Home / Plantas / Como Plantar, Cultivar, Cuidar e Fazer Mudas da Cana de Açúcar?

Como Plantar, Cultivar, Cuidar e Fazer Mudas da Cana de Açúcar?

O açúcar é sem dúvida um dos ingredientes que não faltam no armário dos brasileiros, ele está em praticamente todas as receitas e até mesmo nos pratos que menos imaginamos!

Ter uma plantação de Cana-de-açúcar não é algo possível apenas aos empresários, até mesmo você pequeno agricultor, pode tê-la em sua residência.

Quer saber passo a passo como plantar e manter suas Canas-de-açúcar? Então se acomode e leia parágrafo por parágrafo desta matéria incrível que eu lhe preparei, garanto que serei breve e objetivo amigo(a)!

Como Plantar e Cultivar a Cana de Açúcar

É claro que eu não posso esconder de você que o processo não é tão simples, apenas posso lhe dizer que o mesmo é possível para qualquer pessoa e não apenas para aquelas que possuem alto poder aquisitivo. Lembre-se de prestar bastante atenção aos detalhes!

Esta espécie de caule não possui nenhuma restrição quanto ao período em que pode ser plantado, isso é algo muito bom e bastante motivador para os agricultores, visto que possibilita um plantio bem fácil.

Olha, uma das maneiras mais comuns é através do Plantio Manual, se você é um agricultor amador e possui apenas aquele espaço caseiro para o seu próprio consumo, então este método cairá como uma luva.

Plantar Cana manualmente é muito simples: você só vai precisar de um veículo, que pode ser tanto uma caminhonete como um caminhão, basta colocar todas as mudas na carroceria e lançá-las na terra que servirá para o plantio delas.

Lembre-se de que a terra precisa ser preparada para receber as mudas, você deve fazer uma série de buracos contínuos que servirão para receber as pequenas mudas, depois basta soterrá-las.

É claro que se o seu objetivo for uma plantação bem caseira mesmo, nem vai precisar de usar veículos e nenhum outro tipo de processo mecanizado.

Os buracos cavados para o plantio da Cana-de-açúcar são chamados de sulcos e se assemelham bastante aos rastros deixados pelos veículos na terra. Lembre-se de que eles precisam ser umedecidos.

Depois deste simples processo temos o Plantio Mecanizado, neste, a coisa é ainda mais simples: Aqui nada irá mudar, apenas será acrescentado o uso de maquinário para realizar a tarefa de plantio da Cana. Viu como é fácil?!

Eu tenho a certeza de que você nunca viu um método tão funcional e simples como esse, eu duvido que lhe tenha restado algum tipo de dúvida sobre este fácil procedimento!

Cuidando e Fazendo Mudas da Cana-de-Açúcar

Se você me acompanhou até aqui, então tenho a certeza de que está muito interessado(a) neste assunto. Eu não vou decepcioná-lo(a), da mesma maneira que lhe ensinei um processo para plantar a Cana-de-açúcar, também lhe ensinarei uma forma fácil de cuidar dela e de plantar suas mudas. Vamos lá?

Não é muito difícil manter a sua plantação de Cana-de-açúcar, ela precisa de cuidados simples e que são necessários a qualquer espécie de planta. Você pode até usar essas dicas em qualquer outro tipo de planta e eu tenho a certeza de que irá funcionar!

O primeiro cuidado que você precisa ter é com as pragas, insetos são destruidores bem rápidos e em questão de segundos pode colocar todo o seu esforço a perder. Eles são os inimigos número um dos agricultores!

Você pode eliminar pragas utilizando produtos industriais e que não causam nenhum dano à sua saúde, além disso, existem empresas especializadas na prestação deste tipo de serviço, não sei ao certo qual é o tipo de procedimento utilizado por elas, mas creio que também façam uso de métodos 100% benéficos para nós seres humanos, até porque não faria sentido usar produtos que pudessem nos causar danos não é verdade?!

Tenha bastante cuidado com as ervas daninhas, elas são um tipo de planta bem astutas, nascem e se desenvolvem juntamente com a Cana- de-açúcar, elas são terríveis, pois se não forem retiradas, podem acabar sufocando e matando a sua plantação. Se isso acontecer, todo o seu investimento vai por água a baixo!

Pelo que sei, os métodos que utilizam produtos químicos são os mais benéficos, eles não irão fazer mal nenhum a você e nem a sua plantação, apenas exterminarão as ervas!

Agora, para você que quer ter muitas mudas em seu sítio ou terreno, vou lhe falar como fazer isso!

Plantação de Cana-de-Açucar
Plantação de Cana-de-Açucar

Quando você for realizar a plantação das mudas precisa saber que como primeiro passo é necessário escolher somente os caules perfeitos, ou seja, não pode haver nenhum tipo de defeito nele, fique bem atento(a) a isso, pois um detalhe que passa despercebido já é o suficiente para comprometer todo o processo.

Outro detalhe super importante é prestar bastante atenção no tamanho do caule, ele deve ter exatos 30cm, algo inferior a isso pode dar errado.

Agora que já está com quase tudo pronto, será necessário a preparação do solo, basta cavar buracos na terra para depois colocar as mudas sobre ele e logo em seguida soterrá-las. Viu como tudo o que estou lhe ensinando é algo simples?!

Os sulcos que são os locais onde você depositará as mudas de Cana-de-açúcar, precisam ser umedecidos, porém, isso não deve acontecer de maneira exagerada, ou então as mudas serão sufocadas. Lembrando que elas devem ser posicionadas de maneira horizontal, não sei ao certo o porquê disso, apenas sei que é algo necessário e que não pode ser ignorado.

Você precisa ser uma pessoa bem paciente, pois as coisas não acontecem de uma hora para outra, é necessário o correr do tempo para que tudo dê certo e os primeiros resultados possam ser vistos.

Meu(a) caro(a) leitor(a), sempre que estiver a procura de matérias relevantes e legais procure neste site, aqui nós temos bastante assuntos sobre a mãe natureza e as inúmeras espécies que habitam nela.

Muito obrigado pela sua presença, mais uma vez fico extremamente grato por vê-lo(a) aqui dando a maior força lendo os meus conteúdos. Lembre-se de que o meu propósito é entretê-lo com os conteúdos mais legais e interessantes sobre a fauna e flora brasileira (também estrangeira).

Mais uma vez agradeço pela presença e até a próxima oportunidade!

Veja também

Óleo de Cártamo em Cápsula

Como Age o Óleo de Cártamo no Organismo?

A planta Carthamus Tinctorius L – nativa de regiões secas e áridas da Índia – …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *