Home / Animais / Lista de Raças de Galinhas Poedeiras Com Nome e Fotos!

Lista de Raças de Galinhas Poedeiras Com Nome e Fotos!

Escolher uma entre tantas raças de galinhas poedeiras pode ser uma missão complicada, mas não impossível. Realmente, existem muitas opções, e se você pretende começar essa criação o primeiro passo essencial é justamente a pesquisa a respeito das diferentes raças.

As poedeiras, como o nome já deixa subentendido, são raças de galinhas que produzem uma grande quantidade de ovos por semana. São ideais para quem quer ganhar dinheiro com isso, mas geralmente não são indicadas para consumo próprio, pois a quantidade de ovos pode ser realmente grande.

É preciso entender que para que os animais produzam uma quantidade interessante eles precisam contar com uma boa estrutura, ambiente adequado, boa alimentação e qualidade de vida.

A coleta dos ovos precisa ser cuidadosa e frequente, e se você não tiver tempo e disponibilidade para isso vai acabar se frustrando om a atividade. Mas, o mais importante aqui é que você conheça as raças de galinhas poedeiras, e se familiarize um pouco com o assunto.

Conheça as Raças de Galinhas Poedeiras e suas Particularidades!

A primeira coisa que você vai descobrir é que existem muitas raças. São diversas as galinhas que possuem um bom potencial para botar ovos, e que são utilizadas justamente com essa finalidade.

• Paraíso Pedrês:

Essa galinha pode chegar a mais ou menos 7 quilos, e é uma grande fornecedora de ovos, alcançando até 350 unidades por ano – o que nos dá quase um ovo por dia! É uma raça de grande potencial, resultado de cruzamentos que trouxeram melhorias para os animais.

Paraíso Pedrês

• Legorne:

A Legorne é uma das raças mais famosas em todo o mundo, e também uma grande produtora de ovos, sendo que ela pode fornecer até 300 unidades ao ano. A grande questão a respeito dessa raça é que os cuidados são bem específicos.

Galinha Legorne

• Australorp:

Essa raça produz cerca de 200 ovos ao ano, mas a grande vantagem da criação é que se trata de um animal não muito grande, e que demanda menos espaço. O consumo da carne também é frequente entre os criadores. Os ovos são de cor amarronzada.

Galinha Australorp

• New Hampshire:

Uma raça americana que se tornou um sucesso graças a qualidade das aves! As fêmeas podem colocar até 220 ovos por ano. O corpo é coberto por uma penugem ruiva exceto na cauda, onde as penas são pretas.

Galinha New Hampshire

Saiba Quais são as Demais Galinhas que Podem ser Excelentes para Produção de Ovos!

Atualmente, existem mais de 300 raças de galinhas que foram listadas, e são consideradas domesticadas. Elas são divididas em grupos de aves de raça pura, aves locais e aves híbridas, quando ocorre o cruzamento de duas raças para gerar um novo indivíduo.

Muitas delas são criadas especificamente para corte, mas também existe uma grande quantidade de raças que é valorizada especificamente pela capacidade de colocar ovos em grande quantidade. Tais como:

• Brahma:

De origem chinesa, essa belíssima ave pode ter penas brancas na parte superior e pretas na parte inferior do corpo. A pesagem fica em 5.400kg para os machos e as fêmeas em torno de 4kg. São poedeiras que alcançam cerca de 140 ovos/ ano.

Galinha Brahma

• Turken:

Embora sua origem seja na Transilvânia, é uma raça muito comum no Brasil – mas com os devidos cruzamentos. São aves pequenas, com machos alcançando o máximo de 3,5 quilos. Os ovos chegam a 180 por ano.

Galinha Turken

• Sex Link:

Uma raça que foi desenvolvida especificamente para essa finalidade: colocar ovos em boa quantidade! A Sex Link é um sucesso graças a sua capacidade de colocar até 300 ovos por ano, o que para os produtores é excelente!

Galinha Sex Link

• Rhode Island Red:

Uma ave robusta e bonita, que pode chegar a pesar 4 quilos (machos) e 3 quilos (fêmeas). Coloca ovos de coloração branca em quantidades até 200 unidades no decorrer de um ano.

Galinha Rhode Island Red

Cuidados Essenciais na Hora de Criar Galinhas Poedeiras!

Para criar galinhas poedeiras você deve ter muita atenção e cuidado. Para começar, é preciso escolher animais saudáveis, e que tenham potencial para fornecimento de ovos conforme a quantidade que você precisa.

Mas, o mais importante é que você garanta a elas uma boa estadia. As galinhas poedeiras precisam ter qualidade de vida, dispondo de ambiente e equipamentos que consigam tornar o processo mais eficiente.

Além disso, funcionários que trabalham no seu aviário devem conhecer as raças e receber treinamento específicos para alimentarem e tratarem corretamente dos animais.

• Animais sem hormônios:

Vender ovos produzidos por animais saudáveis, e que não recebem hormônios, é um nicho bem interessante. Muitas feiras procuram por fornecedores com esse tipo de produto, e você não terá e competir com as grandes indústrias.

Conheça as Especificidades da Raça que Você Escolher!

Como já dissemos antes, existem centenas de raças de galinhas. Alguns animais demandam cuidados específicos, por isso é indicado que antes de começar a criar uma nova raça você estude e pesquise a respeito dela.

• Estoque e embalagens:

Se a ideia é criar galinhas poedeiras para vender os ovos, então você precisa pensar com antecedência sobre como será p estoque e até mesmo o método de embalagem dos produtos coletados.

Por isso, providencie embalagens – as de papelão costumam ser bastante utilizadas nesse nicho, e costumam te rum bom custo.

• Limpeza e higiene do local:

Por fim, mas não menos importante, não deixe de cuidar para que as galinhas sejam mantidas em um ambiente limpo, livre de moscas e quaisquer insetos que possam contaminar os animais ou prejudicar o seu investimento.

Vale a Pena Investir em Galinha Poedeira no Brasil?

Os ovos são alguns dos alimentos mais consumidos no Brasil e em todo o mundo. Uma grande razão para isso é que não existe uma sazonalidade, e eles podem ser coletados durante todo o ano.

Isso faz com que sejam muito rentáveis para produção, e que com certeza são alimentos que não tendem a sair do gosto do brasileiro – por isso são rentáveis também a longo prazo.

Se você está interessado em criar galinhas poedeiras deve pesquisar sobre o mercado, entender sobre as raças e apenas criar uma estrutura de qualidade para receber os animais.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *