Home / Animais / História do Dobermann, Personalidade e Origem da Raça

História do Dobermann, Personalidade e Origem da Raça

Desenvolvido na Alemanha do século XIX para proteger os indivíduos. A raça dobermann se tornou um dos cães mais populares nos Estados Unidos e em todo o mundo.

Este animal recebeu o nome de seu criador, um coletor de impostos alemão chamado Karl Friedrich Louis Dobermann. O objetivo original era criar um tipo de cão que seria ideal para fazer sua proteção durante o trabalho.

Suas primeiras versões ganharam uma reputação negativa de agressão. Entretanto, os pets de hoje em dia são, consideravelmente, menos temperamentais.

Atualmente existe apenas uma variedade do dobermann. Contudo, há um reconhecimento crescente entre os criadores de que as linhagens americanas e europeias podem exibir características diferentes.

Quer saber mais a respeito deste cão? Descubra tudo lendo o artigo até o final.

Características Gerais e Proveniência do Dobermann

Em geral, o dobermann é um cão de pelo curto e preso ao corpo, liso, além de uma cor que vai do preto ao ouro, vermelho escuro ou castanho. Sua ferocidade e força faz com que ele pareça realmente bravo, mas ao mesmo tempo incrível.

Nascido no final do século XIX, graças a um alemão que lhe deu seu nome. Seu criador, como dito acima, começou a fazer cruzamentos de cães, o que originou o que vemos hoje em dia. Foi dessa mistura que surgiu o animal com bastante presença, força, poder, além da grande beleza.

Entre as raças que se acredita serem originais, estão:

  • O Rottweiler;
Rottweiler
Rottweiler
  • O Dogue Alemão;
Dogue Alemão
Dogue Alemão
  • O Pastor Alemão;
Pastor Alemão
Pastor Alemão
  • O Galgo.
Galgo
Galgo

O dobermann tem, em alguns aspectos, uma característica de cada uma dessas raças. É isso que o torna único e especial, principalmente em se tratando de sua pelagem e sua coloração.

Hoje eles são usados para resgate, na polícia e como guardiões, entre muitos outros ofícios. Se o tutor precisa de um animal que tenha o instinto mais agressivo e perigoso, este é um dos que melhor poderão atender a essas necessidades.

Machos e adultos grandes podem pesar mais de 30 quilos. É isso o que lhe comporta o grande vigor e energia pelo qual são reconhecidos. Sua cabeça é alongada, onde sobressai um focinho grande e pontudo. Além disso, possui uma orelha que é amputada logo quando filhote, para que sejam mantidas na posição vertical.

Eles têm uma vida muito longa, vivendo entre 13 e 15 anos. No entanto, os pets mais velhos possam perder o olfato e parar de reconhecer seus donos no escuro. Sabendo disso, os tutores devem estar atentos a esse fenômeno, caso contrário, podem trazer outros problemas.

Personalidade do Cão Dobermann

Eles são atenciosos e afetuosos ao mesmo tempo, desde que sejam adequadamente tratados e ensinados a socializar. Existe um grave problema a ser tratado devido ao seu caráter não sociável, mas, apesar disso, são fiéis e dedicados a seus donos.

Em geral, se sentem inseguros e inquietos diante de estranhos. Sendo assim, sempre procuram defender sua família e o território de desconhecidos.

Os dobermanns são cães fiéis, confiáveis, afetuosos e doces, capazes de serem amados e acariciados como qualquer outro animal. Mas seu espírito travesso e inquieto deve ser mantido estável com muito exercício.

O Bem-Estar do Animal

Como é sabido, os cães dobermann têm energia suficiente para se exercitar e brincar bastante. Se o tutor não estiver atento a esse detalhe, os animais podem ficar mais irritados do que o normal. Isso os tornará violentos e muito mais agitados.

Eles podem conviver em apartamentos, mas devem ser levados a locais onde possam caminhar e eliminar a efusividade de seu caráter.

Nos casos de residências pequenas, é necessário levar o dobermann duas ou três vezes ao dia para:

  • Andar;
  • Fazer suas necessidades;
  • Brincar.

Os dobermans são geralmente treinados com reforço positivo, pois não assimilam ameaças ou punições. Isso tende a torná-los mais violentos ou agressivos, atacando ferozmente o objeto que veem como uma ameaça à sua integridade física ou à sua família.

Treinamento do Dobermann

Os cães dobermann são geralmente fáceis de treinar. Como dito acima, eles respondem muito bem ao sistema de forma positiva. Uma boa forma de ensinar é dar um prêmio. Isso pode reforçar a aprendizagem e realmente fazê-lo sentir que está se esforçando para aprender o que seu mestre lhe propõe.

Mesmo esses pets aprendendo muito rápido, tendem a serem muito teimosos. Portanto, quando o tutor sentir que o treinamento está ficando intenso, é melhor deixá-los descansar. Muito estresse também pode ser prejudicial e deixa-lo cansado e irritado.

Adestre o Dobermann da Maneira Correta
Adestre o Dobermann da Maneira Correta

O tutor também pode contar com a orientação de um profissional para o aprendizado, desde que cumpra as tarefas. É importante que as pessoas recorram à ajuda de quem sabem mais sobre esta raça. Assim, dentro do ambiente familiar, o dobermann se comportará de maneira doce, afetuosa e respeitosa.

Curiosidades a Respeito do Cão

  • Em 1976, um dobermann albino nasceu em uma ninhada. Essa espécie de extrema raridade foi cruzada com seus próprios filhotes para manter os genes e garantir que seus descendentes também fossem albinos. Atualmente, qualquer dobermann branco descende dessas cruzadas. Portanto, é sempre associado a problemas de saúde importantes, como nos olhos, na pele, etc. Embora sejam bonitos e raros de ver, é desaconselhável procurar um dobermann albino, porque sua saúde sempre será enfraquecida;
  • Existe um mito associado ao dobermann na cultura popular, que é a ideia de que seu cérebro não para de crescer em um crânio pequeno demais. Isso faz com que o cão enlouqueça e desenvolva muita agressividade ao longo do tempo. No entanto, essa premissa não tem fundamento. Se fosse esse o caso, o cão morreria da pressão do próprio cérebro à medida que crescesse. Entretanto, o dobermann está em quinto lugar na classificação de raças de acordo com sua inteligência.
A Curiosidade da Raça Dobermann
A Curiosidade da Raça Dobermann

Se você deseja compartilhar sua vida com um exemplar dessa raça, a melhor coisa a fazer é procurar um criador experiente e respeitável. Somente assim você poderá obter as melhores informações sobre o cão, principalmente no que diz respeito à sua educação.

O dobermann é uma raça única, com necessidades muito específicas. Assim sendo, você deve entender e preencher todos os requisitos para que o cão seja um animal feliz e equilibrado. Dessa forma, juntos, você e seu pet desfrutarão do melhor relacionamento possível.

Veja também

Reprodução do Marreco: Filhotes e Período de Gestação

Os marrecos muitas vezes são confundidos com os patos, porém, engana-se quem acredita que ambas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *