Home / Animais / Habitat do Asno: Onde Eles Vivem?

Habitat do Asno: Onde Eles Vivem?

Existem asnos na maioria das localidades do planeta Terra, e geralmente são aclamados ​​como meios de transporte ou para puxar cargas. Por outro lado, sob esses primos adorados do cavalo, esconda animais extremamente macios e inteligentes. Saiba mais sobre asnos.

Como é o Asno?

Os asnos pertencem aos equídeos, ou seja, estão intimamente relacionados a cavalos ou rinocerontes. Por outro lado, são menores que outros semelhantes. De fato, um asno adulto geralmente mede entre 90 e 140 centímetros de altura, embora existam algumas raças geralmente mais altas. Um exemplo é o asno catalão, que excede 160 cm de altura e pesa cerca de 250 quilos.

Os asnos geralmente se mantém vivos cerca de quinze a vinte anos, mas alguns foram registrados como tendo vivido por cerca de 40 anos. Os asnos vêm em uma variedade de cores, de diferentes tons de cinza, do branco puro ao preto absoluto. Existem também variantes de cor marrom, mas o asno mais comum é misturado entre essas cores diferentes. Os asnos têm crinas curtas, finas, além de carregarem orelhas enormes quando comparados ao corpo. Eles podem movê-las em direções diferentes utilizam essa característica para se aliviarem do calor e sol.

As Características Etnológicas

O asno atual que conhecemos é filho de asnos antigos, tipicamente selvagens que viveram na África. Ele foi domesticado cerca de 6000 anos atrás, quando os humanos começaram a precisar de animais que puxam cargas. São animais capazes e profundamente guerreiros, possuindo a grande capacidade de aguentarem localidades, terrenos, ambientes e ocasiões diversas vezes insólitas e perigosas, muito quentes e com extrema pobreza de água, como no deserto. Por outro lado, é difícil para eles viverem bem em climas frios.

Características do Asno
Características do Asno

Os asnos são animais que comem plantas, mas desfrutam de mais comida do que a maioria dos herbívoros. Por outro lado, eles preferem grama e feno em face de arbustos lenhosos. Eles amam urtigas e precisam de uma capacidade menor de alimentação do que outros animais do mesmo tamanho. Eles sabem como tirar proveito da água contida na alimentação, em especial plantas, e é por isso que não bebem muito e podem se dar ao luxo de não beber se considerarem que a fonte de água provavelmente não é muito limpo.

O Comportamento

Os asnos são extremamente dóceis e obedientes. Hoje, eles são quase todos usados ​​como animais para puxar ou transportar uma carga e fazem isso muito bem. Por outro lado, as condições de trabalho são muitas vezes difíceis ou não podem descansar. São animais sólidos que suportam condições de vida e trabalho que seriam impossíveis de suportar para outros tipos de animais.

Asno no Sertão
Asno no Sertão

Os preconceitos em torno dos asnos transformaram seu nome em um insulto ou pelo menos uma expressão degradante. Em geral são animais que caminham devagar, lentos, sem nenhuma pressa ou rapidez. Porém, quando têm oportunidade, demonstram uma motivação real e são capazes de resolver problemas particularmente complexos. Além disso, eles têm uma ótima memória que lhes permite lembrar os lugares e rotas que seguiram há pouco tempo.

É difícil chatear um asno, mas, é claro, ele pode ter que se defender se estiver chateado. Este então dará um golpe muito forte com as patas traseiras. Existem casos de animais que não podem atacar com as patas traseiras e, portanto, são mordidos. Por outro lado, são animais calmos e dóceis que não atacam ou mordem sem uma boa razão. Asnos também são conhecidos por serem teimosos. É verdade! Quando um animal não quer fazer algo, é difícil convencê-lo. Isso ocorre porque eles são animais cautelosos e podem sentir o perigo quando recebem uma ordem.

Salve as Espécies

Na Europa e especialmente na Espanha, a população de asnos está diminuindo bastante e pode até desaparecer. No Brasil a população sendo alta. As quatro raças principalmente presentes na Espanha estão em perigo. Além disso, existem abusos significativos e uma alta taxa de abandono. Na verdade, você provavelmente já leu artigos sobre programas de resgate de asnos. Para isso, abrigos criados especificamente surgiram. Essas organizações ajudam e cuidam de asnos que tiveram uma vida difícil. Depois, ajudam a realocá-los para casas onde seus futuros serão melhores.

Animais extremamente espertos, ao contrario do que diz a cultura popular, o asno é extremamente importante nas culturas mundiais. Presente em relatos remotos, é essencial sua preservação e cuidado.

Uma curiosidade é que, inútil dar-lhe muitos suplementos pois podem causar laminite (uma doença muito séria que afeta os pés) e outras doenças relacionadas a overdoses. Alguns punhados de cevada ou granulado extra serão suficientes se você já tiver feno à vontade. Ele gosta de se libertar de seus movimentos, animal belo e esbelto, dia e noite, para apreciar o conforto de uma caixa de cobertura aberta isolada de uma laje de cimento. Ele coabita muito bem com outros animais e não pode morar sozinho, se você quiser comprar um asno, sempre planeje a companhia de outro animal do tipo.A instalação de uma malha de arame de 1m10 no mínimo é recomendada.

• Vacinas: uma vez por ano contra gripe equina, tétano e raiva.
• Vermífugo: duas a três vezes por ano. Sempre preste atenção às doses de acordo com o peso.
• Dentista: uma vez por ano para reduzir a perda de calor e verifique se tudo funciona bem no nível da dentição.
• Entupimento: uma a três vezes por ano, dependendo do crescimento. Esta operação é essencial, correndo o risco de causar lesões irreversíveis aos membros.

Asno do Sul
Asno do Sul

Existem asnos em todo o mundo. Os primeiros domesticados viviam no norte da África, mas seu caráter e força extraordinária os levavam a todo o planeta e, especificamente, em países quentes. Eles estão divididos entre China, Afeganistão e Índia. Na América, os países com mais asnos são o México e a Colômbia. Na Europa, a Espanha inclui boa parte da população desse animal, concentrada no sul, na Andaluzia. Dizem que os asnos selvagens não existem mais. Portanto, é vital entender a importância desse animal, tanto na história mundial dos povos, sejam eles latinos ou não, como do próprio Brasil! Sua preservação e bom cuidado tornam-se extremamente necessários.

Veja também

Raça de Pônei Brasileiro: Características, História, Origem e Fotos

O pônei brasileiro, uma raça de equídeos de pequeno porte, foi originalmente criado para promover …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *