Home / Animais / Marreco Carolina Canela/Branco: Características e Habitat

Marreco Carolina Canela/Branco: Características e Habitat

Os marrecos muitas vezes são confundidos com os patos. Isso porque possuem características muito semelhantes e fazem parte da mesma família, no entanto, algumas diferenças podem ser observadas. 

O marreco carolina branco/canela é uma espécie muito característica e um exemplo claro de que os marrecos possuem sim suas próprias peculiaridades e diferenças. 

Para saber mais a respeito da raça e também sobre os marrecos, quais as suas principais características e também onde vivem, qual o seu habitat continue acompanhando este artigo e saiba a resposta para essa e tantas outra questões. Confira! 

Características e Habitat dos Marrecos

Os marrecos estão presentes na família Anatidae, a mesma dos patos, cisnes e gansos. Apesar da semelhança com os patos, eles possuem suas próprias características e falaremos das diferenças entre cada espécie mais abaixo.

Apesar de serem considerados “irmãos gêmeos” dos patos, os marrecos são os menores da sua família. A disposição do seu é ereta e ele se equilibra em duas patas, assim como os patos e diferentes dos cisnes, por exemplo. Os marrecos não são aves migratórias e possuem maior dificuldade para voar. 

Os marrecos medem entre 30 a 50 centímetros, o tamanho varia de espécie para espécie. E são muitas as variedades de marrecos presentes no Planeta Terra. é uma ave fácil de ser domesticada, não exige muitos cuidados, nem mesmo faz barulhos desagradáveis como os gansos. 

Muitas espécies de marrecos são domesticadas e criadas em cativeiro para fins alimentícios. Em determinadas regiões do globo, sua carne é muito apreciada e considerada uma iguaria. Na região sul do Brasil, existe o costume de consumir carne de marreco, uma tradição herdada dos colonos alemães, que introduziram este hábito na região. Em Santa Catarina existe até uma festa típica voltada para o consumo da carne de marreco, ela acontece em Brusque e se chama Fenarreco (Festival Nacional do Marreco). 

Engana-se quem acredita que por serem aves de menor tamanho, são mais frágeis e vulneráveis. Eles conseguem se defender e se alimentam majoritariamente de grãos, sementes, moluscos, invertebrados e outros seres que conseguem encontrar próximos do seu habitat. 

Eles costumam viver em bordas de florestas, nas beiras de rios e riachos, em lagos, lagoas e outros cursos da água. São animais peculiares, com uma aparência única, onde cada espécie possui suas determinadas características e feições. 

Confira a seguir algumas características do marreco carolina canela/branco, uma espécie muito especial e amplamente disseminada entre os criadores de marreco. 

Marreco Carolina Canela/Branco: Como ele é?

O marreco carolina possui características únicas e é um ser muito peculiar. Ele possui uma rara beleza, apesar do pequeno porte corporal. Sua plumagem possui diferentes variações, pode ocorrer muitas mesclas entre a cor preta, branca, azul, verde, marrom, entre outras. 

A ave possui um tamanho médio que varia entre 40 a 50 centímetros e pesa entre 400 a 800 gramas, isso varia de individuo para individuo. Eles passam por um longo período de transição da plumagem, enquanto jovem apresenta cores normais e sem variação, porém, quando chega na fase adulta ocorre a troca de plumagem e decorrentes mudanças começam a acontecer, a principal e que chama mais atenção está na coloração, onde diferentes tons esverdeados e azulados começam aparecer. 

É uma raça utilizada sobretudo para fins ornamentais, para embelezar o ambiente desejado, pois possui uma beleza rara e única. Por isso deve ser valorizado e receber os devidos cuidados e atenção. 

Eles adoram habitar os rios calmos e tranquilos em meio às florestas, pois assim conseguem se defender de possíveis ameaças e predadores. Podem ser encontrados habitando também brejos, pântanos ou lagos, o fato mais importante para eles é a tranquilidade e a água doce. A alimentação do animal depende totalmente do local onde ele vive, toda a sua refeição é extraída do ambiente. 

O marreco carolina recebe o nome científico de Aix Sponsa, está dentro da família Anatidae e classificado no gênero Aix. Em meados de 1913, a espécie passou por sérias dificuldades devido a atitude de caçadores. Porém, com a ampla disseminação em cativeiros e criadouros, a espécie foi mantida e está presente na natureza até os dias atuais. 

São animais de uma rara beleza que merecem todo o nosso carinho e atenção e deve ser preservada, juntamente com o seu habitat, que sofre sérios riscos devido às atitudes dos seres humanos. 

Agora que você já quais são as principais características dos marrecos, está na hora de identificar quais as diferenças que existem entre eles e os patos, a espécie com a qual eles são mais confundidos. Confira! 

As Diferenças Entre Patos e Marrecos

Patos e Marrecos
Patos e Marrecos

Eles estão na mesma família, possuem a mesma estrutura corporal, além disso, o comportamento, os hábitos e o habitat das duas espécies são muito semelhantes, isso gera uma tremenda confusão para identificá-los e classificá-los. Por isso listamos abaixo quais são as principais diferenças entre os patos e os marrecos. Confira. 

O Tamanho e Peso

O tamanho é algo que chama atenção e facilita a identificação de ambas as espécies. Porém, os patos são ligeiramente maiores que os marrecos, são mais parrudos e pesados. Enquanto o tamanho de um pato varia entre 50 a 80 centímetros, um marreco mede entre 30 a 50 centímetros. Como consequência disso, os patos são mais pesados e possuem uma maior quantidade carne e gordura corporal. 

Local de Origem

Apesar da semelhança, eles são oriundos de terras diferentes. Enquanto os patos têm sua origem no Hemisfério Sul e muitas espécies são aves migratórias, os marrecos são pouco encontrados no Sul e tem sua origem no Hemisfério Norte, não realizando a migração. 

O Bico e o Corpo

O bico talvez seja a parte do corpo onde seja mais fácil diferenciar uma espécie da outra. Os patos possuem o bico afiado e pontudo, junto a um corpo achatada. Os marrecos são dotados de um corpo mais “empinado” e de formato cilíndrico, com um bico chato e alargado. 

Curiosidade

Você sabia que o famoso personagem Pato Donald é um marreco e não um pato? Sua estrutura corporal, seu bico, assemelham-se muito mais aos marrecos do que os patos. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!

Veja também

Tipos de Lagartos Domésticos, como Cuidar e Comprar

Cachorros, gatos e pássaros, ainda são os animais de estimação mais populares; contudo, os lagartos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *