Home / Animais / Maritaca De Estimação É Permitida No Brasil? Onde Comprar?

Maritaca De Estimação É Permitida No Brasil? Onde Comprar?

É muito comum as pessoas terem como animais de estimação bichos silvestres, mas, o que muitos não sabem que ter um animal desses em casa pode se configurar como crime ambiental. Um tipo de pássaro silvestre muito popular nas casas é a maritaca, mas, será que é proibida ter uma? E, se não for totalmente proibido, onde comprar?

A seguir responderemos essas perguntas pra você.

É Permitido Ter Animais Silvestres Em Casa?

Antes de falarmos se é possível ou não ter uma maritaca de estimação em casa, é bom saber porque ela é considerada um animal silvestre. Por definição, essa expressão se refere a seres que nascem e vivem em ambientes naturais, como florestas e oceanos. E, bem, como a nossa amiga maritaca tem como habitat natural as florestas (como, por exemplo, a Mata Atlântica), então, sim, ela é um animal silvestre.

Ou seja, é permitido em nosso país ter uma maritaca como animal de estimação, contanto que você tenha uma autorização do IBAMA. Interessante que, no caso de aves consideradas exóticas (o que não é o caso da maritaca), você não precisa dessa autorização, tendo apenas que castrar o pássaro, de acordo com a IN (Instrução Normativa) 18/2011.

É bom lembrar, inclusive, que no Brasil tanto o tráfico ilegal, quanto a caça de animais silvestres, são crimes previstos em lei. É muito importante que antes de conseguir qualquer espécie, averiguar a legalidade de funcionamento do criadouro perante às Secretarias responsáveis. Comprando qualquer animal silvestre nesses criadouros, o correto é que ele venha com uma anilha ou um microchip. Na hora da compra, também é fundamental pedir tanto a nota fiscal, quanto certificado de origem do bicho.

Mas, e pra quem já tem uma maritaca em casa, como conseguir uma autorização? Aí está: não tem como. Se você retirou o pássaro de seu habitat ou fez a compra dele de forma ilegal, não tem como legalizar a criação desse animal depois. O que pode ser feito é a devolução do bicho em um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) ou em um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) na sua cidade. Ele, então, será remanejado para um lugar específico (um centro de reabilitação, um zoológico ou um criadouro regulamentado).

E, Como Ter Uma Maritaca De Forma Legalizada?

A opção é, nesse caso, é fazer um cadastro no IBAMA como criador amadorista. No site do instituto, você terá como fazer esse cadastro de maneira bem simples. Nele, você vai usar o serviço Sistema Nacional de Gestão da Fauna Silvestre (SisFauna). Nesse espaço, é escolhida qual será a sua categoria (no caso da criação de uma maritaca, a categoria será 20.13).

Após fazer o cadastro, o procedimento é se dirigir a uma unidade do IBAMA com os documentos que forem solicitados. Então, é só aguardar a homologação, e a consequente emissão do boleto de Licença (no caso da maritaca, que é um pássaro, a Licença é SISPASS).

Logo depois de ter o cadastro autorização, e munido de sua Licença, agora sim, você pode se dirigir a um criadouro autorizado pelo IBAMA, e adquiri a ave. Importante salientar que outro criador pessoa física que foi autorizado pelo IBAMA pode oferecer a ave também.

É relativamente fácil encontrar locais autorizados para a comercialização de animais silvestres na sua cidade. Só evite fazer qualquer tipo de compra desse tipo na Internet, pois a chance do vendedor não ser autorizado é grande (e, obviamente, você não quer problemas legais, não é mesmo?).

Como Criar Uma Maritaca Em Casa?

Assim como as araras e os papagaios, as maritacas não são nem um pouco adeptas de gaiolas. Podem viver andando pela casa, tranquilamente, contanto que se tenha o devido cuidado para que não saiam voando pela janela e não sejam eletrocutados em postes de alta tensão. O ideal é criar a maritaca em um ambiente que tenha o mínimo de verde, pois isso fará com que o animal reconheça um pouco do seu antigo habitat, e se sinta mais confortável, e menos propenso a tentar fugir.

É importante também dar bastante água à ave, pois essa é do tipo que precisa ficar sempre bem hidratada. Portanto, em um local fixo e pré-definido, deixe um pote onde a sua maritaca possa tomar água sempre que tiver vontade.

Já em termos de alimentação, uma das melhores alternativas é dar ao animal, pela manhã, frutas, principalmente, abóboras, bananas, laranjas e mamões. Castanhas e milhos verdes também podem ser acrescentados à dieta do animal, bem como alguns legumes e verduras. Evite dar alimentos pastosos, pois eles podem grudar nos bicos. No restante do dia, a alimentação pode se restringir à ração na parte da tarde.

Se a alimentação for para filhotes de maritacas, dê ração em pó uma vez ao dia durante os primeiros 50 dias de vida do animal. Depois, passe a alimentá-lo duas vezes ao dia, acrescentando à ração em pó algumas sementes. Só após 2 meses de vida que você pode alimentar a sua maritaca com frutas, legumes e verduras.

É bom ressaltar que se a criação da ave for num viveiro, a higiene do local é primordial. A maritaca não pode entrar em contato com as próprias fezes, pois isso acarreta doenças sérias. Restos de comida também devem ser evitados para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

Pra Finalizar: Um Guia Alimentar Específico Para as Maritacas

Ok, em se tratando de alimentação para esses animais, você já sabe o que oferecer, mas, vamos a mais alguns detalhes que não pode passar despercebidos se você quer realmente criar uma maritaca em casa.

As frutas, por exemplo, precisam ser limpas e picadas, sempre em pequena quantidade. Já os legumes precisam ser devidamente lavados, e também só podem ser oferecidos picados e em pequena quantidade. Verduras precisam, igualmente, serem bem lavadas.

Em se tratando de complementos, uma vez por semana, você pode dar ao animal frutos secos (como castanha do pará), fontes de proteína (como ovo cozido com casca) e guloseimas (como pipocas naturais).

Alimentos proibidos? Alface, bolo, chocolate, semente de girassol, melancia, leite e produtos industrializados.

Esperamos que com essas dicas você, caso tenha interesse, compre uma maritaca de forma devidamente legalizada, e consiga cuidar bem dela.

Veja também

Aranha Cruentata É Venenosa? Características e Nome Científico

Pra começar essa aranha nem devia estar aqui. Se você encontrar uma dessas por seu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *