Home / Animais / Galinha Penedesenca: Caracteristicas, Ovos, Como Criar e Fotos

Galinha Penedesenca: Caracteristicas, Ovos, Como Criar e Fotos

Ao longo dos últimos anos os animais sempre foram nossos fiéis companheiros, seja como trabalhadores, seja também como aqueles que nos sustentam.

Alguns animais, é claro, possuem uma importância maior do que ouro para a nossa vida. Seja porque dependemos deles para continuar vivendo, seja porque dependemos deles para continuar tendo dinheiro para o sustento próprio.

As galinhas fazem parte desses dois grupos, e por isso, sua importância é enorme para a sociedade no geral.

Durante sua história, as galinhas tem nos servido constantemente com seus ovos, sua carne e também companhia.

Se algumas pessoas criam as galinhas para o consumo próprio, outras criam por hobby, e outras criam para vender e ganhar dinheiro com elas.

E, é justamente por essa grande importância, que os olhos da ciência começaram a se voltar para as galinhas, e a partir de um certo momento, foi necessário que mudanças genéticas, e também cruzamentos começassem a ser feitos.

Atualmente, é possível encontrar milhares de raças de galinhas, e cada uma tem seu propósito, enquanto algumas servem para colocar mais ovos, outras servem para serem maiores, enquanto outras para terem uma carne mais saborosa.

Galinha Raça Penedesenca

Hoje, você irá conhecer tudo sobre a raça de galinha conhecida como Penedesenca. Sua história, suas características, seus ovos, e principalmente, como criar.

História das Galinhas

As galinhas são descendentes diretas do que conhecemos como a primeira ave a existir, que data de cerca de 105 milhões de anos atrás.

Naquela época, a galinha selvagem era conhecida como galinha Vermelha, e após alguns anos, ela começou a ser domesticada.

A galinha doméstica que conhecemos hoje se chama Gallus gallus domesticus, e está presente na avicultura, e fornece o sustento de várias famílias ao redor do mundo.

No entanto, nem sempre foi assim. Pois, em uma época, a galinha era consumida principalmente pelas próprias pessoas que as criavam, e eram vendidas apenas em casos de excesso ou abundância.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, muitas pessoas, nos Estados Unidos, começaram a vender suas galinhas já mortas, cortadas e empacotadas.

Isso se tornou muito comum, e se espalhou rapidamente para outras partes do mundo. E, hoje, podemos comprar tanto galinhas domésticas, como também indústriais.

Mas um problema, anos atrás, era que as galinhas caipiras, ou seja, domésticas, não produzia ovos ou carne suficiente para atender toda a demanda que estava e continua crescendo.

Foi necessário melhorar geneticamente e também fazer novos cruzamentos para que as galinhas se tornassem maiores e mais produtivas.

Hoje, podemos encontrar galinhas modificadas de várias raças, como a paraíso pedrês, rubro negro, apenzeller, new Hampshire, entre outras.

Características e Fotos

A galinha Penedesenca é uma raça de galinha que tem como origem a região da Catalonia, no país da Espanha, em uma área que fica muito próxima da Vilafranca del Penedès, que é a maior cidade da história região conhecida como Penedès.

Essa raça de galinha foi desenvolvida na primeira metade do século 20, a partir das galinhas caipiras nativas da Espanha, e atualmente ela é muito popular e conhecida por produzir ovos com cor marrom escuro.

Não se sabe, ao certo, por quanto tempo o povo da Catalonia possuem esse hábito de criar galinhas que colocam ovos tão escuros.

No entanto, é certo que a primeira descrição documentada desse tipo de raça foi de 1928, quando algumas pessoas começaram a se esforçar para evitar a extinção dessa raça.

Alguns anos depois, em 1932, foi selecionado uma galinha da cor preta para começar a fazer cruzamentos, a partir de um grupo de criadores de galinhas.

E foi em 1946 que o padrão dessa raça começou a ser aceito, e o nome Penedesenca começou a ser usado e também aceito.

Essa galinha possui uma pelagem com cores escuras, que podem variar desde o marrom claro, até o marrom escuro com algumas camadas de cor preta.

Sua crista possui uma cor vermelha bem forte, e suas patas são de cor bege, um acinzentado. Essa galinha possui um rabo com penas escuras e com um formato quadrado, com direção para cima.

Em alguns casos, essa galinha pode ser quase ou totalmente da cor escura, vai depender muito dos cruzamentos que foram feitos, e a qual linhagem essa galinha pertence.

Como Criar

As galinhas são animais, em sua maioria, muito rústicos, e conseguem se acostumar com praticamente qualquer tipo de ambiente.

No entanto, algumas dicas e instruções são necessárias quando se trata de uma boa criação para que a galinha possa se desenvolver, reproduzir e produzir ovos com qualidade.

O espaço em que ela vai ficar é essencial, e precisa ter pelo menos 1 metro, para que funções como dormir, chocar e descansar sejam realizadas com conforto.

Outra necessidade muito importante é que a água e a comida estejam sempre disponíveis de forma fácil e com abundância.

O sol é outro assunto que precisa ser levado a sério, já que ele é ideal para o desenvolvimento das galinhas, no entanto, o sol direto e intensivo pode fazer mal.

Por isso, é ideal que o local que as galinhas forem morar, seja fechado, porém com janelas para que o sol e o ar fresco possam entrar.

Por último, mas não menos importante, as galinhas precisam de um local protegido, para que presas como raposas, cachorros e gatos selvagens, não entrem e capturem as galinhas.

Com essas dicas, é possível criar e cuidar da galinha penedesenca sem problemas maiores, e também não será necessário gastar muito.

Ovos

Os ovos da galinha Penedesenca levam o prêmio dos ovos mais escuros produzidos por galinhas.

E essa preferência por ovos mais escuros é muito comum da região onde a galinha teve origem, o que explica que durante o melhoramento e cruzamentos genéticos, foi dada uma maior atenção a esse aspecto.

Os ovos para compra podem ser encontrados nas lojas especializadas de avicultura, no entanto, esse tipo de ovo é muito raro no Brasil, e a criação dessa raça de galinha também.

No geral, o ovo da galinha Penedesenca é muito escuro, com formato bem redondo, porte grande e possui um sabor característico.

E você, já viu ou conhece alguém que cria essa raça de galinha? Deixe para nós nos comentários o que você achou!

Veja também

Husky Siberiano: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça

Os cães da raça Husky siberiano vem encantando o mundo desde 1925, quando, atrelados a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *