Home / Animais / Habitat do Pato: Onde Eles Vivem?

Habitat do Pato: Onde Eles Vivem?

O pato é um animal curioso e cheio de particularidades. Ele está presente na família Anatidae, junto com outras aves aquáticas, como os cisnes e também os gansos. 

São animais que vivem majoritariamente em lagos, rios, riachos, enfim, em cursos de água. Onde possam se alimentar e ficar longe de possíveis ameaças. 

Continue acompanhando este artigo para saber mais a respeito dos patos. Quais são suas principais características, o seu habitat, sua alimentação e muito mais. Confira!

Características dos Patos

Os patos são aves aquáticas, assim como os cisnes e os gansos. Eles estão presentes na família Anatidae. Existem diferentes gêneros que são classificados dentro desta família e cada espécie de pato está presente em um deles. 

São muitas as espécies de patos, dentro da família Anatidae estão presentes cerca de 30  espécies. Eles são de tamanhos e formatos variados. Porém, o tamanho médio do animal varia entre os 50 e 80 centímetros. Eles possuem as patas com membranas que “conectam” um dedo no outro e assim, facilitam o nado. Os patos podem possuir variações de cores, existem os que são marrons, brancos, pretos, verdes, são muitas as possibilidades e variações que acontecem de espécie para espécie. 

A alimentação dos patos é baseada em vegetações aquáticas, porém, são considerados seres onívoros, eles também consomem pequenos invertebrados, moluscos e plânctons, que conseguem filtrar através das lamelas filtradoras presentes no seu bico. Além disso, as aves aquáticas, sempre que encontram grãos, ou sementes próximas as árvores, também se alimenta delas. 

A criação dos patos ganhos muita força nos últimos tempos. Eles são cada vez mais procurados para a domesticação, pois são seres tranquilos, que não incomodam outros animais que vivem no mesmo local. As principais espécies para domesticação são: o pato mudo e o marreco (que não é um pato, apesar de muita semelhança).

Eles são animais domesticados pelo ser humano há milhares de anos, sobretudo na China, onde o animal é oriundo. Em muitos lugares do mundo eles servem de alimento e sua carne é muito apreciada. Eles não são “famosos” para criação como as galinhas, por exemplo. Isso se deve ao fato de não serem confinados com facilidade e também não possuem muita quantidade de carne branca como a ave terrestre. Hoje eles se encontram em diversos sítios, fazendas, lagos e riachos onde são domesticados.

Mas afinal, quando estão em meio a natureza, qual o habitat dos patos? Onde eles vivem? Confira a resposta logo abaixo! 

Qual é o Habitat Ideal Para os Patos?

Os patos são aves, certo? Porém, diferentes das demais, eles são aves aquáticas. Com isso, seu habitat natural é em meio às águas. Sejam elas de rios, riachos, lagos ou lagoas. 

Eles estão presentes sobretudo na água doce, dificilmente podem ser avistados em água salgada, pois a frequente movimentação do mar, não deixa que os patos vivam com tranquilidade necessária. Eles preferem águas calma das margens de rios e riachos. 

Apenas algumas espécies, como é o caso do pato do mato, vivem próximos ao mar. Mas lembre-se, próximos, e não exatamente no mar. Eles habitam os cursos de água próximos que desembocam no mar. 

Outras espécies preferem a tranquilidade da água doce, onde ele consegue capturar seus alimentos e viver longe de possíveis ameaças. Eles são aves capazes de voarem por longas distâncias em períodos migratórios, mas vale lembrar que não são todas as espécies que possuem o hábito da migração.

Dois Patos Voando
Dois Patos Voando

Uma espécie muito curiosa é o pato mergulhão, ele é oriundo da América do Sul e está presente em vários países sul americanos, como Argentina, Brasil e Paraguai. Eles procuram as águas mais límpidas e calma para habitarem, por isso vivem nas bordas de florestas, em córregos intocados em meio a mata natural. Os patos procuram sempre águas onde possam exercer suas atividades normalmente longe de perigo.

Agora que você já sabe qual é o habitat selvagem dos patos, chegou a hora de saber quais são as principais espécies de patos. 

Espécie de Patos

Abaixo você pode conferir quais são a espécies mais comuns de patos e também quais são as suas principais características. Confira! 

Pato Mudo

O pato mudo (como foi falado acima) é uma das principais espécies que são criadas em cativeiro, ou seja, domesticados. Eles são procurados pois possuem características ideais para a criação. Ele é conhecido cientificamente como Cairina Moschata Momelanotus.

Ele é considerado o pato selvagem da América do Sul e foi domesticado pelos indígenas há milhares de anos. Porém, como são muitos e com características variadas, não existe um padrão. Uma versão que ficou muito famosa do Pato Mudo foi uma desenvolvida na França, onde o animal possui a plumagem toda branca, com grande fartura de carne e crescimento acelerado.

Pato Real

O Pato Real habita sobretudo as terras do Hemisfério Norte, podendo ser encontrado na América do Norte, na Europa e também na Ásia. Desta forma, é uma espécie que prefere estar presente em zonas temperadas, de menos calor. 

A aparência da espécie varia de acordo com o gênero, pois apresenta dimorfismo sexual. Enquanto os machos possuem o pescoço e cabeça verde, junto ao corpo acinzentado, a fêmea apresenta coloração castanha por todo o corpo. 

Cientificamente ele é conhecido como Anas Platyrhynchos e é uma ave migratória, que já foi encontrada inclusive em locais do Hemisfério Sul. 

Pato Bravo

O Pato Bravo é conhecido pela sua plumagem preta, com uma faixa corporal branca. Eles possuem pequenas plumagens saltadas na sua cabeça, com pigmentações avermelhadas. 

É uma espécie que surpreende pelo dimorfismo sexual, onde os machos podem ter o dobro do tamanho das fêmeas, eles podem alcançar os incríveis 80 centímetros de altura. Eles preferem viver empoleirados nas árvores e nidificam na casca oca delas. Eles são encontrados no Brasil e em outros países sul americanos. 

Pato do Mato

O Pato do Mato é uma espécie peculiar, devido às suas carúnculas nodosas avermelhadas presentes em toda sua cabeça. Eles possuem variação de cor e podem ser brancos, pretos, entre outras. 

Eles preferem viver nas alturas, por isso fazem o seu ninho em meio aos cascos de árvores ocos e ficam bastante empoleirados nos galhos. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário logo abaixo!

Veja também

Quanto Tempo Após o Nascimento Pode Dar Banho no Cachorro?

Ter um filhote canino em casa é sinal de bagunça, brincadeira e correria. Por conta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *