Home / Animais / Furão Texugo Oriental: Características, Peso, Tamanho e Fotos

Furão Texugo Oriental: Características, Peso, Tamanho e Fotos

O furão texugo oriental é uma das quatro espécies que formam o gênero melogale na família de mustelídeos. Este mamífero carnívoro é endêmico das ilhas de Java e Bali.

Furão Texugo Oriental: Características, Peso, Tamanho e Fotos

Os furões texugo orientais são pequenos carnívoros de corpo esguio que normalmente pesam 1 a 2 kg. Seu comprimento corporal varia de 35 a 40 cm; com um comprimento de cauda de 14,5 a 17,0 cm. Furões texugos orientais tem pequenas cabeças e rostos que se afinam para um nariz grosso. As mandíbulas superior e inferior dos furões texugos orientais têm o mesmo comprimento, mas a mandíbula superior parece se estender além do final da mandíbula inferior.

Seu nariz tem narinas se abrindo na frente e um bigode abaixo contém vibrissas que se estendem posteriormente. Seus olhos são proeminentes e sentam medialmente entre suas orelhas e nariz. Seus membros são finos e terminam em um pé de cinco dedos, com uma garra por dedo. As garras são curvadas de forma côncava e por mais tempo nos pés dianteiros do que nas patas traseiras, as garras no dedo do meio são as mais longas.

O dígito do meio é o mais longo seguido por dedos mais curtos (mas de igual comprimento) no segundo e quarto dígitos, e o polegar e quinto dígito são os mais curtos, mas iguais em comprimento. As extremidades anteriores têm aproximadamente 11,5 cm de comprimento e as extremidades posteriores têm cerca de 12,7 cm de comprimento. Os furões texugos orientais têm pêlos marrons sedosos, com tons avermelhados, mas podem parecer cinzentos e castanhos dependendo da luz ambiente.

Além de uma mancha branca e manchas laterais na cabeça e no rosto, os furões texugos orientais têm marcas brancas (às vezes com tons amarelos) no pescoço, garganta, mama e abdome. Uma faixa de pêlo marrom escuro se estende por detrás de seus olhos, pela garganta e atrás das orelhas, conectando-se eventualmente com os lóbulos das orelhas. Uma faixa transversal de pêlo cinza cobre o rosto entre os olhos até o alto da cabeça. Ambas as orelhas e sua mandíbula superior têm bordas de pêlo branco.

O dimorfismo sexual não foi relatado para os furões texugos orientais, mas eles são uma espécie muito pouco estudada. Seu nome científico é melogale orientallis, e são muito semelhantes em aparência a melogale everetti e melogale personata. A taxonomia das espécies do gênero tem uma história confusa devido à heterogeneidade do grupo de espécies. No passado, todos estes eram às vezes considerados a mesma espécie, embora sejam agora três espécies distintas.

Existem potencialmente duas subespécies de furões texugos orientais, distinguidos pela localização geográfica. Java Oriental é o lar da subespécie melogale orientalis orientalis e o oeste de Java é o lar da subespécie melogale orientalis sundaicus. A subespécie oriental é tipicamente maior que a subespécie ocidental.

Distribuição Geográfica Habitat

Os furões texugo orientais têm uma gama muito limitada, ocorrendo apenas nas ilhas indonésias de Java e Bali. Registros documentaram furões texugo orientais nas colinas e montanhas de ambas as ilhas, mas não nas planícies. Como já dissemos, são consideradas possivelmente duas subespécies de furões texugo orientais, com melogale orientalis orientalis habitando Java Oriental e melogale orientalis sundaicus habitando ocidental Java.

Furão Texugo Oriental em Seu Habitat

 

Há muito poucos relatos de avistamentos de furões texugo orientais na natureza. Todos os registros relatam avistamentos em florestas, mas a espécie não parece depender da floresta primária. Alguns avistamentos foram em florestas secundárias e plantações de seringueira. Outros registros mostram os furões texugo orientais em densas áreas baixas de habitats florestais montanhosos primários, a mais de 2 km da borda da floresta.

Dieta e Comportamento

Os furões texugo orientais forrageiam à noite. Em busca de comida, eles cavam através das folhagens (às vezes em grupos) e limpam locais para piquenique. São omnívoros e podem se alimentar de passarinhos, pequenos mamíferos, anfíbios, ovos, carniça, artrópodes terrestres e também de frutas. Como mesocarnívoros, os predadores maiores provavelmente atacam os furões texugos orientais, mas os registros de predação são inexistentes.

Os furões texugo orientais não foram extensivamente estudados, portanto, há poucas informações relatadas sobre seus comportamentos. Se compararmos ao que já se sabe geralmente do gênero melogale, são criaturas fossoriais que optam por usar buracos preexistentes no solo, em vez de gastar energia para criar novos buracos. Os furões texugo orientais são grupos noturnos e tanto adultos quanto juvenis se alimentam juntos entre o crepúsculo e o amanhecer.

Evidências anedóticas sugerem alguma afinidade arbórea dentro da espécie. O tamanho da área de vida dos furões texugo orientais é desconhecido, mas as áreas de vida dos primo melogale moschata variam de oito a mais de quinhentos hectares. Há potencial para a sobreposição do intervalo entre os sexos, mas os tamanhos dos intervalos residenciais permanecem indeterminados.

Reprodução da Espécie

Atualmente, não há informações sobre os sistemas de acasalamento dos furões texugo orientais. Avistamentos de pequenos grupos de juvenis e adultos em busca de alimento podem sugerir algum tipo de sistema comunitário ou social de reprodução. Existe pouca informação sobre os comportamentos reprodutivos dos furões texugo orientais. Analisando seus congêneres, como melogale moschata e melogale personata, normalmente se reproduzem em março e a maioria dos nascimentos ocorrem em maio e junho, mas alguns filhotes nascem no final de dezembro.

Outros congêneres, como os melogale moschata subaurantiaca têm uma estação reprodutiva prolongada (fevereiro a setembro), exibindo atividade fisiológica reprodutiva completa de fevereiro a março. As ninhadas médias para os congêneres variam de 1 a 4 jovens. Informações específicas para os furões texugo orientais são desconhecidas, mas podem exibir padrões semelhantes de comportamento reprodutivo para alguns de seus parentes próximos. Os recém-nascidos de melogale moschata são cegos e não abrem os olhos durante duas semanas após o parto, o que também pode ser o caso dos furões texugo orientais.

Status de Preservação e Conservação

Os furões texugo orientais são pequenos carnívoros que podem controlar suas populações de presas. Os congêneres chineses, que se relacionam de perto, se alimentam de invertebrados, incluindo baratas, que podem ajudar a controlar populações de invertebrados dentro do alcance da espécie. Informações específicas da espécie não estão disponíveis para furões texugo orientais. Os furões texugo orientais são negociados no mercado de animais selvagens, embora tais operações sejam tipicamente ilegais.

Java é uma ilha densamente povoada e grande parte da floresta primária foi fragmentada e degradada, mas acredita-se que os furões texugo orientais sejam pelo menos parcialmente adaptáveis ao habitat, como foi encontrado em florestas secundárias e plantações. Foi observado no Parque Nacional Mount Halimun Salak, no oeste de Java, e no Parque Nacional Gunung Gede Pangrango. Não há informações disponíveis sobre os impactos econômicos negativos dos furões texugo orientais, mas eles poderiam ser vetores de doenças.

Os parentes próximos de furões texugo orientais, os congêneres chineses, às vezes carregam a raiva, a cinomose canina e a SARS, mas não parecem afetar suas populações. O status dos furões texugo orientais não é bem conhecido. Atualmente, a IUCN lista os furões texugo orientais como “deficientes em dados”. Eles são restritos a pequenas áreas nas ilhas de Java e Bali, que enfrentam o desmatamento. Pressões adicionais da caça e do comércio ilegal de animais de estimação também ameaçam a espécie. Sem mais dados, pressões reais e informações de status são, na melhor das hipóteses, palpites.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *