Home / Animais / Ficha Técnica do Tubarão: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Ficha Técnica do Tubarão: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Os tubarões são animais extremamente poderosos em nosso planeta e muito temidos até mesmo por pesquisadores, já que esse animal é um destaque na caça marítima e possui um tamanho gigantesco quando comparado com outros animais.

Por esse motivo, estudar sobre o tubarão pode se tornar extremamente interessante quando passamos a analisar características que vão muito além dos seus hábitos de caça, já que esse tipo de informação a maioria das pessoas já tem conhecimento e sabem bem.

Portanto, neste artigo resolvemos falar um pouco mais sobre o tubarão fugindo do óbvio. Isso significa que vamos falar especificamente sobre a sua classificação científica, suas características físicas (como peso e tamanho), a alimentação do animal e até mesmo algumas curiosidades sobre ele. Continue lendo para aprender isso e muito mais!

Classificação Científica

Saber a classificação científica do animal que você está estudando com certeza pode ser um ponto decisivo na qualidade dos seus estudos, já que eles serão mais detalhados e ainda mais baseados na Biologia.

Nesse caso, colocamos a classificação científica geral a todos os tubarões independente da espécie a qual eles fazem parte, e por esse motivo a classificação vai apenas até superordem, já que após isso os animais tendem a se diferenciar e fazer parte de diferentes grupos.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Chondrichthyes
Subclasse: Elasmobranchii
Superordem: Selachimorpha

Nesse caso, ainda estão faltando as seguintes classificações: ordem, família, gênero e espécie; e todas essas irão depender da espécie de tubarão que você está estudando. Portanto, quando você estiver estudando uma espécie definida, pesquise detalhadamente sua classificação científica.

Características Físicas Do Tubarão (peso E Altura)

Com certeza uma das coisas que mais chamam atenção no tubarão e fazem dele um animal imponente são suas características físicas, principalmente quando levamos em conta o fator peso e altura. Porém, a verdade é que todos sabem que o tubarão é um animal grande, mas muita gente não sabe exatamente as medidas para seus tamanhos, como diremos agora junto com outras características físicas!

Características Físicas Do Tubarão
Características Físicas Do Tubarão
  • Peso

Com certeza você já sabe que o tubarão é um animal extremamente pesado, mas você sabe exatamente quanto ele pesa? A verdade é que para dizermos quanto ele pesa, precisamos estar falando de uma espécie em específico; porém, é possível quantificar a média de peso de todas as espécies de tubarão: ela está entre os 680 e os 1.100kg! Isso basicamente significa que existem tubarões pesando mais de uma tonelada, como é o caso de um exemplar de tubarão encontrado na Austrália pesando mais de 3.000kg (apesar de ele ser uma exceção).

  • Tamanho

Assim como o peso, todos sabem que o tubarão é um animal muito grande – um dos maiores do ambiente aquático; mas a maioria das pessoas não sabem quantos metros um tubarão tem, por exemplo. Assim como o peso, o tamanho só pode ser medido exatamente quando falamos de espécies específicas, mas a média de tamanho de todas as espécies de tubarão está entre 4,5m e 6,4 para as fêmeas e entre 3,5m e 4m para os machos. Isso também deixa claro que as fêmeas são maiores do que os machos!

Isso é um fato muito interessante, já que na maioria das espécies animais o macho é maior do que a fêmea.

  • Pele

Engana-se quem pensa que a pele do tubarão é formada por escamas comuns. A verdade é que ela é formada por pequenos dentículos que são responsáveis por deixar seu corpo mais hidrodinâmico e também ferir a presa na hora da caça.

Curiosidades Sobre O Tubarão

Três Tubarões de Baixo da Água
Três Tubarões de Baixo da Água

Agora que já vimos todos esses fatos científicos, com certeza saber algumas curiosidades sobre o tubarão será uma parte muito interessante do aprendizado. Por isso, leia a lista a seguir que preparamos sobre curiosidades sobre tubarões!

  • O olfato dos tubarões é extremamente aguçado, e por esse motivo eles conseguem sentir cheiro de sangue até mesmo quando a proporção é uma gota para 100 litros de água, o que ajuda muito na caça;
  • As fêmeas dominam os machos na hierarquia social dos tubarões, estrutura muito diferente do resto do reino animal;
  • Existe uma espécie conhecida como tubarão lanterna (Etmopterus splendidus), já que ela consegue brilhar no fundo do mar, o que causa ausência de sombra e evita que o animal seja caçado;
  • A expectativa de vida dos tubarões está entre os 25 e os 40 anos de idade;
  • Apesar do excelente olfato, o tubarão é míope, o que significa que ele enxerga apenas de perto e utiliza o olfato para caçar;
  • A maior espécie de tubarão existente é o tubarão baleia, já que ele pode chegar a medir surpreendentes 20 metros, saindo da média do animal.

Alimentação Do Tubarão

Por fim, apesar de todos saberem que o tubarão é um animal em sua maioria carnívoro, a maioria das pessoas não sabem do que ele se alimenta em específico. Você sabe quais são os animais mais caçados pelo tubarão? Caso não saiba, te diremos agora mesmo!

É claro que o animal mais caçado pelo tubarão irá mudar de acordo com a espécie e a localidade em que ela vive; porém, podemos citar alguns animais que são alvos fáceis e recorrentes do tubarão. Esse é o caso dos seguintes animais: caranguejos, lagostas, lulas, cobras do mar, tartarugas, outros pequenos crustáceos etc.

Devemos destacar aqui a alimentação do tubarão tigre, que é constituída pela tartaruga e cobras do mar; isso porque o animal leva esse nome por conta de sua mandíbula, perfeita para triturar os alimentos mais resistentes (como o casco da tartaruga).

Portanto, podemos ver que até mesmo a alimentação do tubarão é algo extremamente diversificado e sempre depende muito da espécie e locais estudados no momento. É possível até mesmo encontrar tubarões que se alimentam de plantas, como é o caso do tubarão capim (Sphyrna tiburo) que se alimenta de algas 90% do tempo!

Quer saber um pouco de informações interessantes mais sobre os tubarões por meio de textos confiáveis e de altaqualidade? Sem problemas! Você pode continuar lendo outros textos ainda em nosso site, como por exemplo: Do Que é Coberto o Corpo do Tubarão? Eles Têm Escamas?

Veja também

Marreco Com o Filhote na Grama

Qual a Diferença Entre Cisne, Pato e Marreco?

É bastante comum que as pessoas façam confusão em relação ao nome dos animais. Por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *