Home / Animais / Habitat do Orangotango: Onde Esses Macacos Vivem?

Habitat do Orangotango: Onde Esses Macacos Vivem?

O número de animais presentes em nossa fauna pode causar espanto para muitas pessoas, principalmente aquelas que não conhecem nem 1% dos animais que existem em nosso planeta, o que é o caso da grande maioria das pessoas na verdade.

Isso porque com tantos animais presentes em nossa fauna, o mais comum é que as pessoas conheçam apenas os mais famosos e acabem por não se aprofundar nos estudos de outras espécies, mesmo que elas sejam extremamente interessantes e tenham uma importância biológica gigante.

Apesar disso, o macaco é um dos animais que conseguiu manter o seu destaque e ser considerado importante o suficiente pelas pessoas para que elas estudassem ele, e é exatamente por isso que muitas pessoas pesquisam um pouco mais sobre essas espécies até mesmo nos dias de hoje.

Portanto, neste artigo falaremos de maneira mais específica sobre os orangotangos. Continue lendo o texto para saber exatamente e de maneira mais detalhada como esses macacos vivem, e o melhor, onde eles vivem!

O Habitat Natural

Antes de mais nada, é importante que você saiba exatamente porque é tão importante assim estudar o habitat natural de um animal, já que muitas pessoas consideram que isso seja algo completamente inútil, e acabam não levando muito a sério os estudos com relação a isso.

Porém, a verdade é que estudar um pouco mais sobre o habitat natural da espécie é essencial para conseguir entender como ela funciona. Isso porque o habitat natural influencia diretamente nos hábitos que um ser vivo possui, além de influenciar o seu comportamento ao longo da vida e também a sua alimentação, pois ele sempre irá se alimentar do que está disponível naquele habitat em específico.

Dessa forma, é essencial que você aprenda um pouco mais sobre o habitat natural dos orangotangos para conseguir entender um pouco mais sobre a espécie como um todo.

Nesse caso, podemos dizer que o orangotango é um animal nativo da Malásia e também da Indonésia, o que significa basicamente que ele está presente apenas no continente asiático, e por isso não possui uma distribuição geográfica muito ampla.

Portanto, agora você já sabe exatamente qual é a origem desse animal tão interessante! Mas afinal, onde ele vive nos dias de hoje? Já que nem sempre o animal continua vivendo no local em que ele se originou, e isso se dá por conta de mudanças biológicas ou até mesmo geográficas que ocorrem com o passar do tempo.

Onde O Orangotango Vive Hoje

Orangotango Sentando na Grama
Orangotango Sentando na Grama

Já te explicamos anteriormente qual é a origem desse animal, mas é importante ter em mente que nem sempre os animais se desenvolvem no seu local de origem, já que diversas mudanças ocorrem ao longo da vida e muitas vezes eles são forçados a mudar de local, principalmente por conta da ação do ser humano.

Assim, podemos dizer que nos dias de hoje os orangotangos podem ser encontrados nas ilhas de Bornéu e Sumatra, duas ilhas que não são tão conhecidas pelas pessoas, principalmente as da América do Sul, mas que possuem uma importância bem grande quando o assunto é a diversidade de espécies.

Dessa forma, para entendermos mais sobre como são os hábitos desses animais nos dias de hoje, é importante pararmos para analisar separadamente as duas ilhas, principalmente porque elas são desconhecidas por muitas pessoas, como já dissemos anteriormente.

Portanto, vamos ver agora de maneira mais detalhada como essas ilhas são e, consequentemente, como o orangotango vive nesse habitat nos dias de hoje, já que isso é essencial para os estudos.

Ilha de Sumatra

Apesar de não ser tão conhecida pelas pessoas que vivem no Ocidente, é muito importante citarmos que essa é a sexta maior ilha existente em nosso planeta, e a maior ilha presente de maneira total na Indonésia, o que faz com que ela seja extremamente importante principalmente para o país.

O mais interessante é que, apesar de ser uma ilha, a Ilha de Sumatra possui mais de 50 milhões de habitantes, e por isso podemos dizer que ela é extremamente povoada, o que é extremamente interessante, porque os orangotangos também vivem lá.

Dessa forma, podemos dizer que o clima da ilha pode ter sido um dos principais motivos para que os orangotangos se instalassem lá durante a fase adulta, fazendo com que eles estejam até os dias atuais, já que lá é onde eles se reproduzem e possuem as suas populações.

Além de tudo isso, podemos citar que os nativos acabam por ter contato com os orangotangos, já que o grande número de pessoas existentes lá faz com que seja praticamente impossível separar completamente os habitantes da natureza selvagem.

Portanto, agora você já sabe exatamente como é a Ilha de Sumatra e, o principal, como os orangotangos levam a vida em meio à população nessa localidade tão interessante e isolada do resto do mundo!

Ilha de Bornéu

Ilha de Bornéu
Ilha de Bornéu

Como já dissemos anteriormente o orangotango não está presente apenas na Ilha de Sumatra, já que ele está presente também na Ilha de Bornéu, também localizada na Indonésia, ou seja, na Ásia.

É interessante percebermos que essa ilha é dividida em 3 partes pelos nativos, e o orangotango está presente em todas elas, sendo que uma dessas partes também faz parte da Malásia, o que faz com que a ilha seja transcontinental.

Dessa forma, por conta da existência de orangotangos em todas as partes dessa ilha podemos dizer que eles habitam não apenas a Indonésia como dissemos anteriormente, mas também a Malásia.

Logo, essa é mais uma localidade na qual podemos encontrar orangotangos vivendo em meio aos nativos ou na floresta, sendo que a intervenção humana no habitat deles é muito pequena nesses locais.

Viu como é interessante aprender mais sobre o habitat dos animais! É por meio deles que temos todas as informações que precisamos sobre esses seres, especialmente quando o assunto é a distribuição geográfica da espécie.

Quer saber ainda mais informações sobre outros seres vivos, mas não sabe muito bem onde encontrar textos de qualidade? Leia também em nosso site: Existe Barata Branca ou Albina? É Verdade ou Mito?

Veja também

Pato-de-Crista: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

A criação de patos é muito comum no Brasil, já que não exige grande trabalho …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *