Home / Animais / Habitat do Pica Pau: Onde Eles Vivem?

Habitat do Pica Pau: Onde Eles Vivem?

O pica pau é um pássaro muito conhecido, que faz parte da família Picidae, do gênero Piciformes. O seu tamanho varia de pequeno a médio. Sua plumagem é de múltiplas cores, sendo que os machos têm um diferencial: sua crista é vermelha.

Já as patas dessa icônica ave têm dois de seus dedos virados para trás e dois para frente. Esta anatomia ajuda o pica pau a agarrar firmemente os troncos das árvores onde ele escolhe ficar.

Aqui em nosso Brasil, eles estão em grande número e são conhecidos como:

  • Peto
Peto
  • Pica pau
Pica Pau
  • Carapina
Carapina
  • Pinica-pau
Pinica Pau
  • Ipecu
Ipecu

Quer saber mais? Fique por aqui e conheça o Habitat do Pica Pau: Onde Eles Vivem e muito mais!

Onde Vivem os Pica Paus? Quais São Seus Habitats?

O Pica Pau, residente aqui no Brasil, prefere viver em bosques, caatingas e vários tipos de florestas e, além disso, também se aventura em ambientes urbanos. Ele constrói seus ninhos perfurando troncos de árvores, principal motivo que evidencia seu nome.

Saiba que cada espécie de Pica pau, no país em que vive, tem a preferência distinta para cada tipo de habitat. Mas, independente da sua escolha onde vai morar, raramente permanece no solo, no chão.

Sua preferência é viver nas copas de grandiosas árvores e também em tocas que ele esculpe com muito esmero, no tronco das árvores.

Variedades de Pica Pau no Brasil 

O Brasil é um país com diversas espécies de pica paus. Confira algumas delas:

1 – Pica pau borrifador

Esta ave tem de 19 a 20 cm com peso entre 44 e 63 gramas. O Pica pau macho tem no alto da sua cabeça coloração vermelha e nas laterais, amarelas. Sua nuca também é de cor vermelha.

A fêmea dessa espécie tem as laterais da cabeça, semelhante ao do macho, pois são amarelas.

Entretanto, o alto da cabeça é de um amarelo com nuances de verde oliva e coloração levemente vermelha em sua nuca. O pica pau habita em algumas regiões da Amazônia, do sul do Brasil até o Rio Xingu, que seria no Mato Grosso.

Também ganhou a região leste e nordeste até Santa Catarina e países vizinhos ao nosso como Peru, Venezuela e as Guianas.

2 – Pica pau dourado

O Pica pau dourado apresenta de 21 a 22 centímetros e com peso corporal entre 22 e 68 gramas. O macho é imponente com sua destacada testa vermelha, coloração esta que se estende até a nuca que tem as bordas em uma leve linha verde oliva.

Tem a faixa estreita perto dos olhos na cor branco-amarelada, finalizando na nuca. Já os lados de sua cabeça são na cor verde oliva e 2 faixas dispostas horizontalmente de coloração amarela.

Seu pescoço, na altura da garganta, tem cor amarela e vermelha.

Pica Pau Dourado

O peito da ave tem plumagem verde oliva com detalhes barrados em branco. O crisso do pica pau dourado é escurecido com barrado semelhantemente branco. Os machos, quando jovens, têm a coloração de suas penas, parecidas com a das fêmeas.

Porém, com o passar do tempo, o vermelho começa a ganhar força em sua plumagem tomando conta da região malar e coroa da ave.

3 – Pica pau garganta branca

As características físicas desse gênero de pica pau – que o diferencia dos demais – seria a testa vermelha que termina em seu pescoço.

Os lados da sua cabeça são da cor verde amarelada, o peito com plumagem em coloração amarelo-dourado que continua até a parte de trás do seu pescoço. Seu peso é de aproximadamente 69 gramas e sua altura de 19 a 20 cm.

4 – Pica pau dourado de Belém

Essa linda ave é muito comum no estado do Pará e se destaque de demais aves da espécie por ter o pescoço e a garganta com plumagem dourada e lisa.

Pica Pau Dourado de Belém

Os machos apresentam uma forte cor escarlate enquanto que as fêmeas, têm a cabeça de cor amarela.

5 – Pica pau dourado escuro

Tanto os machos como as fêmeas do Pica pau dourado escuro, possuem uma característica semelhante em seu corpo: tem o dorso de cor amarela com detalhe barrado, o ventre marrom e oliva. Além disso, apresentam uma listra ou faixa que começa no loro e vai até a nuca.

Os machos têm uma estria em vermelha próximo ao maxilar. A diferença está na cabeça do macho que é vermelha e as fêmeas, podem ter a cabeça amarela ou verde oliva.

A íris dos seus olhos pode apresentar coloração azul ou branca. Seu bico é de cor cinza escuro e suas pernas, são verde oliva.

Classificação Científica do Pica Pau

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Aves
  • Ordem: Piciformes
  • Família: Picidae
  • Subfamílias: Picumninae, Nesoctitinae, Jynginae e Picinae
Picumninae

Curiosidades Sobre o Pica Pau

Agora que já conhecemos o Habitat do Pica Pau: Onde Eles Vivem? e muitas outras informações, conheça algumas curiosidades incríveis sobre essa ave fascinante!

1 – Eles alimentam-se, com mais frequencia, de larvas de diversos insetos, geralmente infiltrados no tronco das árvores.

A busca por comida para o pica pau se torna uma aventura, pois ele alarga a cavidade com o bico para apanhar as larvas. Em seguida ele captura suas presas com sua língua longa e pegajosa, pois tem glândulas salivares que a umedece.

2 – Seu bico é extremamente forte, pronto para perfurar quase qualquer tipo de madeira. Como já descrito anteriormente, seus ninhos são dentro de troncos de árvores e com a precaução de ser o mais alto possível para evitar predadores.

3 – O Pica Pau fêmea costuma botar no ninho, de 4 a 5 ovos que são chocas durante 20 dias tanto pelo macho como também pela fêmea.

4 – O Pica Pau tem a capacidade de golpear com seu potente bico, de 15 a 16 vezes por segundo a madeira que pretende furar, isso cria a sonorização tão característica dessa ave.

5 – Saiba que o crânio do Pica Pau é mais grosso que o das demais aves. Isso é excelente para protegê-lo das constantes e potentes bicadas na madeira.

6 – Surpreendentemente ele pode bicar o tronco de árvore que lhe convém, até 12 mil vezes por dia.

7 – A força dos golpes que ele exerce sobre seu bico para furar, é 1000 vezes mais forte que a força da gravidade.

Nesoctitinae

8 – O pica pau das bolotas, é uma espécie de Pica Pau que tem esse nome por guardar alimentos nas árvores, no inverno. A ave se alimenta na Primavera e Verão. Curiosamente, ele faz buracos em cada árvore, depositando uma em cada toca.

9 – O Pica Pau e extremamente zeloso e cuidadoso com o ninho. Enfrenta animais peçonhentos como cobras e qualquer outro animal que esteja interessado em se alimentar dos seus novos ou de seus filhotes.

10 – O Pica Pau tem o honroso título de ser uma das aves mais trabalhadoras que existe

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *