Home / Animais / Mariposas Gigantes de Seda: Curiosidades, Habitat e Imagens

Mariposas Gigantes de Seda: Curiosidades, Habitat e Imagens

Borboletas são insetos muito amados pelas pessoas, acredita-se que elas podem trazer sorte para quem aparecem, de forma que elas são insetos que podem até mesmo ser considerados como esperados pelas pessoas, já que todo mundo ficaria feliz em ver uma borboleta.

Porém, existe um outro inseto muito parecido com a borboleta que geralmente não é levado em consideração pelas pessoas ou então é confundido com a borboleta: a mariposa, que possui a mesma estrutura corporal e também tem desenhos nas asas, mas ao mesmo tempo pode ser considerada muito mais estranha.

A grande verdade é que, apesar de ser parecida com a borboleta, a mariposa é um animal muito menos amado, já que na verdade ela é odiada pela grande maioria das pessoas que não gostam de insetos, principalmente por conta da sua coloração e também por seu tamanho que acaba dando medo.

Portanto, neste artigo vamos falar um pouco mais sobre a mariposa justamente para desmistificar esse animal tão interessante que, apesar de não parecer, possui muitas coisas interessantes para nos mostrar!

Curiosidades Sobre a Mariposa Gigante de Seda

Aprender com as curiosidades é uma excelente maneira de saber mais sobre um assunto sem precisar ler diversos textos científicos e sem precisar ficar decifrando coisas que não são assim tão simples de se entender.

Por esse motivo, vamos agora ver algumas curiosidades que você com certeza ainda não sabe sobre a mariposa gigante de seda!

  • O seu nome científico é Attacus atlas, o que significa que o nome do seu gênero é Attacus e o nome da sua espécie é atlas, pois é dessa maneira que o nome científico se organiza;
  • Em português o termo “Attacus atlas” significa “atlas gigante”;
  • Essa mariposa é criada na China para produzir seda, mas diferentemente do bicho da seda ela não é utilizada para uso comercial, ou seja, a sua seda não é comercializada;
  • Pode ser encontrada em regiões tropicais, sendo muito conhecida na porção sudeste do continente asiático;
  • São as maiores mariposas de todo o planeta, e por isso se tornam cada vez mais famosas com o passar do tempo;
  • Apresentam coloração marrom na grande maioria das vezes, mas seus desenhos nas asas sempre variam.
Attacus atlas

Logo, essas foram algumas curiosidades interessantes que notamos sobre a mariposa e você provavelmente ainda não sabia! Nos conte o que achou dessas curiosidades e se você conhecia alguma delas.

Habitat da Mariposa Gigante de Seda

O habitat natural de um animal é basicamente o tipo de local em que ele vive ao longo de toda a sua vida, e é exatamente por isso que estudar mais sobre o habitat de um ser vivo é também estudar mais informações sobre a maneira em que ele vive e também seus hábitos, justamente porque o habitat tem o poder de influenciar todos esses fatores e muitos outros.

Como já dissemos, a mariposa gigante de seda pode ser encontrada principalmente no continente asiático. Para sermos mais específicos, podemos dizer que os habitats naturais da mariposa são: sudeste da Ásia, sul da China, desde a Tailândia até chegar na Indonésia e também na Índia.

Dessa forma, esse é um animal tipicamente asiático que já é comum ao continente e muito provavelmente não conseguiria viver no Brasil com as condições naturais que temos atualmente, como por exemplo o clima e muitos outros fatores também de cadeia alimentar.

Portanto, agora você já sabe exatamente onde pode encontrar uma mariposa gigante de seda caso você tenha curiosidade em conhecer a espécie mais de perto mas ao mesmo tempo não fazia a menor ideia de onde ela poderia ser encontrada.

Características da Mariposa Gigante de Seda

Entender mais sobre as características físicas de um animal é uma excelente maneira de depois conseguir reconhecê-lo na natureza e ao mesmo tempo pode ajudar os mais diversos tipos de estudos científicos, já que a aparência que um ser vivo possui também diz muito sobre seus hábitos também.

Em primeiro lugar, podemos dizer que essa espécie possui uma asa com envergadura de até 30cm no caso dos machos, sendo que as fêmeas costumam ter um tamanho ainda maior e também pesam mais, o que é algo diferente de muitas espécies que conhecemos.

Attacus Atlas Características

Em segundo lugar, a fêmea possui sempre coloração marrom ou bege e então existem também diversos tipos de “estampas” em suas asas, fazendo com que nenhuma mariposa seja igual à outra.

Em terceiro lugar, podemos também dizer que existe a versão grande a versão pequena desse inseto, e isso significa que cada um deles possui uma maneira de agir diferente e, consequentemente, também causam sensações diferentes nas pessoas.

Portanto, essas são características que você deve conhecer de maneira essencial para conseguir reconhecer esse animal na natureza e até mesmo para entender de maneira mais profunda como ele realmente funciona.

O Nome Atlas

Quando paramos para observar alguns seres vivos podemos perceber que a grande maioria dos nomes populares e até mesmo os científicos possuem alguma relação com o animal que está sendo estudado, e nesse caso isso não ocorre.

Quando paramos para observar o nome dessa mariposa podemos perceber que o seu nome cientifico possui a palavra Atlas; mas afinal, de onde essa nomenclatura vem já que ela não foi criada pelos próprios cientistas na hora de fazer a nomeação?

Basicamente, podemos dizer que esse nome foi criado como uma homenagem a um titã da mitologia grega, mais conhecido também como Atlas. Isso se explica basicamente porque as asas dessa espécie possuem diversos riscos e marcações que podem acabar por se parecer com mapas.

Assim, agora você já conseguiu aprender de maneira um pouco mais profunda como a mariposa gigante de seda é e quais são suas características principais. Você já conhecia esse animal de alguma maneira? Sabia que ela não existia no Brasil?

Gostou de conteúdos assim e quer ter acesso a ainda mais conteúdos de graça e com muita qualidade de informação?Não tem nenhum problema! Para isso, basta você ler mais artigos em nosso site, como esse aqui: Como Funciona o Xisto Betuminoso? Qual sua Composição?

Veja também

Alimentação da Mariposa: O Que Elas Comem?

As mariposas são insetos voadores muito semelhantes às borboletas. Como todos os insetos, o corpo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *