Home / Animais / Lhasa Apso Tem Dente pra Fora?

Lhasa Apso Tem Dente pra Fora?

Lhasa apso é uma raça canina de pequeno porte, ideal para ambientes domésticos de tamanho reduzido. É um cão bastante brincalhão que, no entanto, pode incomodar um pouco os vizinhos por seus latidos constantes. Possui expectativa de vida estimada em torno de 12 a 18 anos.

É uma raça oriunda do Tibet, mais precisamente da Cordilheira do Himalaia. Em sua terra natal, ele também é conhecido como Abso Seng Kye (que na tradução literal significa “cão leão sentinela que ladra”). Teria sio desenvolvido pelos monges budistas para guardar os templos da região, contribuindo para que a raça ganhasse resistência à baixas temperaturas.

A criação da raça nos Estados Unidos iniciou-se no ano de 1933, quando um casal de cães foi oferecido ao pesquisador Suydam Cuttingo. Todavia, o reconhecimento da raça pelo Kennel Club só ocorreu dois anos mais tarde, em 1935.

Dentre as características físicas deste cãozinho, há certa dúvida relacionada ao posicionamento dos dentes, algum deles estaria do lado de fora? Neste artigo, você conhecerá importantes informações sobre a raça, e é claro, a resolução da questão central exposta no título.

Então venha conosco e boa leitura.

Lhasa Apso Características Físicas

Este cão pode ser encontrado em várias cores ou combinações de cores, que variam desde o dourado até o preto. As cores padrão da raça são o dourado, areia, mel, cinza escuro, ardósia (considerada uma tonalidade de cinza), preto, branco ou particolor (ou seja, com áreas nas quais podem ser encontradas duas ou mais cores).

A média de altura é estimada em 25 centímetros e a média de peso em 7 quilos.

Lhasa Apso Tem Dente pra Fora?

Cães chamados de prognatas apresentam a dentição (geralmente de uma as arcadas) projetada para frente. O prognatismo ocorre em decorrência de uma hipertrofia da mandíbula, proporcionando o desencaixe da arcada superior com a arcada inferior.

Na maioria das vezes, o prognatismo é da arcada inferior, como ocorre em raças como o Shith-tzu, bulldog e lhasa apso. No entanto, embora mais raro, o prognatismo inferior também pode ocorrer e, neste caso, deve-se ao tamanho do queixo ser menor do que o maxilar, ou vice-versa.

Nos cães da raça bulldog, mais precisamente, o prognatismo pode transmitir certo semblante rabugento.

Agora, respondendo à questão central do artigo, o dente cão lhasa apso não é ‘para fora’, apenas projetado para frente (no caso da arcada inferior), em decorrência do prognatismo, porém ainda dentro da cavidade bucal.

Lhasa Apso Características Comportamentais

Mesmo com a aparente imagem de um cãozinho frágil que adora estar no colo, o lhasa apso é bastante enérgico e brincalhão. Fiel e companheiro, porém bastante desconfiado com estranhos.

Em relação ao adestramento, é importante ter um pouco de paciência, uma vez que a raça tem a fama de ser muito teimosa e dispersa. O adestramento deve ocorrer através de um número maior de repetições até que o comando seja assimilado, além disso é importante treinamentos diários e revisões constantes, de modo a evitar que estes cães de esqueçam do que aprenderam. Apesar de tudo são bastante apegados, fiéis e até mesmo obedientes aos donos.

O adestramento também auxilia na diminuição da quantidade de latidas (bastante abundantes na raça), no entanto essa característica não pode ser anulada, além do mais é importante para torna-lo um bom cão de guarda.

Cães Lhasa Apso não tem fama de apresentar muita paciência com crianças, porém esse quadro pode ser revertido caso socializem com elas desde filhotes. Esse cão e dá melhor com crianças mais velhas, visto que elas não possuem a tendência natural de mexer em seus brinquedos, e o lhasa apso é bastante ciumento em relação aos seus objetos.

O temperamento deste cão é bem peculiar, uma vez que seu humor pode variar de bastante alegre e brincalhão até distante, majestoso e possessivo. Quando ele aparenta estar indiferente, na verdade está impondo a sua independência, ao expressar que agradar o dono não é sua prioridade.

Lhasa Apso Deitado na Grama
Lhasa Apso Deitado na Grama

Quando filhote, este cão costuma ser bastante bagunceiro e altamente agitado, contudo esse comportamento tende a se estabilizar ao completar 1 ano de idade.

Lhasa Apso Cuidados Gerais

A pelagem deste cãozinho é longa e abundante, logo deve receber uma atenção especial. Escovações regulares também auxiliam a identificar alguma alergia em sua pele.

Os dentes devem ser escovados com regularidade, de modo a evitar o tártaro e as inflamações na gengiva.

Caso não haja desgaste natural das unhas do animal (em decorrência de práticas como caminhadas em pisos ásperos), a recomendação é que essas unhas sejam cortadas a cada 45 a 90 dias.

Os banhos devem ser semanais ou quinzenais. Após o banho, é importante secá-los bem, de modo a evitar que a umidade acumulada resulte em descamação da pele.

Lhasa Apso Problemas de Saúde Frequentes

A conjuntivite é bastante comum em cães com características de focinho curto e olhos salientes, tal como é o caso do lhasa apso. Os principais causadores desta conjuntivite frequentemente são produtos químicos, pó ou alérgenos.

Alguns cães da raça podem adquirir displasia renal congênita antes do nascimento. Isso ocorre quando um ou ambos os rins do animal não se desenvolvem corretamente dentro do útero materno. Alguns dos sintomas de manifestam através de perda de peso, cansaço excessivo e acúmulos de líquidos (edema).

Animais pequenos apresentam a tendência em desenvolver luxação da patela, quadro manifestado quando o osso do joelho se desencaixa da sua articulação, resultando em dificuldade de mobilidade e dores.

Dois Lhasa Apso no Veterinário
Dois Lhasa Apso no Veterinário

A pelagem abundante do lhasa apso torna-o propenso a quadros de dermatite, uma vez que os pêlos dificultam a ventilação natural da pele, além de favorecem o desagradável acúmulo de umidade. Quando o cão começa a se lamber e se coçar bastante, este é um sinal de alerta para procurar um veterinário.

Lhasa Apso Curiosidades

O cachorro do Cebolinha da Turma da Mônica (chamado floquinho) possui a imensa quantidade de pêlos inspirada na raça lhasa apso.

Os monges budistas que iniciaram a criação do animal, acreditavam que estes cães eram a reencarnação dos sacerdotes do templo.

Em lojas de Pet Shop, o preço de um filhote de lhasa apso está estimado entre 500 a 2.000 R$.

*

Agora que você já conhece características importantes sobre esse cãozinho, o convite é para que continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Dog Hero. Lhasa apso. Disponível em: < https://love.doghero.com.br/racas/lhasa-apso/>;

Petlove. Tudo sobre Lhasa Apso. Disponível em: < https://www.petlove.com.br/lhasa-apso/r>;

Petz. Guia de Raças Lhasa Apso. Disponível em: < https://www.petz.com.br/cachorro/racas/lhasa-apso/>;

Portal do Dog. Lhasa Apso. Disponível em: < https://www.portaldodog.com.br/cachorros/racas-cachorros/lhasa-apso/>.

Veja também

Pug Chocolate, Tigrado, Prata e de Cores Exóticas com Fotos

É amplamente contestada às origens das cores não padronizadas presente nos pugs. Estes pugs, no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *