo com que ele obedeça sozinho. O cão precisa se sentir bem obedecendo ao seu tutor, como se fosse uma espécie de satisfação pessoal por estar fazendo isso. Simples assim.

Mais Alguns Cuidados em Relação ao Mastim Napolitano

Da mesma forma que a maioria dos mastins, esse daqui tem uma peculiaridade, que é babar bastante. Isso pode deixar a pele e a boca com um mau cheiro bem característico, neste último caso, aumentando as chances de formação de placas bacterianas. O excesso de saliva também pode causar sérios problemas na pele. Portanto, é bom ficar atento à essa questão.

Apesar de serem cães de grande porte, os mastins napolitanos não gostam de passeios muito longos. Agora, é fato que eles precisam de atividades físicas moderadas diariamente. Os próprios filhotes precisam de atividades físicas adequadas. Assim, eles se desenvolvem, bem, em especial, quanto à sua musculatura.

Filhote de Mastim Napolitano

Por ser uma raça bem grande, ela não é aconselhável de ser criada dentro de apartamentos (a menos que você não se importe de ter, frequentemente, o seu apartamento todo bagunçado!). Porém, espaços muito pequenos realmente fazem mal à saúde mental do animal, que precisa de lugares realmente espaçosos.

E, pra finalizar, é bom salientar novamente que o mastim napolitano possui um instinto vigilante e de proteção bem aguçados. Quando ele late, é pra alertar o seu tutor de que alguma coisa de errado está acontecendo na casa (ou fora dela). Portanto, é necessário ficar atento aos seus latidos, pois, geralmente, eles não são “do nada”. Fora essa questão, ele é um animal bem silencioso, e que, em termos de barulho, não incomoda nem um pouco.

Veja também

Lista de Raças de Galinhas Gigantes Com Nome e Fotos

Se referir a galinhas gigantes relativiza muito a interpretação. Há raças que são tão fofas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *